quinta-feira, 8 de maio de 2008

Amanhã é já hoje (e também tinha sido ontem)

Leonel Moura posando com um dos artistas robôs
9 de Maio, 6ª feira, às 21,30, no Museu da Cidade

Amanhã (hoje, ontem... conforme o dia em que estiveres a ler este post-notícia) vai ter lugar no Museu da Cidade o colóquio de Leonel Moura intitulado "Para acabar de vez com a História da Arte". É um acontecimento promovido pelo Professor Luís Miranda que congrega vontades e boas intenções da Anselmo, do Museu da Cidade, da Associação F4 de Leonel Moura e do próprio.
Tal como o título do colóquio dá entender, haverá motivos de interesse redobrados na comunicação de Leonel Moura e alguma polémica à mistura. Mas haverá arte (ou sequer uma sombra dela) sem uma boa polémica para aclarar as ideias? O público ocasional terá oportunidade de, no final da função, trocar ideias com o artista Leonel Moura e entre si, conforme for mais viável e interessante.
Manifesto da Arte Simbiótica
por Leonel Moura
1) As máquinas podem fazer arte
2) Homem e máquinas podem fazer arte simbiótica
3) A arte simbiótica é um novo paradigma que abre novos caminhos para a arte
4) Implica o abandono definitivo da manufactura e do reino da mão em arte
5) Implica o abandono definitivo da expressão pessoal e da centralidade do artista/humano
6) Implica o abandono definitivo de qualquer pretensão moralista ou espiritual, assim como qualquer propósito de representação
Resumindo e concluindo: se leres isto hoje (dia 8) pensa que poderás ter neste colóquio uma boa razão para não alugares amanhã um filme de vídeo e fazeres um balde pipocas; se leres isto hoje (ou seja amanhã, dia 9) ainda vais a tempo de pensares tal como os que leram ontem (hoje, dia 8); se leres isto hoje (depois de amanhã, dia 10) é porque tens o JA'' on line em casa, no teu computador e és uma pessoa mais ou menos informada acerca do que se vai passando na nossa escola. Em princípio não foste ao colóquio mas também não há qualquer tipo de problema. A vida tem muitos motivos de interesse e é isso que faz dela um lugar agradável para nós vivermos.
Se estás a ler isto depois de dia 10 de Maio sempre te digo que ler o JA'' on line é um exercício que contribui para o fortalecimento da personalidade bem como para a sanidade mental.
RS

Sem comentários: