segunda-feira, 14 de julho de 2008

Um californiano na Anselmo


A minha experiência em Portugal


O meu nome é Grayson Curtis. Eu sou dos Estados Unidos e passei dez meses em Portugal como estudante de intercâmbio. Durante este ano eu andei na vossa escola (Escola Secundária Anselmo de Andrade), aprendi muito e fiz muitos amigos. Este pequeno texto é para os estudantes que ainda não me conhecem; é uma informação sobre quem eu sou e sobre a minha experiência no vosso país.

Eu sou de Nevada City, uma pequena cidade que fica na Sierra Nevada, no estado de Califórnia. Eu vivo com a minha família numa casa da floresta. A minha família tem seis membros: os meus pais (Mike e Alexa), os meus irmãos (Cody, de 19 anos, e Bob, de 13 anos), a minha irmã (Emma de 11 anos), e eu (sou o segundo mais velho, tenho 17 anos). Eu ando numa escola secundária que se chama Nevada Union High School, sou relativamente bom aluno e faço parte da equipa de atletismo da escola. No meu tempo livre gosto de fazer actividades ao ar livre, como passear os meus cães e nadar e no Inverno faço snowboard.

Eu decidi ir a Portugal em Janeiro de 2007 e inscrevi-me num programa de intercâmbios chamado AFS. Eu podia ter ido a muitos outros países mas escolhi Portugal porque queria ir a um país europeu com uma rica cultura e história e também queria aprender a falar português que é uma língua muito bonita e bastante útil. Cheguei a Portugal no fim de Agosto de 2007.

Durante a minha estadia em Portugal vivi com a família Anadia que mora numa casa em Miratejo. Eles foram muito simpáticos e acolhedores e gostei imenso de viver com eles. Há muitas diferenças entre as famílias portuguesas e as americanas mas eu acho que a maior diferença é que os membros das famílias portuguesas são muito mais ligados uns aos outros do que nas famílias americanas. Em geral os americanos, especialmente os adolescentes, não dão muito valor à vida familiar. A maioria dos adolescentes americanos tenta evitar passar tempo com os pais e não gostam de falar com eles. Uma outra diferença é que vocês ficam muito mais tempo em casa, depois de serem maiores de dezoito. Para nós viver na casa dos pais depois dos dezoito anos significa que o filho é um falhado e normalmente os pais não querem os filhos em casa quando são adultos. Eu acho que a tendência dos portugueses para ficar deve-se ao elevado custo das habitações, mas também acho que os filhos portugueses ficam muito mais contentes a viver em casa do que os americanos ficariam.

A escola foi uma das partes mais importantes da minha vida em Portugal. Foi onde eu aprendi a falar e escrever em português e onde conheci a maior parte dos meus amigos portugueses. Eu andei na Escola Secundária Anselmo de Andrade, na turma 11º B, de Ciências e Tecnologias. Eu achei a escola portuguesa muito diferente da escola americana e muito mais difícil. Nos Estados Unidos não temos cursos nem turmas, todos os estudantes do mesmo ano têm as mesmas disciplinas. Outra coisa é que nós temos todas as disciplinas todos os dias, mas as aulas são muito mais curtas. Eu acho que a maior diferença é no método de avaliação. Na minha escola quase metade da nota final é a percentagem de trabalhos de casa feitos e a outra metade é a média dos testes, então é muito mais difícil ter boas notas aqui do que nos Estados Unidos.

Para mim esta experiência em Portugal, viver com uma família portuguesa e andar numa escola portuguesa, foi extremamente interessante. Eu aprendi muito sobre a vossa língua e cultura e acho que isto me tornou numa pessoa diferente e melhor. Agradeço a todos vocês pela vossa simpatia, ajuda e amizade.

Grayson Curtis
Eventuais interessados em conhecer o programa de intercâmbios que trouxe o Grayson até nós podem consultar http://www.intercultura-afs.pt/por_po/home.

1 comentário:

guida lucena disse...

Também para nós é enriquecedor ter jovens de outros países na nossa escola. E foi um prazer ter o Grayson connosco! Felicidades e ... volta sempre!
Prfª Margarida Lucena