Estudantes portugueses conquistam medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais da Matemática
21.07.2008 - 09h14 Lusa
Dois estudantes portugueses do 11º ano conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, a decorrer desde dia 10 em Madrid, naquela que foi a segunda melhor prestação nacional de sempre.
21.07.2008 - 09h14 Lusa
Dois estudantes portugueses do 11º ano conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, a decorrer desde dia 10 em Madrid, naquela que foi a segunda melhor prestação nacional de sempre.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), "duas medalhas de bronze e uma menção honrosa foram o saldo da participação portuguesa nas 49ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática", sendo este resultado "o segundo melhor do país na competição", abaixo apenas do de 2006, "quando foram conquistadas três medalhas de bronze e uma menção honrosa".
As medalhas foram obtidas por Jorge Miranda e Pedro Vieira, que concorreram contra alunos mais velhos, o que "aumenta a expectativa portuguesa para a competição de 2009", ano em que os agora galardoados poderão participar pela última vez, assinala a SPM.
Jorge Ricardo Landeira da Silva Miranda é estudante da Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, e Pedro Manuel Paços de Sousa Vieira frequenta do Externato Ribadouro, no Porto. A menção honrosa foi para Eloísa Rebelo Grifo Pires - veterana das Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática e vencedora do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa em 2007 - que fez o 12ª ano na Escola Secundária de Domingos Sequeira, de Leiria.
A equipa portuguesa somou 55 pontos, ganhos por Jorge Miranda e Pedro Vieira (15 pontos cada um), Eloísa Pires (9 pontos), e pelos alunos do 12º ano Daniel Vaz, do Colégio de São Teotónio, em Coimbra (6 pontos), Filipe Valeriano, da EB2,3/S Dr. João de Brito Camacho, em Almodôvar (5 pontos) e Ricardo Campos, da Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz (5 pontos).
Os dois jovens distinguidos com o bronze começam agora a preparar-se para as Olimpíadas Ibero-americanas, que se realizam em Setembro em Salvador da Baía, no Brasil, e onde - na companhia de outros dois alunos seleccionados - formarão a equipa "que tentará repetir os resultados de 2007, quando o país conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze na competição", afirma a SPM em comunicado.
As Olimpíadas Internacionais de Matemática são as mais antigas olimpíadas internacionais de ciência do mundo, tendo a primeira edição sido organizada em 1959, na Roménia, com apenas cinco países. Este ano, a iniciativa teve a participação de 101 países com delegações de até seis estudantes, num total de 535 concorrentes. Desde a primeira participação de Portugal, em 1989, o país já conquistou oito medalhas de bronze e nove menções honrosas.
Público 21/07/08
1 comentário:
Parabéns a todos os alunos, mas muito especialmente ao Jorge Miranda!
Cristina Loureiro dos Santos
Enviar um comentário