segunda-feira, 29 de abril de 2013

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Marta Ribeiro
You were but a ghost in my arms

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s/t
Diana Costa


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Olimpíadas de Biologia Júnior


No dia 24 de abril, pelas 14h30, decorreu a 2ª eliminatória/final  das Olimpíadas Júnior da Biologia
Os alunos da escola selecionados   para esta prova foram 
a Carolina do 9ºB e o Rui Lopes do 9ºD.    
    
Os resultados serão conhecidos até 7 de junho.
Um dos principais objetivos desta competição é o de estimular o gosto pela aprendizagem da Biologia e relacionar esta área científica com a realidade económica e social. 
Felicitamos todos os participantes e de forma especial os apurados para a final!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

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O Paraíso perdido
Sara Gomes, 2013 


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Margarida Pereira, Dois a Dois, 2013


terça-feira, 23 de abril de 2013

Feira das Profissões II



Decorreu no dia 12 de abril a 2ª edição da Feira das Profissões da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade. Esta atividade teve como objetivo dar a conhecer aos alunos do 9º e 12º anos de escolaridade as respectivas ofertas formativas para o prosseguimento de estudos. Para tal contámos com a presença de várias instituições do ensino profissional e superior e de profissionais de diversas áreas que se disponibilizaram para dar a conhecer o seu percurso escolar e profissional.

A direção e o Serviço de Psicologia e Orientação agradecem a todos os que entusiasticamente participaram nesta atividade. 

3ª visita guiada - convento de S. Paulo

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Anselmo, organizou a 3ª visita guiada por Almada. Neste caso ao convento de S. Paulo, onde fica o seminário, implantado na falésia voltada para Lisboa. Mais uma vez o dr. Alexandre Flores orientará um passeio pela história do concelho, centrada num espaço privilegiado da cidade mas mal conhecido, que constitui uma referência urbana na zona antiga.

O local de encontro é a porta principal do seminário, às 10h de 27 de abril. 

A participação é livre, basta aparecer à hora referida e juntar-se ao grupo. Todos estão convidados!

À atenção dos nossos "bloggers"

Para todos os "bloggers" eventualmente interessados!
Vão a este site http://www.plataformaongd.pt/, consultem o regulamento e... participem!
Peçam a colaboração dos vossos professores.
A data limite para a apresentação de candidaturas é o próximo dia 30 do corrente mês de Abril.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

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Catarina Morais, s/t


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Casa Fernando Pessoa


O presente relatório, elaborado pela aluna Iolanda Neves do 12º B, é um convite à visita da Casa de Fernando Pessoa para quem pretende aprofundar o conhecimento da vida e obra de um dos maiores poetas portugueses.


Visita de Estudo à Casa de Fernando Pessoa
1. Objetivos
A Casa de Fernando Pessoa foi inaugurada em novembro de 1993, tendo sido concebida como um centro cultural destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos 15 anos de vida, Campo de Ourique. Este pequeno universo polivalente, devido às várias atividades que nele decorrem, apresenta na sua constituição um auditório, um jardim, salas de exposição, objetos de arte e uma biblioteca, puramente dedicada à poesia e onde se pode encontrar uma parte do espólio do poeta (objetos e mobiliário que em tempos pertenceram ao poeta e que atualmente são considerados património municipal).
Ao longo de toda a visita, e através das informações fornecidas pelo guia, tornou-se bastante visível o impacto da criação poética de Fernando Pessoa na génese do modernismo, tal como a relevância do papel do Poeta no contexto da identidade cultural nacional. O melhor exemplo desse impacto é a revista Orpheu, que se encontra exposta com grande relevância nesta Casa de Fernando Pessoa, através da qual se principiou o movimento modernista em Portugal, tendo provocado tamanha agitação e contestação. Dos três previstos, apenas foram lançados dois números desta revista, tendo Fernando Pessoa, ao longo deles, tornando públicos os poemas Opiário, Ode Triunfal e Ode Marítima, de Álvaro de Campos e O Marinheiro e Chuva Oblíqua do próprio poeta ortónimo.
Para além do contributo para a literatura portuguesa, Fernando Pessoa, sempre se mostrou ativo na sociedade no que diz respeito às vertentes crítica e política, tendo sido destacado, no decorrer da visita, um episódio em que Fernando Pessoa ridicularizou Salazar com a sua célebre frase «Tenho estado velho com este Estado Novo».
2. Recolha de dados informativos e sua análise
Durante a visita à Casa de Fernando Pessoa foi possível a observação de vários objetos pertencentes a Fernando Pessoa que possibilitaram retirar conclusões acera dos seus temas favoritos e o perfil do eu poético.
A arquitetura desta casa remete para a melancolia e tristeza que tomavam conta da vida de Pessoa devido à predominante presença da cor branca. Ora estes sentimentos desagradáveis, juntamente com o tédio existencial, levaram a que Pessoa se isolasse do mundo exterior, incluindo as pessoas que lhe eram mais próximas, logo pode concluir-se que a frieza também característica no quarto de Pessoa, está relacionada com o perfil do eu poético que se encontrava permanentemente domado pela dor de pensar e pela solidão.
Na minha opinião, a área mais pertinente da Casa de Fernando Pessoa é o seu quarto. Este situa-se no 1º andar e foi reconstituído tal como era em vida do poeta, apresentando como recheio um total de dezasseis móveis que pertenceram ao poeta durante a sua vida com um grande histórico de mudanças habitacionais. A peça de mobiliário que despertou mais interesse neste compartimento foi, sem dúvida, a cómoda onde, reza a lenda, Fernando Pessoa terá escrito, na noite de 8 de março de 1914, três dos seus maiores poemas: O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, a Chuva Oblíqua, de Fernando Pessoa, e a Ode Triunfal, de Álvaro de Campos.
Uma outra divisão que despertou a atenção dos alunos durante a visita foi, certamente, a biblioteca. Esta ocupa parte do piso térreo e do 1º andar e pode encontrar-se neste local o conjunto de cerca de 1200 livros que pertenceram a Fernando Pessoa, através dos quais ficou claro o interesse/paixão por diferentes temáticas: astrologia, matemática, medicina, filosofia, sociologia, psicologia, genética, literatura...
Ainda na biblioteca encontram-se mais dois objetos que revelam interesse relativamente à vida do poeta, são eles o “Retrato de Fernando Pessoa”, pintado por José de Almada Negreiros em 1954 e a máquina de escrever que pertenceu a um dos escritórios onde Pessoa trabalhou como tradutor e na qual foram escritos maior parte dos poemas do seu heterónimo Álvaro de Campos.
É também uma característica de Fernando Pessoa, o facto de andar sempre com um pedaço de papel e uma caneta no bolso, para, no caso de ocorrer algo na sua mente, poder logo transpor para o papel. Como tal, foram encontradas várias notas deste poeta, em cadernos, e até mesmo, em panfletos e folhas soltas.
Por fim, é passível de se salientar o ‘uniforme’ regular de Fernando Pessoa, constituído por um fato negro, um chapéu igualmente negro e óculos.
3. Sua relação com fundamentos de pesquisa
A biografia de Fernando Pessoa presente no manual afirma que este escreve duas categorias de obras: as ortónimas e as heterónimas (obra escrita por personalidades criadas pelo próprio poeta e cada uma com consciência, ideias e sentimentos diferentes entre si e do seu criador). Os heterónimos mais conhecidos são Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos.
Ora, na biblioteca estão armazenadas inúmeras obras ortónimas e heterónimas de Fernando Pessoa, o que leva a que seja, assim, reconhecida grande quantidade e diversidade de eus criados por Pessoa.
No quarto verificou-se a existências de elementos alusivos à temática do mar, que captaram a atenção dos estudantes e mais uma vez permitiram relembrar a importância da heteronímia pessoana, devido ao facto de esta temática estar relacionada com a Ode Marítima de Álvaro de Campos, um dos heterónimos pessoanos.
Para além de tudo isto, estava também em exposição um bloco de notas que continha informações pessoais, escritas por Fernando Pessoa, relativas à vida de Álvaro de Campos, levando outra vez à verificação da necessidade de transmitir as suas ideias e opiniões através de outras individualidades.
4. Apresentação de conclusões
“Não conheço vida de escritor que tenha sido tão falhada; e também nenhuma conheço que tenha sido tão transfigurada pela arte.”
Robert Bréchon in Estranho Estrangeiro. Uma biografia de Fernando Pessoa
Fernando Pessoa foi um escritor e poeta português que exerceu um papel importante no Modernismo português. A sua vida observada de uma forma externa caracterizava-se por ser solitária, pacata, contrastava em grande parte com a vida poética do poeta, devido à sua necessidade de criação de novas personalidades para se conseguir expressar em pleno.
Os últimos anos da vida de Pessoa foram vividos com uma grande tristeza e angústia, pois apercebeu-se que não teria havido qualquer realização dos seus projetos intelectuais (tal como Robert Bréchon afirma «Não conheço vida de escritor que tenha sido tão falhada; (…)»). De certo modo os seus projetos poderiam ser excessivos de mais, ma o certo é que este sentimento de falhanço se apoderou da vida do poeta, levando-o a um enorme estado de desespero. Em vida apenas viu ser publicadas três das suas obras, sendo apenas uma em português: Mensagem.
Hoje em dia, o seu talento é finalmente reconhecido, embora uma grande parte do seu grandioso legado literário ainda não esteja catalogada e parte das suas obras ainda não tenha sido publicada, e é considerado um dos expoentes máximos do modernismo do século XX.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

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Catarina Carvalho, sem título


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Carolina Lourenço, Contraste


quarta-feira, 10 de abril de 2013

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''Faltou luz mas era dia...''
José Pedro Taveira 

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Hell's Gate, 2013
David Matos

segunda-feira, 8 de abril de 2013

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Witching Hour
Carlos Silva


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Beatriz Costa
"Maçaneta em cruz"


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Field Trip to Porto


Every year, it is usual for the Arts class of Anselmo de Andrade to go on a field trip to the city of Porto, where we get the chance of being showed some interesting pieces of art to our Comenius Assistant, this time we took István Tóth from Hungary.
Our group visited the Music House (Casa da Música), where we learned that not only does it play classical and contemporary music, but it also turns into a disco at night. The architect Rem Koolhaas, (who won the most prestigious award for architecture, the  Pritzker Prize), gave it a unique design, which makes it one of the best attractions the city has to offer.
Next, we went to Serralves Foundation (Fundação de Serralves), where we had the opportunity to see an exhibition of Julião Sarmento, one of the most well known Portuguese artists of our generation. He is also as one of the most complete artists in Portugal, ranging from photography, to painting, and also video-art. The architect Álvaro Siza, gave the museum an austere look and feel, which goes well with the gardens of Serralves (Jardins de Serralves), but unfortunately, we didn’t get to see them.
Overall, it was a nice trip, the only downfall was that our tour guides made the trip very quickly, but on the bright side, our group had the chance of seeing some amazing buildings, an interesting exhibition, and parts of the city itself.

Bernardo Miranda, 11º D

Visita de Estudo ao Porto


Na passada sexta-feira, dia 1 de Fevereiro de 2013, as turmas do 11º e 12ºanos, de Artes Visuais, da Escola Secundária Anselmo de Andrade, visitaram as instalações da Casa da Música e de Serralves, no Porto. Embora a viagem tivesse sido cansativa, penso que falo por todos, quando digo que valeu a pena a espera.
A arquitetura estruturalmente elegante e funcional com que foi construída a Casa da Música leva qualquer um a encantar-se pelas melodias que podem lá ser interpretadas; ao chegar a Serralves, cobertos de chuva e vento, perdemos a oportunidade de visitar o seu famoso jardim que nem por isso perdeu a sua beleza eminente.
No caminho de regresso podia-se sentir que toda aquela experiência tinha sido gratificante, não só para os alunos como para os professores.

Pedro Azevedo, 11º D

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A estadia de István em Portugal como Assistente Comenius


A chegada ao ensino secundário nem sempre nos parece fácil e rapidamente nos deparamos com novos e estimulantes desafios.
No início do ano, nas primeiras aulas de Inglês, falámos muito sobre projetos como o Comenius e outros divulgados a nível europeu, mas apenas tínhamos a ideia de que era para conhecimento, cultura geral e/ou consciência das oportunidades que poderíamos vir a ter. Mal sabíamos nós o que estava para vir...
Foi com grande agrado e entusiasmo que a turma reagiu ao anúncio da professora Fernanda de que na nossa turma haveria um “Assistente Comenius”, vindo da Hungria, durante 5 meses. Em outubro, preparámos uma apresentação e demos as boas vindas a István Tóth.
When interviewed by two students, István answered all their questions with great detail about his stay in our country and which experiences he went through. 
“The beginning was difficult, figuring out things like how to get a photo-pass for the tram and buying a good bike. But I’ve had much help so it has been relatively easy”, he alleged. When asked about how is it in class, he said his best moments are the ones “when I feel that I strike a chord with students, when I feel that we connect and what I’m saying interests them”, to which he added that “Those are magical moments, and I’ve had quite a lot of them”, although also saying “I’ve had my share of the opposite ones, as well, students talking, not paying attention – those are really challenging and exhausting”.
According to him, not only did he spend a great share of his time on school, but also outside. When prompted about it, István shared some interesting experiences with us. “In November, we went to Lagos with a couple of friends, and on the way back we stopped at an amazing beach near Aljezur. It was so beautiful, the ocean, the beach, the steep black rocks that it completely overwhelmed me and I just started to run. I couldn’t help it. I felt like a child.” Adding to this charming moment, he was shown the Portuguese short film entitled História trágica com final feliz, which left him “speechless.” The citizens have also surprised him, as after talking to some foreigners living here, all agreed “the Portuguese are nothing like the Mediterranean stereotype. They are very polite, calm people. They are also reserved, private, much more so, than the Hungarian.” He also said that he did not face many difficulties communicating, since “Portuguese people commend a very good English in general, it is quite impressive”.
Into matter of the project he and the school are involved in, he says he could not have been better received, “My mentor teachers, teacher Fernanda and Candida have been just great” and that the students are “surprisingly similar to Hungarian kids. […] Their English is very good (well, generally, anyway) and at classes they keep surprising me with bright ideas and creative solutions”, which, according to him, must be a “generational thing”, as net really helps influence teenagers nowadays. István also thinks there is “always room for improvement”, and this project nonetheless. However, “at the moment I feel really happy about it”, he adds. Near the end of the interview, István emphasized on how he as come to like Portugal a lot, and how it keeps amazing him with “all its beauty”, in his words. He complimented our country saying, “It is a unique place in the world, and I am really happy that I had the chance to come here.”
On top of that, he held that one day his grandchildren would have to see Portugal. “Maybe one day I’ll bring them here myself”, he unwaveringly said. He is staying until the middle of April now “but that definitely is not the end of this story!”
E não será mesmo um adeus.
Para nós, alunos, também consideramos esta uma experiência inesquecível que nos deu a oportunidade de conhecer uma outra realidade e uma outra forma (mais ou menos) diferente de aprender a língua inglesa.
Guardaremos na memória por muitos anos o que István nos ensinou e temos a certeza que esta experiência contribui para a nossa formação como pessoas que, em breve,  serão os adultos desta sociedade.

David Brito e Gonçalo Pinho, 10º A
17 de Fevereiro de 2013

quarta-feira, 3 de abril de 2013

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Carolina Mendonça, Decadência


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"Natureza Urbana"
Élen Lopes