quinta-feira, 29 de maio de 2008

Estilos de Vida

Projecto Estilos de Vida
Questionário “Alimentação e Exercício Físico”

Recebemos a análise dos resultados do questionário aplicado aos alunos de 9º ano da nossa escola(turmas A a G) e cujos resultados podem ser consultados na plataforma Moodle, no projecto "Estilos de Vida".
O questionário foi aplicado aos alunos de 9º ano da nossa escola
A maioria dos alunos inquiridos (mais de 70%) come carne quatro a seis vezes por semana e peixe duas a três vezes por semana, donde se retira que a ingestão de carne é superior à do peixe. Este é um hábito a alterar, tendo em conta os princípios de uma alimentação equilibrada e saudável.
A ingestão de batatas fritas é feita entre duas e três vezes por semana por cerca de 46%, hábito que deveria inverter-se. Basta termos presente que cerca de 40% da população portuguesa é hipertensa e que as batatas fritas são ricas em sal e óleo.

Cerca de 40% dos inquiridos ingere bolos e bolachas cerca de 3 vezes por semana. Quando se trata de guloseimas como pastilhas, chocolates e gomas, 28% dos inquiridos afirma ingeri-los diariamente. A ingestão de açúcar parece pois excessiva, prática que só agrava o excesso de peso e a incidência de doenças como a Diabetes.
Estima-se que 15% da população portuguesa é obesa e 7 em cada 10 crianças têm excesso de peso, reflectindo alterações preocupantes nos hábitos alimentares e na actividade física.

O leite é ingerido diariamente por 81% dos inquiridos, enquanto o iogurte o é diariamente por 40%. Numa idade de crescimento, a ingestão diária de leite é fundamental para um esqueleto forte e são.

Apenas 40% afirma consumir sopa diariamente. Os frutos são diariamente consumidos por 68% dos alunos inquiridos.

A ingestão de legumes e frutos deveria ser aumentada, dada a importância deste grupo de alimentos que fornece fibras, (fundamentais no bom funcionamento dos intestinos), sais minerais e vitaminas (nutrientes essenciais na regulação do funcionamento do organismo).

As bebidas gaseificadas são ingeridas diariamente por 15% dos alunos, representando uma via importante de ingestão de açúcar.
A água deve ser a bebida de eleição, se tivermos em conta a regulação do nível hídrico do organismo (cerca de 70% do organismo é constituído por água).

Há já 8% que consome bebidas alcoólicas diariamente ou entre 2 a 3 vezes por semana. Este é sem dúvida um mau hábito, com consequências nefastas uma vez que os jovens não têm a capacidade de metabolizar o álcool, podendo resultar graves problemas a diversos níveis, cognitivo, comportamental, emocional e em termos de reflexos.

O consumo regular das leguminosas é feito apenas por metade dos inquiridos, o que faz destes alimentos (feijão, grão, ervilhas, favas) um grupo preterido, apesar da riqueza nutricional pois são óptimos fornecedores de proteínas vegetais, para além de fibras e minerais. De realçar também que, do ponto de vista económico, estes alimentos representam uma alternativa importante dado que são em geral acessíveis e versáteis, podendo ser utilizados em sopas, saladas e outros acompanhamentos.

Quanto à regularidade das refeições, 8% dos alunos não toma o pequeno-almoço com regularidade e mais de metade dos alunos não toma o lanche da manhã habitualmente.
De manhã é que começa o dia e os neurónios são ávidos de glicose! Uma boa aprendizagem não se conjuga com um cérebro deficientemente nutrido.
O lanche da tarde é consumido com regularidade por mais de 70% dos inquiridos, a que não é alheio o facto de os alunos de 9º ano terem predominantemente aulas de tarde. As sandes e os bolos são os alimentos mais consumidos pelos alunos.

Mais de metade dos alunos pratica regularmente actividade física para além da proporcionada pelas aulas de Educação Física. Natação, Futebol, Basquetebol e Andebol, são as modalidades mais praticadas. As dificuldades de horário, são apontadas como o principal obstáculo pelos alunos que não praticam qualquer modalidade desportiva.

Ver TV e estar no computador são ocupações habituais nos fins-de-semana dos inquiridos, o que contribui para diminuir a actividade física dos mesmos. Cerca de 5% dos alunos raramente realiza percursos a pé, apesar de 70% se deslocar a pé para a escola.


Celeste Amaro
Emiltina Matos
Núcleo de estágio de Biologia
Fátima Franco

2 comentários:

guida lucena disse...

Parabéns pela informação recolhida e divulgada! Pelos vistos, confirma-se a necessidade de intervir para alterar alguns hábitos alimentares dos nossos jovens. Vamos a isso...

Jornal da Anselmo disse...

Será complicado contrariar a gulodice e os maus hábitos tão profundamente enraízados. Mas vale a pena tentar combater essa tendência generalizada para a má alimentação.

RS