David Matos, 2013
quarta-feira, 29 de maio de 2013
segunda-feira, 27 de maio de 2013
quarta-feira, 22 de maio de 2013
quarta-feira, 15 de maio de 2013
sexta-feira, 10 de maio de 2013
No 9ª ano, fazem-se as escolhas vocacionais
9.º Ano e Agora?
O desenvolvimento vocacional é parte integrante da construção da identidade de cada jovem e do seu desenvolvimento pessoal e social.
No seu processo de desenvolvimento, o adolescente põe em causa aquilo que até então lhe dera segurança e começa a procurar o seu próprio caminho e a desejar decidir por si mesmo. Observa a realidade com um olhar crítico, entra em conflito consigo próprio e com o que o rodeia, e começa a construir um projeto de vida de acordo com o seu modo pessoal e único de estar no mundo. A influência dos colegas e amigos é um fator determinante e incontornável, mas as expetativas e as orientações da família também têm muita importância.
As famílias têm neste processo, um papel relevante. Cabe-lhes colaborar activamente no processo de desenvolvimento vocacional dos filhos, favorecendo sempre a possibilidade do adolescente se projetar no seu futuro.
A escollha sobre a área vocacional é cada vez mais uma decisão de extrema importância, para pais e filhos interessados no futuro.
14 de maio, 3ª feira, 19 horas, na Casa Rural, com a psicóloga Dra. Ana Santos.
Participe!
APEE Anselmo de Andrade
quarta-feira, 8 de maio de 2013
photossíntese ao vivo e a cores
As imagens do projeto photossíntese saíram da sala de Oficina Multimédia e de dentro dos computadores. A seleção de fotografias, feitas pelos alunos em 2012/13 e que foi impressa, encontra-se hoje em exposição no café do Fórum Romeu Correia, ali mesmo no centro de Almada. Faz parte do imaginário do Ateliê de Artes da Anselmo levar a atividade da escola para além da vedação, dando a ver o que se concretiza nos projetos escolares, partilhando-os com a comunidade do concelho. É a segunda vez que expomos neste espaço e agradecemos ao Ivo ter-nos deixado ocupar a sua parede branca.
A exposição fica agarrada à parede até 1 de junho, todos os dias, das 10h da madrugada até às 24h do entardecer, agora que já é Primavera. Convidamo-vos a tomar um café ou qualquer coisa fresca na esplanada, de onde se olha o rio lá para os lados do Alfeite e do Seixal, espreitando com atenção o trabalho dos alunos. Vale a pena, porque se conseguiram imagens fortes, com impressão de qualidade. Até as molduras parecem mais limpas...
Esta mostra contou com a participação do grupo cidadão exemplar, o qual colaborou suada e elegantemente na organização e na suspensão das molduras, por processos rigorosos de caráter empírico, quase científico.
Vista geral do que poderão ver em pormenor (do detalhe revelador).
Luís Miranda
segunda-feira, 6 de maio de 2013
sábado, 4 de maio de 2013
Universidade de Pais
A Universidade Fernando Pessoa desenvolve há anos trabalho em rede com os pais, que tem vindo a ser institucionalizado pela criação, desde 2011-12, de uma estrutura adequada, a Universidade de Pais.
A Universidade de Pais, de participação gratuita, pretende ser o elo de ligação, centrado no aluno, entre a nossa Instituição, a Família e, em geral, a sociedade civil.
Para receber todas as informações que lhe podemos patrocinar e para ter acesso aos meios que disponibilizamos, pode fazer a sua inscrição diretamente, e em permanência, através do boletim em linha:http://es-cefoc.ufp.pt/u-pais/inscricao-on-line-na-u-pais/ ou através do preenchimento do que lhe colocamos em anexo a esta mensagem que, posteriormente, pode ser devolvida por esta mesma via ou entregue pessoalmente ou por delegação nos serviços.
A Universidade de Pais é uma estrutura que está aberta à participação de todos quantos pretendam, dentro do seu âmbito de atuação, colaborar e por isso disponível para trabalhar com associações de pais e encarregados de educação de escolas portuguesas e mesmo de outros países.
Os interessados podem, inclusive, solicitar a marcação de reuniões para tratarem de assuntos que reportam a questões de parentalidade, junto dos serviços administrativos para:
Dr.ª Joana Brandão
E-mail: joanafer@ufp.edu.pt
Etiquetas:
encarregados de educação,
Pais
Subscrever:
Mensagens (Atom)