quarta-feira, 30 de julho de 2008

Declaração


O JA'' declara férias a partir de hoje.

Nos últimos dias a coisa tem estado cada vez mais parada. As notícias foram deixando de chegar, a escola tem um aspecto meio abandonado (hoje saíram as notas da 2ª fase dos exames do 12º ano mas, mesmo assim, poucas pessoas foram vistas por aquelas bandas).

O mês de Agosto é assim mesmo. O pessoal só pensa em férias. Praia, festivais de Verão um pouco por todo o país, descanso. Umas vezes mais merecido do que outras, é bom de ver, mas descanso, de qualquer dos modos.

O JA'' não foge à regra e vai a banhos para parte incerta. Em Setembro cá estaremos para recomeçarmos o nosso trabalho de divulgação sobre aquilo que se vai passando na nossa escola. Prometemos voltar cheios de energia e com uma pujança renovada.

Até lá, fiquem bem que nós também.

:-)

A redacção

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Testemunho

O JA'' recebeu por e-mail o texto que a seguir apresenta e que serve de complemento à informação veiculada na mensagem que pode encontrar clicando aqui



ESTÁGIO



Ana Margarida Almas
Aluna do 10º Ano Turma E – Curso Profissional de Técnico de Gestão



No dia 2 de Junho de 2008 entrei em estágio na Discoeuropa, Lda, para cumprir um total de 182 horas (8 horas por dia).
A Discoeuropa é uma empresa que aluga e vende DVD’s e não só. Vende também bebidas, doces, pipocas, pipas, etc. A Discoeuropa tem 7 lojas, mais o armazém. Durante o tempo de estágio realizei, entre outras, as seguintes tarefas:
- Mandar o material ou mercadoria para as lojas;
- Limpar os CD’s e/ou DVD’s;
- Conferir os DVD’s e o restante material ou mercadoria que estão em armazém (gestão de stocks);
- Conferir os DVD’s que vêem das lojas para o armazém;
- Comunicar com as 7 lojas por via Internet (Internet interna);
- Arquivar;
- Tirar fotocópias;
- Fazer as sinopses dos filmes (resumo que vem na contracapa do filme);
- Digitalizar as capas dos CD’s e/ou DVD’s;
- Mandar os documentos para a contabilidade e escrever numa folha à parte o que é enviado(factura, recibo, nota de crédito...)


O meu trabalho foi essencialmente de preparação da documentação para enviar para a empresa de contabilidade e a comunicação com as outras lojas (7 lojas) sobre o material que elas necessitavam.
A Discoeuropa foi um local onde gostei de trabalhar, o ambiente de trabalho era muito bom (calmo, com música, boa disposição), daí ter-me adaptado tão bem. Gostei também das pessoas com quem trabalhei .
Acho que este estágio valeu bem a pena, ajudou-me muito em termos de confiança mas também no desenvolvimento dos conteúdos que aprendi nas aulas. Cumpri sempre as tarefas que me foram propostas com qualidade, precisão e orgulho.

Agradecimentos
Queria agradecer às pessoas que me ajudaram a fazer as tarefas e a realizá-las da melhor maneira:
- Fátima Gomes (a minha monitora e funcionária da Discoeuropa );
- Manuela ( funcionária da Discoeuropa );
- D. Olinda ( gerente da Discoeuropa );
- Professora Antónia Cruz ( Acompanhante de estágio );
- Professora Maria Conceição Nascimento ( Directora de curso ).

21.07.2008
Ana Margarida Almas

No mundo do trabalho (4)

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

Estão finalmente concluídos – com total sucesso –, a formação e o estágio dos formandos da turma do 9.º ano do Curso de Educação e Formação, Empregado/Assistente Administrativo, Nível II, Tipo 3. Foi um ano trabalhoso mas que se traduziu em aprendizagens e práticas que, cremos, com eficiência os prepararam para uma mais fácil entrada na vida profissional. A todos, os sinceros parabéns da equipa pedagógica e da escola em geral – que no seu êxito se revê e do qual se orgulha –, e os votos de sucesso e o desejo de que o trabalho agora terminado funcione como incentivo para a prossecução dos seus estudos.

Por outro lado, a coordenadora do curso, professora Laura Saial, e os docentes acompanhantes, professores Lina Almeida, Madalena Ramos, Maria José Almeida e Rui Pinheiro agradecem a prestimosa e já dilatada colaboração de três anos das instituições que acolheram os formando da Anselmo de Andrade e que continuam a manifestar interesse por esta cooperação, profícua para todos.

Nas imagens, a Ana Rego e o Carlos Silva (Junta de Freguesia de Almada), o André Teixeira (Bombeiros Voluntários de Almada) e o Rui Batista (Junta de Freguesia de Monte de Caparica).

Ana Rego e Carlos Silva na Junta de Freguesia de Almada

André Teixeira, D Angélica e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Almada

Rui Batista na Junta de Freguesia do Monte da Caparica

Notícia enviada por e-mail pela Professora Laura Saial

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Aluno da Anselmo conquista medalha nas Olimpíadas

Estudantes portugueses conquistam medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais da Matemática

21.07.2008 - 09h14 Lusa

Dois estudantes portugueses do 11º ano conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, a decorrer desde dia 10 em Madrid, naquela que foi a segunda melhor prestação nacional de sempre.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), "duas medalhas de bronze e uma menção honrosa foram o saldo da participação portuguesa nas 49ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática", sendo este resultado "o segundo melhor do país na competição", abaixo apenas do de 2006, "quando foram conquistadas três medalhas de bronze e uma menção honrosa".

As medalhas foram obtidas por Jorge Miranda e Pedro Vieira, que concorreram contra alunos mais velhos, o que "aumenta a expectativa portuguesa para a competição de 2009", ano em que os agora galardoados poderão participar pela última vez, assinala a SPM.

Jorge Ricardo Landeira da Silva Miranda é estudante da Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, e Pedro Manuel Paços de Sousa Vieira frequenta do Externato Ribadouro, no Porto. A menção honrosa foi para Eloísa Rebelo Grifo Pires - veterana das Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática e vencedora do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa em 2007 - que fez o 12ª ano na Escola Secundária de Domingos Sequeira, de Leiria.

A equipa portuguesa somou 55 pontos, ganhos por Jorge Miranda e Pedro Vieira (15 pontos cada um), Eloísa Pires (9 pontos), e pelos alunos do 12º ano Daniel Vaz, do Colégio de São Teotónio, em Coimbra (6 pontos), Filipe Valeriano, da EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho, em Almodôvar (5 pontos) e Ricardo Campos, da Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz (5 pontos).

Os dois jovens distinguidos com o bronze começam agora a preparar-se para as Olimpíadas Ibero-americanas, que se realizam em Setembro em Salvador da Baía, no Brasil, e onde - na companhia de outros dois alunos seleccionados - formarão a equipa "que tentará repetir os resultados de 2007, quando o país conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze na competição", afirma a SPM em comunicado.

As Olimpíadas Internacionais de Matemática são as mais antigas olimpíadas internacionais de ciência do mundo, tendo a primeira edição sido organizada em 1959, na Roménia, com apenas cinco países. Este ano, a iniciativa teve a participação de 101 países com delegações de até seis estudantes, num total de 535 concorrentes. Desde a primeira participação de Portugal, em 1989, o país já conquistou oito medalhas de bronze e nove menções honrosas.

Público 21/07/08

domingo, 20 de julho de 2008

Anselmo-2008/2009


A Anselmo prepara o próximo ano lectivo. Ao contrário de um estranho boato que corre pelas redondezas e que sustenta a falsa informação de que a nossa Escola deixou de ter turmas no Ensino Secundário, mais uma vez teremos turmas desde o 5º ao 12º ano.

Aquilo que que começou por constituir um problema no início do ano lectivo anterior (a inclusão forçada de turmas do 2º ciclo no espaço físico da Anselmo) tende a transformar-se numa oportunidade. Com a experiência que adquiriu, a Anselmo está empenhada em criar e aplicar um Projecto Educativo amplo e abrangente que seja capaz de continuar a garantir a melhor qualidade no serviço que presta à Comunidade.

A Escola Secundária Anselmo de Andrade com 2º e 3º ciclos vai ter, no ano lectivo de 2008/2009:

- e anos: 4 turmas

- ano: 4 turmas
Opções da Área Artística : Arte e Comunicação, Cerâmica e Olaria e Teatro;
Opções para 2ª Língua Estrangeira: Francês e Espanhol

- ano: 5 turmas
Opções da Área Artística : Arte e Comunicação, Cerâmica e Olaria e Teatro;
Opções para 2ª língua estrangeira: Francês e Espanhol

- ano: 6 turmas dos cursos regulares
Opções da Área Visual, Tecnológica e Artística : Arte e Comunicação, Teatro e Educação Tecnológica;
Opção para 2ª língua estrangeira: Francês
:2 turmas dos Cursos de Educação e Formação: 2º ano de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos e Práticas Administrativas;

- 10º ano: 5 turmas
- 4 dos Cursos Científico - Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Ciências Sócio-Económicas e Artes Visuais) e 1 do Curso Profissional Técnico de Gestão.
Opções para Língua Estrangeira (informação ainda não disponível);

- 11º ano : 5 turmas (de continuidade do ano passado) 4 dos Cursos Científico - Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Artes Visuais)
e 1 do Curso Profissional Técnico de Gestão

- 12º ano: 8 turmas (de continuidade do ano passado) 6 dos Cursos Científico - Humanísticos (Ciências e Tecnologias, Ciências Sócio-Económicas, Ciências Sociais e Humanas e Artes Visuais), 1 do Curso Tecnológico de Acção Social
e 1 do Curso Profissional Técnico de Gestão

- Ensino Nocturno:
- Efa (Educação e Formação de Adultos): várias turmas: de nível básico, de nível secundários, escolares e profissionalizantes;
- 1 turma de continuidade do Ensino Recorrente por módulos capitalizáveis do Curso Tecnológico de Acção Social
- turmas de Extra Escolar de Informática e Inglês (iniciação e continuação)

Constata-se que a oferta da Anselmo continua a caracterizar-se pela variedade, tentando dar resposta a problemas e necessidades da Comunidade Educativa como é seu timbre.

O JA'' agradece à Professora Élia Martins a informação disponibilizada.

RS

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Aventura, Fantasia e Pipocas


Estreou ontem em Portugal o 2º filme da série de "As Crónicas de Narnia - Príncipe Caspian" (aqui em português). Quem viu "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" sabe com o que pode contar, um filme pleno de personagens estranhas e efeitos especiais estonteantes que suportam uma história de aventuras com cenas de batalha épicas e bons sentimentos a contrastarem violentamente com os maus.

O JA'' recomenda este filme para quem gosta de ir ao cinema comer umas pipocas sem incomodar os outros espectadores. Quem não gosta de mastigar pipocas pode estar descansado pois o som é suficiente para abafar a barulheira característica dos dedos a rebuscar o fundo dos baldes de papelão e dos que distraídamente sorvem o copo de pepsi-cola com aquele bluuuuurp característico.

Enfim, um bom filme para ver em família, 144 minutos de diversão garantida.

O JA'' pode informar que está prevista a produção de um 3º filme desta série baseado em "A Viagem do Caminheiro da Alvorada". Se o sucesso o justificar há mais 4 volumes à espera da atenção de produtores e argumentistas. A saga continua, falta saber até quando.

RS
Segue as hiperligações para saberes mais sobre As Crónicas de Narnia.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Um californiano na Anselmo


A minha experiência em Portugal


O meu nome é Grayson Curtis. Eu sou dos Estados Unidos e passei dez meses em Portugal como estudante de intercâmbio. Durante este ano eu andei na vossa escola (Escola Secundária Anselmo de Andrade), aprendi muito e fiz muitos amigos. Este pequeno texto é para os estudantes que ainda não me conhecem; é uma informação sobre quem eu sou e sobre a minha experiência no vosso país.

Eu sou de Nevada City, uma pequena cidade que fica na Sierra Nevada, no estado de Califórnia. Eu vivo com a minha família numa casa da floresta. A minha família tem seis membros: os meus pais (Mike e Alexa), os meus irmãos (Cody, de 19 anos, e Bob, de 13 anos), a minha irmã (Emma de 11 anos), e eu (sou o segundo mais velho, tenho 17 anos). Eu ando numa escola secundária que se chama Nevada Union High School, sou relativamente bom aluno e faço parte da equipa de atletismo da escola. No meu tempo livre gosto de fazer actividades ao ar livre, como passear os meus cães e nadar e no Inverno faço snowboard.

Eu decidi ir a Portugal em Janeiro de 2007 e inscrevi-me num programa de intercâmbios chamado AFS. Eu podia ter ido a muitos outros países mas escolhi Portugal porque queria ir a um país europeu com uma rica cultura e história e também queria aprender a falar português que é uma língua muito bonita e bastante útil. Cheguei a Portugal no fim de Agosto de 2007.

Durante a minha estadia em Portugal vivi com a família Anadia que mora numa casa em Miratejo. Eles foram muito simpáticos e acolhedores e gostei imenso de viver com eles. Há muitas diferenças entre as famílias portuguesas e as americanas mas eu acho que a maior diferença é que os membros das famílias portuguesas são muito mais ligados uns aos outros do que nas famílias americanas. Em geral os americanos, especialmente os adolescentes, não dão muito valor à vida familiar. A maioria dos adolescentes americanos tenta evitar passar tempo com os pais e não gostam de falar com eles. Uma outra diferença é que vocês ficam muito mais tempo em casa, depois de serem maiores de dezoito. Para nós viver na casa dos pais depois dos dezoito anos significa que o filho é um falhado e normalmente os pais não querem os filhos em casa quando são adultos. Eu acho que a tendência dos portugueses para ficar deve-se ao elevado custo das habitações, mas também acho que os filhos portugueses ficam muito mais contentes a viver em casa do que os americanos ficariam.

A escola foi uma das partes mais importantes da minha vida em Portugal. Foi onde eu aprendi a falar e escrever em português e onde conheci a maior parte dos meus amigos portugueses. Eu andei na Escola Secundária Anselmo de Andrade, na turma 11º B, de Ciências e Tecnologias. Eu achei a escola portuguesa muito diferente da escola americana e muito mais difícil. Nos Estados Unidos não temos cursos nem turmas, todos os estudantes do mesmo ano têm as mesmas disciplinas. Outra coisa é que nós temos todas as disciplinas todos os dias, mas as aulas são muito mais curtas. Eu acho que a maior diferença é no método de avaliação. Na minha escola quase metade da nota final é a percentagem de trabalhos de casa feitos e a outra metade é a média dos testes, então é muito mais difícil ter boas notas aqui do que nos Estados Unidos.

Para mim esta experiência em Portugal, viver com uma família portuguesa e andar numa escola portuguesa, foi extremamente interessante. Eu aprendi muito sobre a vossa língua e cultura e acho que isto me tornou numa pessoa diferente e melhor. Agradeço a todos vocês pela vossa simpatia, ajuda e amizade.

Grayson Curtis
Eventuais interessados em conhecer o programa de intercâmbios que trouxe o Grayson até nós podem consultar http://www.intercultura-afs.pt/por_po/home.

domingo, 13 de julho de 2008

Curso Profissional de Técnico de Gestão

Formação em Contexto de Trabalho

O Técnico de Gestão é o profissional qualificado que desenvolve competências no âmbito da gestão das organizações, apto a colaborar nos aspectos organizativos, operacionais e financeiros nos diversos departamentos de uma empresa/serviço público, com capacidade para a tomada de decisões com base em objectivos previamente definidos pela Administração/Direcção.

A formação em contexto de trabalho (estágio), é obrigatória, tem um total de 420 horas, repartidas pelo 10º, 11º e 12º ano e representa uma oportunidade para a aplicação no mundo real do trabalho, em actividades concretas, dos conhecimentos adquiridos na escola.

Os alunos do 10º E e do 11º H estão a finalizar experiências de aproximação à vida activa, através dos estágios realizados em empresas/instituições, onde complementam as competências adquiridas na escola, com os saberes práticos adquiridos em contexto de trabalho.
Os nossos alunos dignificaram a escola sabendo estar à altura das suas responsabilidades, na medida em que revelaram empenho, respeito e atitude profissional sendo merecedores de toda a confiança neles depositada.
Às empresas/instituições, a seguir mencionadas, que contribuíram para a formação destes alunos e simultaneamente lhes proporcionaram um ambiente agradável e motivador o nosso apreço e sincero agradecimento.


Empresas/Instituições
Número de alunos/ Ano

Contistas – Contabilistas Associados, Lda- Almada
2 -10º ano

ADA- Agência de Documentação de Almada, Lda - Almada
3 -10º ano

Serviços de Finanças Almada 1- Almada
2 -10º ano

Serviços de Finanças Almada 2 -Almada
1-10º ano
4-11º ano

Serviços de Finanças Almada 3- Costa da Caparica
2-10º ano

Luteconta, Lda.- Almada
2-10º ano

Jacinto Repolho- Contabilidade, Lda - Almada
1-10º ano

Discoeuropa, Lda – Laranjeiro
1-10º ano

Auto Circuito Peças e Acessórios Lda – Laranjeiro
1-10º ano

Santuário Nacional do Cristo Rei- Pragal
1-10º ano

M A- Consultadoria, Planeamento e Gestão, Lda – Almada
1-10º ano

Cabana & Gaio ,Lda - Feijó
2-11º ano

Ana Martins- Unipessoal , Lda – Costa da Caparica
2-11º ano



Ivan, Ruben e Juliana


Joana e Mário

Miguel


Bruno


Tomaz e Ana Calvário


Ana Almas



Joel


Francisco

Fábio e Ricardo



Directoras de Curso
Conceição Nascimento e Fátima Cardoso

Acompanhantes de Estágio
Fátima Cardoso e Antónia Cruz

No Mundo do Trabalho (2)

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


Os formandos da turma do 9.º ano do Curso de Educação e Formação, Empregado/Assistente Administrativo, Nível II, Tipo 3 prosseguem com empenho as suas tarefas de estágio.

Desta vez, as imagens apresentam a Bárbara Ferreira (Junta de Freguesia do Pragal), o Ricardo Pereira e a Telma Moreira (Alma Alentejana) e a Solange Farinha (Junta de Freguesia da Costa de Caparica).


Bárbara Ferreira na Junta de Freguesia do Pragal



Ricardo Pereira na Alma Alentejana




Telma Moreira na Alma Alentejana


Solange Farinha na Junta de Freguesia da Costa da Caparica


Mais uma vez desejamos a todos o maior sucesso na continuidade no cumprimento das actividades que lhes foram propostas, tendo em vista a sua preparação para a vida activa.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

PROJECTO CIV - DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Para um melhor viver conjunto
PROJECTO CIV - DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

2006-2007

O Projecto CIV começou na nossa escola no ano lectivo de 2006/2007, propondo algumas actividades à generalidade dos alunos destinatários (sobretudo turmas 10º A, B e C), no âmbito dos direitos humanos e da cidadania.
Dessas actividades, destacamos os relatórios da identificação de actos quotidianos não cívicos e propostas pessoais de superação, feitas por cada aluno; a assistência à peça sobre xenofobia “Anna e Hanna” (Teatro D. Maria I) e a visita de estudo a um dos orgãos da soberania, a Assembleia da República.
Em simultâneo, formou-se um clube constituído por alguns alunos do 10º ano, que extra-lectivamente se foi reunindo para fazer um trabalho em que pesquisou informação, produziu argumentos e reflectiu com qualidade sobre se “A pena de morte é legítima?”.


O Trabalho foi apresentado no fim do ano lectivo, na nossa escola, num colóquio sobre direitos humanos em que intervieram representantes da Amnistia Internacional (http://www.amnistia-internacional.pt/), à qual foi prometido um cd com o trabalho.

2007-2008

A situação dos direitos humanos no mundo foi retomada ainda no ano lectivo de 2007-2008, por ocasião do Dia da Comemoração dos Direitos Humanos, a 10 de Dezembro.

Porém, neste ano lectivo virámo-nos para outro pólo do projecto, a cidadania. Foram propostos vários temas: afrontamento não violento de conflitos, direitos das mulheres/direitos dos homens, voluntariado. A maioria dos alunos que se mostrou disponível para trabalhar no Projecto escolheu o voluntariado, entendido como modo solidário de conhecer outras realidades humanas, interagir com elas, dar e receber.

Assim, em 2007-2008 iniciou-se uma pesquisa de instituições da freguesia de Almada onde se pratica voluntariado e de qual o acolhimento que podiam dar ao Projecto, surgindo as seguintes possibilidades:

1. Voluntariado com crianças (Regaço Materno, no Laranjeiro).
2. Voluntariado com idosos (Casa da Misericórdia, em Almada).
3. Voluntariado de protecção à floresta (Protecção Civil).
4. Voluntariado de apoio à mulher-vítima (UMAR).

Por razões que têm fundamentalmente a ver com as motivações dos alunos envolvidos activamente no Projecto e do seu pouco tempo (no 11ª ano não há Área de Projecto), foram escolhidas as duas primeiras instituições ao longo do ano, situadas respectivamente no Laranjeiro e em Almada.
Na última semana de aulas fizemos duas sessões de partilha pública. Durante o ano, nas turmas do 11º ano A, B e C foi sendo divulgada e integrada a experiência, sendo assim envolvidos 68 alunos, embora o "núcleo duro" fosse mais reduzido.

Conceito de voluntariado

Do ponto de vista antropológico e ético, o voluntariado que as alunas quiseram conhecer assenta na atenção ao outro, ao seu possível sofrimento ou isolamento. Mas há outras formas de voluntariado, que visam, por exemplo, o ambiente e os animais abandonados ou maltratados.
Em todos os casos, para uma actuação se situar no âmbito do voluntariado é preciso ter certas características. Vejamos, juridicamente, quais são.
“O conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção, ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.” (art.º 2.º da Lei n.º 71/98)

Aproximação ao voluntariado na Misericórdia de Almada


Dizemos “aproximação ao voluntariado”, pois foi disso que se tratou (nem toda a actividade prestativa é voluntariado).
Houve vários contactos com a instituição (http://www.scma.pt/voluntariado)
e, depois, com as idosas, em idas informais, mas planeadas com a terapeuta ocupacional, em manhãs em que as alunas não tinham aulas.
O diálogo inter-geracional – muito afectivo – procurou possibilitar o enriquecimento mútuo por partilha de experiências diferentes e ocupar os tempos vazios das idosas. Os temas foram variados (a juventude de ontem e a de hoje; a escola e o trabalho; os momentos mais felizes das suas vidas).
As alunas participaram também em actividades lúdicas, ajudando quando necessário.
As pessoas da instituição envolvidas, as idosas e as alunas consideraram a experiência muito positiva. As alunas disseram que esta experiência lhes permitiu compreender melhor o que é ser jovem, hoje e há cinquenta anos, do ponto de vista de recursos materiais e de mentalidade. Também lhes permitiu compreender o que é ser idoso actualmente, e de como é importante aproveitar e valorizar o seu potencial de experiência acumulada.

Voluntariado no “Regaço Materno”

Das idas ao “Regaço Materno” não há fotografias: as crianças deste C.A.T. (Centro de Apoio Temporário) estão sob sigilo, porque em alguns casos os seus progenitores encontram-se em conflito judicial pelo poder parental, infligem-lhes maus tratos ou dão mostras de negligência.
Portanto, destas crianças de pouca idade pouco soubemos: apenas que já todas tinham sofrido muito.
Foi uma relação afectiva “sem rede”, com total desconhecimento do seu enquadramento. Relações de afectividade e de atenção pura. As alunas sentiram esta experiência tão intensamente, que optaram por, desde Abril, disponibilizarem parte da 5ª feira de manhã para estarem com as crianças. Foi uma experiência muito rica, do ponto de vista de desenvolvimento pessoal, para as alunas envolvidas. E cremos, também para as crianças, algumas das quais estão pouco habituadas a ter a atenção de alguém.

Partilha da experiência e abertura a outros tipos de voluntariado

…e chegámos à última semana de aulas… no dia quatro de Junho, tivemos de manhã uma mesa redonda para a qual foram convidados os alunos das turmas B e C. Nessa partilha participaram o Grupo de Alunos mais ligados ao Projecto, uma das terapeutas ocupacionais das instituições (Dra. Priscilla Abreu) e eu, responsável pelo Projecto. E porque é importante ter uma visão alargada dos vários âmbitos e formas como se exerce o voluntariado, foram convidadas várias organizações, mas só puderam estar a ADDHU e o Voluntariado de Protecção da Floresta.
Da parte da tarde, na aula do 11º A, houve a apresentação do Projecto, a projecção de um trabalho de uma aluna e intervenções da representante da Associação de Defesa dos Direitos Humanos (Dra. Ana Luísa Silva) e do representante do voluntariado ligado à Protecção Civil de Almada (Sr. Jorge Graça).


A Dra. Ana Luísa Silva (ADDHU) expôs um misto de férias e de voluntariado a que chamou “férias de crescimento pessoal e de ajuda”.
Actualmente trabalhando com orfanatos do Quénia e do Nepal, a ADDHU tem programas continuados de apoio a crianças, a que pode aderir quem quer conhecer e viajar por esses países (a deslocação e seguros de viagem é por conta dos aderentes) e também deseja ajudar os habitantes locais com o suporte de uma estrutura, a qual disponibiliza alojamento e apoio ao aderente (http://www.addhu.org/).

O Sr. Graça falou-nos do voluntariado associado ao Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada, que tem como função a vigilância e a prevenção de fogos na floresta do Concelho, bem como outras acções de protecção civil.
No âmbito da protecção da floresta, este Serviço conta com o apoio do C.I.M.O. (Clube de Montanhismo e de Orientação), dos Escuteiros, das Associações de todo o terreno e da Associação de Comandos Almada-Seixal. Informou que em 2007 envolveu 125 pessoas, cerca de 600 horas de vigilância e de prevenção, sobretudo aos fins-de-semana e feriados, e cerca de 3000 km percorridos, reduzindo drasticamente os fogos florestais.

Terminou, assim, o nosso trabalho de Projecto deste ano, ficando a pena de que muitos dos alunos inscritos não pudessem envolver-se tão activamente como inicialmente pensaram (no 11º ano não há “Área de Projecto”). Que esta partilha não deixe esmorecer o interesse.

Professora Maria Isabel A. Macedo