sexta-feira, 30 de maio de 2008

TEATRO!!!

Aqui ficam a notícia e respectivos convites:

Actores em cena...

...público atento.


As turmas 7º E, 7º D, 8º E, 8º F
Convidam a comunidade escolar a assistir à apresentação da disciplina de teatro


7ºE dia 3 de Junho (terça-feira) às 14.35h
7ºD dia 3 de Junho (terça-feira) ás 16.10h
8ºE dia 11de Junho (quarta-feira) às 11h
8ºF dia 11de Junho (quartafeira)às12.45h

Na sala de teatro bloco 6
e ainda...


A turma 11º1ª vai apresentar à comunidade escolar o resultado dos trabalhos realizados
durante o terceiro período na disciplina de Técnicas de Expressão e Comunicação

no dia 3 de Junho ás 21.30H

na sala de Teatro bloco 6


informação enviada por e-mail pela Professora Fátima Pinto

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estilos de Vida

Projecto Estilos de Vida
Questionário “Alimentação e Exercício Físico”

Recebemos a análise dos resultados do questionário aplicado aos alunos de 9º ano da nossa escola(turmas A a G) e cujos resultados podem ser consultados na plataforma Moodle, no projecto "Estilos de Vida".
O questionário foi aplicado aos alunos de 9º ano da nossa escola
A maioria dos alunos inquiridos (mais de 70%) come carne quatro a seis vezes por semana e peixe duas a três vezes por semana, donde se retira que a ingestão de carne é superior à do peixe. Este é um hábito a alterar, tendo em conta os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável.
A ingestão de batatas fritas é feita entre duas e três vezes por semana por cerca de 46%, hábito que deveria inverter-se. Basta termos presente que cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa e que as batatas fritas são ricas em sal e óleo.

Cerca de 40% dos inquiridos ingere bolos e bolachas cerca de 3 vezes por semana. Quando se trata de guloseimas como pastilhas, chocolates e gomas, 28% dos inquiridos afirma ingeri-los diariamente. A ingestão de açúcar parece pois excessiva, prática que só agrava o excesso de peso e a incidência de doenças como a Diabetes.
Estima-se que 15% da população portuguesa é obesa e 7 em cada 10 crianças têm excesso de peso, reflectindo alterações preocupantes nos hábitos alimentares e na actividade física.

O leite é ingerido diariamente por 81% dos inquiridos, enquanto o iogurte o é diariamente por 40%. Numa idade de crescimento, a ingestão diária de leite é fundamental para um esqueleto forte e são.

Apenas 40% afirma consumir sopa diariamente. Os frutos são diariamente consumidos por 68% dos alunos inquiridos.

A ingestão de legumes e frutos deveria ser aumentada, dada a importância deste grupo de alimentos que fornece fibras, (fundamentais no bom funcionamento dos intestinos), sais minerais e vitaminas (nutrientes essenciais na regulação do funcionamento do organismo).

As bebidas gaseificadas são ingeridas diariamente por 15% dos alunos, representando uma via importante de ingestão de açúcar.
A água deve ser a bebida de eleição, se tivermos em conta a regulação do nível hídrico do organismo (cerca de 70% do organismo é constituído por água).

Há já 8% que consome bebidas alcoólicas diariamente ou entre 2 a 3 vezes por semana. Este é sem dúvida um mau hábito, com consequências nefastas uma vez que os jovens não têm a capacidade de metabolizar o álcool, podendo resultar graves problemas a diversos níveis, cognitivo, comportamental, emocional e em termos de reflexos.

O consumo regular das leguminosas é feito apenas por metade dos inquiridos, o que faz destes alimentos (feijão, grão, ervilhas, favas) um grupo preterido, apesar da riqueza nutricional pois são óptimos fornecedores de proteínas vegetais, para além de fibras e minerais. De realçar também que, do ponto de vista económico, estes alimentos representam uma alternativa importante dado que são em geral acessíveis e versáteis, podendo ser utilizados em sopas, saladas e outros acompanhamentos.

Quanto à regularidade das refeições, 8% dos alunos não toma o pequeno-almoço com regularidade e mais de metade dos alunos não toma o lanche da manhã habitualmente.
De manhã é que começa o dia e os neurónios são ávidos de glicose! Uma boa aprendizagem não se conjuga com um cérebro deficientemente nutrido.
O lanche da tarde é consumido com regularidade por mais de 70% dos inquiridos, a que não é alheio o facto de os alunos de 9º ano terem predominantemente aulas de tarde. As sandes e os bolos são os alimentos mais consumidos pelos alunos.

Mais de metade dos alunos pratica regularmente actividade física para além da proporcionada pelas aulas de Educação Física. Natação, Futebol, Basquetebol e Andebol, são as modalidades mais praticadas. As dificuldades de horário, são apontadas como o principal obstáculo pelos alunos que não praticam qualquer modalidade desportiva.

Ver TV e estar no computador são ocupações habituais nos fins-de-semana dos inquiridos, o que contribui para diminuir a actividade física dos mesmos. Cerca de 5% dos alunos raramente realiza percursos a pé, apesar de 70% se deslocar a pé para a escola.


Celeste Amaro
Emiltina Matos
Núcleo de estágio de Biologia
Fátima Franco

sexta-feira, 23 de maio de 2008

De regresso

O criador observando as criaturas . Leonel Moura e dois robôs pintores em plena actividade criativa.

Após uma espécie de férias (seria mais adequado chamar-lhe estado catatónico, mas já passou!) eis que o JA'' On Line está de regresso.

Se bem te recordas (se não recordas basta recuares até ao post anterior) tínhamos ficado no anúncio do colóquio "Para acabar de vez com a História da Arte". Pois foi, Leonel Moura apresentou os seus argumentos e participou num debate animado com elementos da "plateia" presente no Museu da Cidade. Mais uma vez a participação de almadenses anónimos e o interesse demonstrado numa acção deste tipo foram bastante evidentes (estou a ser contido na minha apreciação). Fica bem visível que este género de iniciativas têm repercussão na população da nossa cidade e novas acções começam a germinar nas mentes organizadoras. "Almada tem vida própria!" E a Anselmo orgulha-se de fazer parte activa dessa vitalidade.
RS

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Amanhã é já hoje (e também tinha sido ontem)

Leonel Moura posando com um dos artistas robôs
9 de Maio, 6ª feira, às 21,30, no Museu da Cidade

Amanhã (hoje, ontem... conforme o dia em que estiveres a ler este post-notícia) vai ter lugar no Museu da Cidade o colóquio de Leonel Moura intitulado "Para acabar de vez com a História da Arte". É um acontecimento promovido pelo Professor Luís Miranda que congrega vontades e boas intenções da Anselmo, do Museu da Cidade, da Associação F4 de Leonel Moura e do próprio.
Tal como o título do colóquio dá entender, haverá motivos de interesse redobrados na comunicação de Leonel Moura e alguma polémica à mistura. Mas haverá arte (ou sequer uma sombra dela) sem uma boa polémica para aclarar as ideias? O público ocasional terá oportunidade de, no final da função, trocar ideias com o artista Leonel Moura e entre si, conforme for mais viável e interessante.
Manifesto da Arte Simbiótica
por Leonel Moura
1) As máquinas podem fazer arte
2) Homem e máquinas podem fazer arte simbiótica
3) A arte simbiótica é um novo paradigma que abre novos caminhos para a arte
4) Implica o abandono definitivo da manufactura e do reino da mão em arte
5) Implica o abandono definitivo da expressão pessoal e da centralidade do artista/humano
6) Implica o abandono definitivo de qualquer pretensão moralista ou espiritual, assim como qualquer propósito de representação
Resumindo e concluindo: se leres isto hoje (dia 8) pensa que poderás ter neste colóquio uma boa razão para não alugares amanhã um filme de vídeo e fazeres um balde pipocas; se leres isto hoje (ou seja amanhã, dia 9) ainda vais a tempo de pensares tal como os que leram ontem (hoje, dia 8); se leres isto hoje (depois de amanhã, dia 10) é porque tens o JA'' on line em casa, no teu computador e és uma pessoa mais ou menos informada acerca do que se vai passando na nossa escola. Em princípio não foste ao colóquio mas também não há qualquer tipo de problema. A vida tem muitos motivos de interesse e é isso que faz dela um lugar agradável para nós vivermos.
Se estás a ler isto depois de dia 10 de Maio sempre te digo que ler o JA'' on line é um exercício que contribui para o fortalecimento da personalidade bem como para a sanidade mental.
RS

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Visitas de estudo, novas

Turmas: 10º A e 7ºA



Data: 6/05/2008
Horário: 7, 45h - 19,00h


Destino Grutas de Mira de Aire e Pedreira do Galinha


Professores Acompanhantes:
Maria de Lourdes Rodrigues, Fátima Fonseca, Luísa Varela, Ângela Queiroz, Lucília Pinheiro


Turma: 12ºB


Data: 06/05/2008
Horário: 9h45 – 12h30


Local - Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Seixal


Professores: Isabel Cabaço, Sérgio Valente, 3 professores estagiários de Biologia/Química.

Visitas de estudo, novas

clica sobre a tabela para ampliação da imagem

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Sintra-Roteiro Queirosiano (por C. Teles e A. Mendes, 11ºF)




Sintra – Roteiro Queirosiano

“Era uma manhã muito fresca, toda azul e branca, sem uma nuvem, com um lindo sol (…). E por toda a parte o luminoso ar de Abril punha a doçura do seu veludo.” (Os Maias – Eça de Queirós)

Foi também em Abril (dia 1), tal como Carlos da Maia e seu amigo Cruges, que as turmas E, F e H do 11º ano saíram de Almada rumo a Sintra com o objectivo de contactar com os espaços referenciais do romance Os Maias, e ainda aproveitar para conhecer o património cultural/ histórico da vila.
O roteiro iniciou-se no Palácio das Valenças, actualmente usado para fins culturais e camarários, onde o nosso guia, Dr. José Gonçalves (responsável pelos roteiros históricos), se referiu a Sintra como uma vila tipicamente romântica, um “ninho de amor”, temperada por elementos naturais de grande beleza, como Eça descreve “o ar subtil das ramagens verdes, a sonoridade do vago murmúrio das águas correntes.”.
Tal como Carlos, passámos pelo Palácio da Vila, “com as suas belas janelas manuelinas que lhe fazem um nobre semblante real, o vale aos pés, frondoso e fresco, e no alto duas chaminés colossais.”, em direcção ao Hotel Nunes onde ficaria alojado (actualmente uma aberração arquitectónica dada pelo nome de Hotel Tivoli). E o passeio continuou com a passagem pelo centro histórico e pelo Hotel Lawrence, onde supostamente Carlos encontraria Maria Eduarda (seu único objectivo nesta visita!). Curiosamente este hotel, datado de 1764, é o mais antigo da Península Ibérica e o segundo da Europa.
Pela estrada de Colares, a caminho de Seteais, acrescem as sensações visuais, é como entrar num mundo de fantasia através da paisagem que nos envolve. Afinal Cruges tinha mesmo razão “Sintra não são pedras velhas, nem coisas góticas… Sintra é isto, um pouco de água, um bocado de musgo… Isto é um paraíso!”.
Passámos, em seguida, pela Quinta da Regaleira que alia as características arquitectónicas exuberantes pela mistura de estilos (manuelino, gótico, romântico) aos ambientes naturais luxuriantes. Por fim, o Palácio de Seteais, destino final deste passeio simbólico. Apesar de não podermos entrar por se encontrar em obras, o nosso guia citou de cor a passagem d’ Os Maias que descreve o “quadro” que se vislumbra do átrio do monumento: “No vão do arco, como dentro de uma pesada moldura de pedra, brilhava, à luz rica da tarde, um quadro maravilhoso (…), no primeiro plano o terreiro, deserto e verdejando, todo salpicado de botões amarelos; ao fundo (…) subia no pleno resplendor do dia (…) o cume airoso da serra, toda cor de violeta-escura, coroada pelo Palácio da Pena, romântico e solitário no alto.”
Se Portugal possui tanta riqueza histórica e paisagística porque não aliá-la à grandiosa riqueza literária? Agora que já nos surpreendemos com o património e a natureza, por que não deixarmo-nos envolver cada vez mais pela literatura?



Catarina Teles e Ana Mendes, 11º F