quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

OLIMPÍADAS SÉNIOR DA BIOLOGIA

Os alunos de Biologia do 11º e 12º anos participaram nas Olimpíadas Sénior da Biologia. Ficaram apurados para a 2ª eliminatória os alunos que responderam a 23 ou mais respostas certas, correspondendo a 27% dos participantes. 
Alunos apurados:

Guilherme Pica Rodrigues- 28 pontos
David Noel dos Santos Brito- 27 pontos
Filipe Vieira de Almeida- 26 pontos
André Guimarães Gomes- 26 pontos
Jéssica Sofia Marques Antunes- 24 pontos
Mariana Pereira Teles- 23 pontos
Sofia Pereira dos Reis Borges Andrade- 23 pontos
Bruno Miguel Esteves Freitas- 23 pontos

Parabéns a todos os participantes e votos de uma boa prova na 2ª eliminatória!

Mensagem enviada pela professora Isabel Cabaço.

GABINETE DO ALUNO

O Gabinete do Aluno volta a funcionar no seguinte horário:

  • 2ª feira 15h55-16h40- Prof.ª Teresa Cameira
  • 4ª  feira  15h10-15h55 - Profª Emiltina Matos
  • 5ª feira   10h45-11h30 - Prof.ª Isabel Cabaço
Podes dirigir-te ao Gabinete no Sem 4 - bloco 5  para procurares esclarecimento de dúvidas  relativas a aspetos da tua vida pessoal e de estudante. 
Contas com o sigilo da professora de atendimento que te ouvirá e estará disponível para te ajudar a tomar decisões.

Conta connosco! 


sábado, 22 de fevereiro de 2014

AMOR É...

No âmbito da comemoração do Dia de S. Valentim, os alunos da turma E do 7º ano produziram cartões. Dando graças à imaginação, completaram de formas diversificadas a frase "Amor é..." na disciplina de Formação Cívica.
No final, votaram para eleger os melhores:



Nicole Freire

O AMOR É ALGO... QUE TU SENTES!

Carolina Nunes
Parabéns!



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO NA SOCIEDADE ATUAL

"Acontece com os livros o mesmo que acontece com os homens, 
um pequeno grupo desempenha um grande papel"
Voltaire

   O livro é uma arte preciosa contudo muito esquecida pelas comunidades de hoje, apesar da sua importância para a sociedade e para a formação educacional do indivíduo.
   Ler incentiva a criatividade e desenvolve o pensamento, também influência o nosso estilo de vida. Embora o livro seja uma fonte de conhecimento única e, muitas vezes, verdadeira, acaba sempre por ser substituída pelas tecnologias de hoje, mas jamais será destruída, pois sem livros não há internet nem outras fontes de informação.
  É importante que os livros não sejam mais uma moda que passou, pois conduzem a um estilo de vida saudável, e para combater o seu desuso todos temos de ler pelo menos um livro na vida para nosso bem e da nossa pátria a língua portuguesa, pois ler é também uma forma de exercitar o cérebro.
  Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem, porque não dão uso ao seu pensamento, logo não conseguem desenvolver uma sociedade melhor, nem conseguem interpretar o mundo que os rodeia. Portanto os livros estão a ser cada vez mais necessários, e menos usados pela nossa sociedade atual. Não podemos ficar estagnados, pois temos de dar uso aos nossos livros para amplificar os nossos conhecimentos.
  Ler é também uma ótima de sonhar, dado que um livro conta uma história que nos faz olvidar a realidade, e há quem diga que o paraíso seja uma espécie de livraria…         

Filipe Pinto,10º A, nº8

O livro -aliado do progresso e da literacia

   Desde que existem, os livros estabeleceram uma relação de proximidade com a sociedade e com o progresso.   
    De Copérnico a Galileu com a teoria heliocêntrica, passando pelas influências ideológicas do britânico John Locke nos ideais de Voltaire, reconhecido iluminista francês, recordando as encíclicas dos Papas João Paulo II, Bento XVI e, recentemente, de Francisco e terminando a lembrar os ideais de Martin Luther King, verificaram-se grandes contributos para o progresso da sociedade. E isto graças a quem? Ao livro, em grande parte, que contribuiu para a melhoria das capacidades intelectuais de cada um.
  John Locke, defensor do liberalismo, escreveu A Carta da Tolerância, onde criticou a intolerância resultante da confusão entre as sociedades civil e religiosa. Defendia que se deveria estabelecer um caminho que abrisse as portas para a laicização dos estados, isto é, a permissão da prática de qualquer religião. 
  Estes ideais influenciaram Voltaire que foi mais além do que Locke. Foi Voltaire que defendeu o livre comércio; criticou a vida de luxo dos monarcas absolutos e os privilégios do clero e da nobreza; favoreceu a implementação da tolerância religiosa em França.
  Copérnico, condenado à morte pela sua teoria revolucionária, defendeu que o Sol estava no centro do Sistema Solar e que os planetas giravam em seu redor. Esta teoria foi defendida por Galileu, destronando a teoria geocêntrica de Ptolomeu que era bem aceite por todos, pois era considerado o expoente da perfeição humana.
   Os Papas referidos ao escreverem as suas encíclicas, condenaram atitudes desumanas, contribuindo para a alteração da mentalidade humana. Assim fez Martin Luther King, lutando por uma América que garantisse as mesmas oportunidades para cidadãos brancos e negros.
   Desta forma, o livro prende-se à literacia, porque permite desenvolver valores e promover a democracia, a diversidade cultural e a defesa dos direitos humanos.
   
Ruben Peres, 10ºB, Nº 22

Disciplina de Português, professora Maria José Januário


PERSPETIVAS SOBRE O CONVENTO DE MAFRA

Quem se depara pela primeira vez com o grande Convento de Mafra fica sem palavras. Eu próprio já me deparei com a sua maravilhosa fachada umas cinco vezes e fiquei sempre com tal reacção. É uma visão magnífica do poder do ser Humano. Muitos Homens ali trabalharam arduamente para conseguir fazer história e acabar a construção daquela “besta arquitectónica” que devora os olhos de quem a contempla.


   O grande trabalho começou no dia 17 de Novembro de 1717 e a construção empregou mais de 52 mil trabalhadores, tendo sido terminada oficialmente em 1750, com a morte do rei. Muitos pormenores só foram acabados nos três reinados seguintes e, quando concluído, este palácio nem foi a casa dos membros da família real, mas o convento abrigou 330 frades.
  O maior tesouro de Mafra é a biblioteca do convento, que possui 88 metros de comprimento, 36 mil livros (dando especial destaque a uma raríssima segunda edição da obra: “Os Lusíadas” de Luís de Camões) e um enorme e valioso pavimento em mármore. Na biblioteca são libertos morcegos que, durante a noite, se alimentam de traças e outros pequenos insectos, que possam eventualmente danificar os históricos exemplares expostos nas prateleiras.

   Outro aspecto bastante importante e interessante do ponto de vista artístico são os seis imponentes órgãos tubulares funcionais presentes na basílica do convento de Mafra. Estes instrumentos musicais de alto valor datam do início do século XIX, tendo sido totalmente reparados em 2010. Também neste convento estão presente os maiores e melhores carrilhões do mundo inteiro, sendo compostos por dois conjuntos que alcançam os 92 sinos e um peso bruto total de 200 toneladas.
  Concluindo, posso afirmar que este é um local de grande carácter histórico e um espaço onde qualquer turista ou cidadão local pode expandir os seus conhecimentos sobre a história da “ocidental praia lusitana”, ou simplesmente maravilhar-se com uma das sete maravilhas de Portugal.

Carlos David Esperança,12º A,  nº5 


 “O Convento de Mafra e a falta de originalidade portuguesa”
   O Convento de Mafra é, sem dúvida, representativo de um importante momento histórico de Portugal, o reinado de D. João V. Este rei absolutista mandou erguer o palácio-convento, pois prometera fazê-lo caso a rainha lhe “desse” descendência. No entanto, acabou por simplesmente plagiar o Palácio de Versalhes, no que toca à parte de palácio, nomeadamente no aspeto exterior e na magnificência, até porque o referido monarca admirava bastante Luís XIV; e copiar a basílica de S. Pedro, em Roma, com a igreja que se construiu no interior do Convento. É caso para dizer: “Pobre Convento de Mafra!”.
  Mais curioso ou até desapontante (e atual) é o facto de verificarmos constantemente esta falta de originalidade portuguesa. Viajemos no tempo! Mais tarde, já no século XIX, Eça de Queirós trata esta questão n’Os Maias’, ou mais concretamente no Episódio da Corrida de Cavalos. A própria ponte que liga Almada a Lisboa, denominada de ‘Ponte 25 de Abril’ (depois de ser conhecida como ‘Ponte Salazar’) é de facto uma imitação da Ponte de São Francisco. E mesmo o Cristo Rei é uma imitação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
  Tudo isto pode parecer irrelevante, mas é na verdade bastante preocupante, pois este paradigma de imitação, provavelmente devido à preguiça, por não nos darmos ao trabalho de pensar e criar, juntamente com uma certa falta de criatividade e ainda aliado ao facto de pouco ou nenhum apoio ser concedido aos portugueses criadores e originais – até o arquiteto do Convento de Mafra era estrangeiro – leva-nos a perder a nossa identidade. Consumimos muito mais comida estrangeira que portuguesa - há diversas e demasiadas cadeias alimentares estrangeiras nos centros comerciais - , consumimos muito mais música estrangeira que portuguesa: as nossas rádios transmitem pouquíssimo fado, por exemplo. Enfim, deixamos de ser nós por isso: Criatividade (e aceitação da mesma) precisa-se!

Rafael Gomes,12º A, nº 22

Disciplina de Português, professora Maria José Januário

NOVIDADES NA CASA DA CERCA

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada, inaugura este sábado (dia 22), pelas 17:30, a exposição «O Design Plural», do designer português Raul Cunca. No mesmo dia abre também ao público a cafetaria da Casa da Cerca, com vista privilegiada para o rio Tejo.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O PRADO EM LISBOA


RUBENS, BRUEGHEL, LORRAIN. A Paisagem Nórdica do Museu do Prado” em Lisboa, no MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga, 3 Dez 2013 - 30 Mar 2014

 A exposição de 57 pinturas de grandes mestres do século XVII −, é a primeira exposição em Portugal composta exclusivamente por obras do Prado, um dos mais importantes museus do mundo.
A exposição resulta de um convénio entre os dois museus com o objectivo de desenvolver projectos conjuntos que permitam divulgar as colecções dos mesmos. Através desta exposição podemos conhecer as mudanças que se dão, na segunda metade do século XVI, nos temas pintados pelos artistas do norte da Europa. As temáticas heróicas são abandonadas, os temas do quotidiano passam a ser considerados dignos de serem representados e a paisagem assume-se como um género independente

Fonte: MNAA/DGPC
Vídeo de divulgação em: http://youtu.be/GXpJy27VtOw

Bilhetes e informações em:
http://www.pradoemlisboa.pt/

PETER PAUL RUBENS, Atalanta e Meleagro Caçando o Javali de Cálidon ,c. 1635-1636
Óleo sobre tela, 160 x 260 cm,© Madrid, Museu Nacional do Prado

PETER PAUL RUBENS e JAN BRUEGHEL, O VELHO ,Visão de Santo Huberto

c. 1617-1620,Óleo sobre madeira,63 x 100 cm,© Madrid, Museu Nacional do Prado


Fonte: MNAA/DGPC 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Seminário "Valores e ética pela prática desportiva"

O seminário “Valores & Ética pela Prática Desportiva”,   terá lugar em  Lisboa, no dia 27 de fevereiro entre as 15h00 e as 17h00, no Museu de Desporto, no Palácio Foz. 

Os participantes terão a oportunidade de conhecer o início do projeto "Programa  para  a  Inovação  e  Vida  Saudável”, que  se  desenvolve  entre Janeiro e Dezembro de 2014, financiado pelo POPH.

Serão ainda divulgadas as conclusões relativas ao projeto LED –Valores de Igualdade” que se desenvolveu entre Junho de 2011 e Fevereiro de 2014.