sexta-feira, 10 de maio de 2013

No 9ª ano, fazem-se as escolhas vocacionais


9.º Ano e Agora?


O desenvolvimento vocacional é parte integrante da construção da identidade de cada jovem e do seu desenvolvimento pessoal e social. 
No seu processo de desenvolvimento, o adolescente põe em causa aquilo que até então lhe dera segurança e começa a procurar o seu próprio caminho e a desejar decidir por si mesmo. Observa a realidade com um olhar crítico, entra em conflito consigo próprio e com o que o rodeia, e começa a construir um projeto de vida de acordo com o seu modo pessoal e único de estar no mundo. A influência dos colegas e amigos é um fator determinante e incontornável, mas as expetativas e as orientações da família também têm muita importância.
As famílias têm neste processo, um papel relevante. Cabe-lhes colaborar activamente no processo de desenvolvimento vocacional dos filhos, favorecendo sempre a possibilidade do adolescente se projetar no seu futuro.
A escollha sobre a área vocacional é cada vez mais uma decisão de extrema importância, para pais e filhos interessados no futuro.
14 de maio, 3ª feira, 19 horas, na Casa Rural, com a psicóloga Dra. Ana Santos.
Participe!
APEE Anselmo de Andrade

Sem comentários: