quarta-feira, 2 de julho de 2014

8 Séculos de Língua Portuguesa

A biblioteca da Escola Secundária com 2º e 3º ciclo Anselmo de Andrade, no dia 27 de Março promoveu uma ação intitulada «A Língua Portuguesa nas bocas do mundo», integrada nas comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa, dirigida aos alunos do 10º ano de escolaridade.
A Doutora Eveline Monteiro deu a palestra, falando sobre como se formou a língua portuguesa ao longo dos tempos, os países onde o português é língua oficial, crioulos de base portuguesa, entre outros…
‘’ Da minha língua, vê-se o mar!’’- expressão de Vergílio Ferreira, que destaca a localização geográfica de Portugal, do qual espalhou a influência da língua portuguesa. Uma língua identifica mais que a raça ou algum outro critério. De certa forma, pertencemos a uma língua e dentro dela nos diferenciamos pelas diferenças ou peculiaridades dela.
A nossa Língua Portuguesa formou-se a partir do latim e a sua história é longa.
Após a invasão romana na Península Ibérica, a língua falada era o romance (falar à maneira dos romanos), uma variante do latim. Com a invasão dos mouros, a partir de 711, o árabe foi escolhido como língua oficial nas regiões conquistadas, mas a população continuou a falar o romance. É evidente a contribuição dessa época para o nosso vocabulário, palavras como arroz, alface, alicate e refém entre muitas outras.
No século XI, no inicio da Reconquista Cristã da península Ibérica, o português, ou para ser mais precisa, o galaico-português passou a ser a língua falada e escrita. Em galego-português, são escritos os primeiros documentos oficiais e textos literários.

Na época dos descobrimentos, o português foi levado até várias regiões da Ásia, África e América, sofrendo também as influências locais.                                                                              
Com os descobrimentos, a língua portuguesa espalhou-se por todo o mundo. Tornou-se uma língua de comunicação internacional e estratégica.
Deste modo, passou a ser a oitava língua mais falada do planeta, considerando apenas os falantes de língua materna, e quarta língua europeia mais falada no mundo, a seguir ao inglês, ao espanhol e ao russo.
Hoje em dia, cerca de 200 milhões de pessoas falam o português. É a língua do Brasil, o idioma oficial de cinco países de África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe) e a língua oficial de Timor.


Figura 1: Países de Língua Oficial Portuguesa

 Actualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e modificações gramaticais e de pronúncias próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal.
O português também é falado em pequenas comunidades, reflexo de povoamentos portugueses datados no século XIV, como é o caso de:
- Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África);
-Macau (ex-possessão portuguesa encravada na China);
-Goa, Diu, Damão (na Índia);
-Malaca (na Malásia)
Portugal tem com estes 8 países em comum: a língua, o mar e o direito romano.
203 Milhões de falantes da língua portuguesa, 100 milhões desejam aprender português, 10 milhões de pessoas falam português fora dos países lusitanos. É a 4ª língua mais falada no mundo e também na rede social do twitter.
Discente: Bruna Fonseca, 10ºC
Docente: Maria José Januário

Sem comentários: