segunda-feira, 30 de junho de 2008

Novas Oportunidades



Uma das grandes novidades para a abertura do próximo ano lectivo prende-se com a criação de um espaço específico para o Centro de Novas Oportunidades (CNO) na nossa escola que irá funcionar na Casa Rural. O piso superior da casa está a ser adaptado às necessidades do CNO com o objectivo de melhorar a capacidade de resposta em termos de condições de trabalho a proporcionar aos alunos que procuram esta forma de valorização pessoal.
Baseando-se no princípio de que a experiência individual é valiosa, tão valiosa que não a aproveitar significa desperdiçar riqueza, as Novas Oportunidades estão aí para reconhecer, validar e certificar competências adquiridas ao longo da vida.

As hiper-ligações deste post conduzem-te a um trabalho jornalístico de investigação e divulgação daquilo que foi a actividade dos alunos e professores envolvidos no primeiro ano de funcionamento do CNO na nossa escola.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Troca de Sabores

Estas fotos respeitam à actividade Troca de Sabores, dinamizada pelas turmas A, B, C e E de Área de Projecto do 9º ano (professores Fernanda Martins, José Luís Figueiredo e Aline Martins) com a colaboração do projecto Estilos de Vida (Celeste Amaro, Emiltina Matos e Fátima Franco).





No dia 7 de Março, no refeitório da escola, alunos e professores envolvidos, proporcionaram um momento de convívio e partilha muito especial que incluiu:
- um jantar em que cada aluno contribuiu com um prato típico do seu país/região de origem, no que a colaboração dos respectivos encarregados de educação foi fundamental;
- apresentação dos trabalhos realizados;
- momento musical com a participação de um antigo aluno da escola e do seu par nas de danças de salão, de uma aluna moldava – Verónica- , de um cantor cabo-verdiano e do Pedro Carvalho, mais conhecido por Dany S.


A decoração das mesas assinalava as regiões/países de origem dos pratos associados, através de bandeiras, etiquetas e dos guardanapos cujas cores representavam fielmente as das bandeiras dos países em questão. De sublinhar o bom ambiente vivido, um momento de convívio inesquecível, o que só foi possível graças à colaboração e empenho de todos: alunos, professores e encarregados de educação.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

No mundo do trabalho (3)

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


Continua em bom ritmo o trabalho dos formandos da turma do 9.º ano do Curso de Educação e Formação, Empregado/Assistente Administrativo, Nível II, Tipo 3. Nas imagens, vemos o Cláudio Cardoso, na secretaria da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), o João Ribeiro, na secretaria do Clube Lisnave e o Ricardo Gomes na secretaria do Comando dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.
Aos estagiários desejamos sucesso na continuidade das tarefas que têm vindo a desenvolver com empenho e qualidade.



Cláudio Cardoso na SFUAP


João Ribeiro no Clube LISNAVE

Ricardo Gomes nos Bombeiros Voluntários de Cacilhas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Agrupamento... da Anselmo

O Agrupamento Vertical de Escolas Anselmo de Andrade tem um novo lugar na NET com essa morada aí em baixo (essa mesmo!) http://esec-anselmo-andrade.com/ .
Pretende-se dar uma resposta mais eficaz a um conjunto de necessidades relacionadas com o funcionamento das escolas que fazem parte do agrupamento (Escola Secundária Anselmo de Andrade, EB1/JI n.º 1 de Almada, EB/JI n.º2 de Almada, EB1/JI n.º1 do Pragal), reunindo num único lugar informação actualizada.

Entre outras funcionalidades encontras uma "portinha de entrada" para o JA''.
Retribuindo a gentileza, a partir de hoje passamos a ter também uma "portinha" para a página do Agrupamento que aqui noticiamos.

Como podes verificar está aí, em cima, à tua direita, por cima do Anselmo Vermelho, com o nome completo: Agrupamento Vertical de Escolas Anselmo de Andrade que além de ser comprido é um bocado formal em demasia. Para nós a velha designação de "Anselmo" continua a soar melhor e é, de longe, mais simpática. Mas pronto, não vamos ser nós a chamar ao Agrupamento simplesmente: Agrupamento da Anselmo. Ou vamos?

RS

terça-feira, 17 de junho de 2008

Viva o teatro!!!



O Teatro ocupa um lugar muito especial no universo da Anselmo. Tradicionalmente é uma das áreas que mais contribuem para fortalecer os laços de proximidade entre a Escola e a cidade, promovendo uma saudável interacção entre os diferentes actores da Comunidade Educativa.

São de todos conhecidos os sucessos das nossas apresentações públicas e a reconhecida qualidade do trabalho apresentado.

É,por razões óbvias, no final do ano lectivo que se costumam concentrar a maioria dessas apresentações.



As Apresentações da disciplina de teatro das turmas 7ºE e D e 8ºE e F foram um sucesso obrigada a todos os alunos, professores e encarregados de educação que estiveram presentes e assistiram aos exercícios teatrais das respectivas turmas.
Não menos sucesso teve a turma 11º1ª na apresentação final em forma de Atelier Lúdico expressivo dos trabalhos realizados durante o ano, no âmbito da disciplina de Técnicas da Expressão e Comunicação.

7ºD

7ºF

8ºE


8ºF



...sem espectadores não há Teatro...

11º 1ª

Notícia e imagens enviadas pela professora Fátima Pinto

Redacção final JA''

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Gincana

Concentração...
... determinação.

Gincana 9º em forma!


No dia 6 de Junho, último dia de aulas para os alunos do 9º ano de escolaridade, realizou-se uma gincana que congregou actividades físicas e questões relativas à alimentação.
Actividades como retirar um rebuçado de uma bacia com farinha, dentada numa maçã suspensa, encestar num cesto de basquetebol após salto em trampolim e corrida de sacos por estafetas, alternaram com as respostas a questões sobre alimentos, nutrientes e refeições.

Das equipas inscritas, apenas 9 participaram ao que não foi alheia a realização simultânea de outras actividades escolares muito atractivas (Horta Biológica e actividades laboratoriais) e o último dia do festival”Rock in Rio” na cidade de Lisboa.
No final, os participantes tiveram direito a levantar no bar uma sandes e um sumo. Feitas as contas, foram apurados os vencedores:

1º lugar
9ºF NIKE
Diogo, Paula e David

2º lugar
9º C BECAS
Rudi, Ruben, Patrícia e Inês

3º lugar
9º F BILISUNITED
BrunoCarreira, Francisco Xavier, Ion Bradescu e Rui Barbosa


O início da actividade teve lugar às 15h30, depois de os professores reunirem e organizarem os participantes.
Foram atribuídas as medalhas às equipas vencedoras que receberam ainda material de papelaria (dossiês, esferográficas e cadernos), para além dos certificados distribuídos por todos os participantes.
De sublinhar a participação do Núcleo de Estágio de Educação Física que preparou as actividades físicas e o regulamento para a pontuação respectiva.
Foi uma forma diferente de assinalar o final do ano lectivo, muito embora a mobilização dos alunos fosse superior caso tivesse ocorrido noutra data.


Celeste Amaro, Emiltina Matos e Fátima Franco

domingo, 15 de junho de 2008

"Frutologia"


Projecto Estilos de Vida


No dia 3 de Junho teve lugar uma campanha de promoção do consumo de fruta no bar dos alunos da nossa escola. Na compra de uma peça de fruta (0,50€), os alunos tinham um sumo de máquina grátis (no valor de 0,25€).
A campanha arrancou às 12h e prolongou-se até ao final do dia. As maçãs rapidamente esgotaram e das bananas sobraram apenas duas! No dia seguinte, vários alunos perguntavam se a campanha continuava.

No próximo ano lectivo realizaremos mais acções tendo em vista a mudança de comportamentos alimentares, nomeadamente o aumento do consumo de fruta. Além de saborosos, os frutos fornecem-nos vitaminas e sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo e ainda fibras, importantes para regularem o funcionamento dos intestinos.
É fundamental optarmos por comermos fruta à dentada, o que é óptimo para dentes e gengivas, embora possamos pôr a imaginação a funcionar e consumir também os frutos em sumos, batidos e combinados em sobremesas.

Entre 3 a 5 peças diárias é o recomendado: ao pequeno-almoço, ao lanche e às principais refeições. O nosso clima propicia uma variedade de frutos considerável, que nos permitem diversificar a escolha e apreciar diferentes sabores, texturas e aromas!


Na compra de uma peça de fruta,

um sumo grátis!


Agradecemos a colaboração da Comissão Executiva Instaladora, do SASE e dos Auxiliares de Acção Educativa que colaboraram na concretização desta actividade.

Celeste Amaro, Emiltina Matos e Fátima Franco

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Grande cinema


O novo filme de Indiana Jones, a personagem criada por George Lucas e Steven Spielberg, está aí.
Ilustre representante do clássico filme de aventuras, uma espécie em vias de extinção, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal recupera uma forma narrativa que aposta no mais puro divertimento para toda a família.
Desde a primeira à última imagem, este filme é uma lição de cinema "sempre a abrir" com sequências de acção absolutamente extraordinárias. Enfim, um filme a não perder, que o JA'' recomenda vivamente.
RS

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Trabalhar, estudar, estudar, trabalhar...


FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO


Os formandos da turma do 9.º ano do Curso de Educação e Formação, Empregado/Assistente Administrativo, Nível II, Tipo 3, da Escola Secundária Anselmo de Andrade – Almada com 2.º e 3.º ciclos, iniciaram no dia 2 de Junho a Formação em Contexto de Trabalho, que irá decorrer ao longo do presente mês e primeira quinzena de Julho.
Os formandos estão a realizar o estágio em diversas instituições que colaboram com a escola, como as Juntas de Freguesia de Almada, Pragal, Costa da Caparica e Monte de Caparica, Bombeiros Voluntários de Almada e de Cacilhas, Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro (IPSS), União dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada (URPICA), Alma Alentejana, Clube Lisnave e Sociedade Filarmónica e Artística Piedense (SFUAP), no sentido de proporcionarem na parte administrativa, a aplicação e desenvolvimento das competências adquiridas ao longo do ano e uma melhor integração na vida activa.
Brevemente, iremos dar notícias sobre o decurso da formação.
Notícia enviada por e-mail pela professora Laura Saial

terça-feira, 10 de junho de 2008

Oficinas




O Dicionário informa que "oficina" é o local onde trabalham os operários. Na nossa escola há um género de Oficina muito especial, é a Oficina de Artes, onde quem trabalha são alunos do curso de Artes. É um local de criação muito peculiar onde se valoriza o esforço individual e colectivo na produção de objectos carregados de significado e capazes de provocar no observador ocasional um misto de sensações e emoções nem sempre fáceis de verbalizar.
Nesta Oficina a experimentação é um caminho para a descoberta de situações e lugares culturais até aí escondidos dos olhares do mundo circundante. É um local de trabalho criativo, um mundo de aventuras, de onde saem coisas que são mais do que isso. São outras coisas. Confuso? Nem tanto. Para quem frequenta e trabalha nesta Oficina esta conversa faz todo o sentido.
RS


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Escola activa

clicar sobre a imagem para observar com pormenor os retratados
PROJECTO SEXUALIDADE E AFECTOS

FOMOS AO TEATRO
Como prometemos aqui estamos a dar notícias da nossa ida ao teatro.
Foi no dia 23 de Abril, no Instituto Português da Juventude, no Parque das Nações em Lisboa, que as turmas do 9º C e 9º G, acompanhas pelos respectivos directores de turma e mais dois professores responsáveis pelo projecto, assistimos à peça “Zen…ou o Sexo em Paz”.
Gostámos!
Mas melhor do que a nossa opinião, é a de quem por lá passou e viu. Aqui ficam alguns testemunhos dos nossos alunos.

“ Parabéns a quem escreveu o texto porque soube como chegar aos jovens” – Sara Pinto

“ Pode-se dizer que foi uma visita de estudo bem aproveitada … todo o público gostou do entusiasmo com que a peça foi representada e como o tema foi desenvolvido.” – Rubem Leston???

“ Para a nossa idade achei o texto muito adequado, principalmente o seu lado cómico…foi extremamente informativo, uma peça que nos fez pensar no que poderá estar certo ou errado, como também nos fez ver que por vezes não sabemos tanto quanto julgamos saber.” – Patrícia Rocha

“ Gostei bastante da ida ao teatro, pois superou as minhas expectativas, tanto na abordagem do tema como na capacidade de representação da actriz” – Sara Lourenço

“ Gostei da maneira como abordaram o tema, simples e divertida” – Patrícia Pereira

“ Foi um monólogo extremamente interessante…” – Valéria Reges

“… praticamente gostei de toda a peça e da forma como foi apresentada…” – João Rosado Costa

“ Gostei bastante da forma como a actriz nos passou e demonstrou diversas situações do dia a dia. Fomos informados de uma forma divertida… “ – Ana Margarida

“ Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o tema …” Miguel Silva

Até Setembro com mais novidades e… Boas Férias!

Luísa Varela
Lourdes Rodrigues
Carlos Jardim
José Luís Figueiredo



terça-feira, 3 de junho de 2008

Os premiados foram...


Esta notícia vem com um atraso considerável. E porquê? Bom, as fotos não estão famosas e a disponibilidade para as melhorar não tem sido muita. Podia registar aqui mais umas quantas desculpas de mau pagador mas isso seriam pormenores pouco relevantes. Passemos ao que interessa.

A edição deste ano do Prémio Anselmo de Artes Plásticas teve os seguintes premiados:


3º Prémio



Patrik Caetano com "Mannequin", um painel de desenhos executados a lápis-de-cor azul sobre papel;


2º Prémio



Daniela Nunes com "Do mal o menos", uma complexa técnica mista


1º Prémio



Catarina Teles com "Tentando ser diferente num mundo de cópias", acrílico e tinta-da-China sobre tela.

Todos os trabalhos concorrentes estiveram expostos no Bloco 1 e na Biblioteca (37 na totalidade). Esta foi a edição mais concorrida de sempre e a que maiores problemas de escolha colocou aos elementos do júri. Os prémios foram entregues pela Professora Margarida Lucena em cerimónia informal realizada na Casa Rural.

Podemos considerar que a edição deste ano foi um êxito e esperamos que a do próximo seja ainda melhor. O nosso objectivo é melhorar sempre até alcançarmos um nível absolutamente impossível.

RS