sexta-feira, 30 de março de 2012

Feira das Profissões na Anselmo de Andrade


FEIRA DAS PROFISSÕES
Programa 12 de Abril
SALA DO ALUNO
9h00 às 9h30
Receção das Instituições/Montagem de Stands
Instituições representadas:
Escola Profissional de Almada
Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Instituto de Tecnologias Náuticas

CASA RURAL
9h45
Abertura da Feira – Diretora do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Prof.ª Margarida Lucena
10h às 11h30
Destinado aos alunos do 9ºB, 9ºD e 9ºE
Painel sobre a Oferta Formativa – dinamizado pela psicóloga do S.P.O. Dr.ª Ana Santos Valente e alunos do 9º ano
Painel – “A minha profissão.” – dinamizado por Encarregados de Educação e PSP
Painel – “Ser Empreendedor” – dinamizado pela Associação de Estudantes
11h30 às 11h45
Coffee Break
11h45 às 13h15
Destinado aos alunos do 9ºA e 9ºC
Painel sobre a Oferta Formativa – dinamizado pela psicóloga do S.P.O. Ana Santos Valente e alunos do 9º ano
Painel – “A minha profissão.” – dinamizado por Encarregados de Educação e PSP
Painel – “Ser Empreendedor” – dinamizado pela Associação de Estudantes
21h00 às 22h30
Colóquio: “9º Ano e Agora??? – Escolhas Vocacionais” – dinamizado pela psicóloga do S.P.O. Dr.ª Ana Santos Valente e alunos do 9º ano Programa
Programa13 de Abril
SALA DO ALUNO
9h00 às 9h30
Receção das Instituições/Montagem de Stands
Instituições representadas:
ISLA
ISCTE
ETIC
Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias
IADE

CASA RURAL
10h00
Abertura da Feira – Diretora do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Prof.ª Margarida Lucena
Seguida de Palestras com individualidades
10h15 às 13h15
Palestra “Oferta formativa e importância do investimento na formação”
Professor Carlos Dias (IADE)
Palestra nas áreas da Engenharia dos Materiais, Biotecnologia, Energias Renováveis, Reciclagem e Ambiente
Centro de Investigação de Materiais - CENIMAT (FCT)
14h00
Palestra “Crise Financeira: Como se chegou até aqui e como se poderá dar a volta?”
Prof. Doutor João Luis Correia Duque (ISEG)
NOTA: Para completar o programa de 13 de abril, destinado principalmente aos alunos do 12º ano, ainda aguardamos outras confirmações.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Grandioso Concerto de Final de Período

clica na imagem

Na próxima 6ª feira, (último dia de aulas deste período) irá realizar-se, no refeitório da Anselmo de Andrade, um grandioso concerto pelas 10 horas e 45 minutos.
Os músicos em palco serão alunos das turmas A, B, C e D do 6º ano de escolaridade. Após semanas de ensaios intensos estão, finalmente, preparados para enfrentar o público e maravilhar quem os for ouvir.



.

photossíntese

Imagens do projeto photossíntese que está exposto n'a parede do café do Fórum Romeu Correia.

À sombra do gato
Mariana Santos

Livre
"Porque a liberdade é um direito e não um privilégio"

Patrícia Paiva


terça-feira, 20 de março de 2012

Estórias com Matemática




O Tabuleiro de Xadrez
O Xadrez é um jogo de tabuleiro que se joga há muitos séculos e com inúmeros apaixonados em todo o planeta. A ação desenrola-se num campo de batalha onde intervêm dois exércitos. É um jogo de estratégia que exige uma grande concentração e muito estudo, não dispensando a vivência de grande número de experiências para desenvolver a eficácia.

Subsistem ainda dúvidas quanto à sua origem, mas prevalece a teoria que aponta para a Índia como a terra da sua criação, por volta do século VI. Recebeu o nome de Chaturanga, palavra que designa quatro partes do exército indiano – bigas, elefantes, cavalaria e infantaria. Mais tarde, com a ocidentalização do jogo, foram substituídas algumas das peças mas mantêm ainda correspondência com as originais: as bigas ou carros são representados pelos Bispos, as Torres representam os elefantes, os Cavalos e os Peões, naturalmente são a cavalaria e a infantaria; o Rei, a peça mais importante, é o rajá, e a segunda peça mais poderosa, a Rainha, representa o vizir.

Foi tão grande o fascínio que o jogo suscitou (e suscita) que não podia deixar de originar várias histórias ou lendas. Tendo este jogo uma grande ligação com a matemática, esta aparece desde logo numa das mais interessantes lendas, precisamente sobre o Tabuleiro, um “campo de batalha” em forma de quadrado, dividido em 64 (8x8) pequenos quadrados brancos e negros.

Assim, conta a lenda que…

Naquele tempo, estava o rajá Balhait da província indiana de Taligana muito triste devido à perda do seu filho numa batalha, sendo infrutíferas as inúmeras tentativas que os seus súbditos faziam para o animar. Com tão grande depressão o rajá tornou-se pouco cuidadoso com a gestão do seu reino.

Então um brâmane de nome Lahur Sessa visitou o rajá para lhe apresentar um novo jogo que motivaria e confortaria o seu senhor. Era um jogo de guerra, por ser a actividade onde é de suprema importância a sabedoria, a persistência, a decisão e a coragem.

O rajá ficou muito entusiasmado com o jogo e acabou por recuperar todas as suas capacidades. Consciente que a sua “cura” se devera ao novo jogo, desejou compensar Sessa. Chamou-o e disse-lhe para escolher tudo o que desejasse, pois o bem que lhe fizera não tinha preço.

O “modesto” Lahur Sessa respondeu-lhe que não queria grandes riquezas. Contentar-se-ia com um simbólico pagamento em grãos de trigo sobre o tabuleiro. Explicou: 1 grão sobre primeiro quadrado, mais 2 grãos sobre o segundo quadrado, mais 4 grãos sobre o terceiro, mais 8 grãos sobre o quarto e assim sucessivamente, sempre duplicando até ao sexagésimo quarto.

O rajá, considerando insignificante o pedido de Sessa, insistiu para que este escolhesse uma recompensa mais adequada e valiosa, tendo em conta o bem que lhe fizera. Mas Sessa foi irredutível, desejando apenas a recompensa pedida.

O rajá mandou então entregar a Sessa um saco de trigo, na convicção que seria mais do que suficiente para o pagamento. Mas Sessa recusou, alegando não querer nem um grão a mais, nem um grão a menos do que a quantidade que pedia.

Chamou o rajá os seus matemáticos para que calculassem o número de grãos de trigo para entregar a Sessa.

Estes calcularam, calcularam, calcularam e… concluíram não haver nos celeiros de toda a Índia trigo suficiente para atingir tal quantidade! Nem todo o trigo do mundo seria bastante!

O número, com vinte algarismos, é o seguinte:
18.446.744.073.709.551.615
(18 triliões, 446 mil biliões, 744 biliões, 73 mil milhões, 709 milhões, 551 mil e 615 grãos)
correspondendo à soma dos termos da sequência das potências de 2 desde 20 até 263, o que vem a ser o mesmo que (2x2x2x2x…x2x2x2), 64 vezes, ao que se subtrai 1.

Ficou preocupado o rajá, cofiando as tranças das suas barbas. Aquele Lahur Sessa era mais esperto do que parecia, mesmo muito esperto! Como cumprir o prometido?

Tranquilizou-o Sessa, dizendo que já sabia ser impossível pagar a sua recompensa, pois tal quantidade de trigo daria para cobrir toda a superfície da Índia com uma camada de quase uma polegada de espessura!

Reconhecendo a inteligência de Sessa, o rajá nomeou-o seu principal vizir.

E agora com um final diferente…

O rajá subavaliou a inteligência de Sessa ao mesmo tempo que sobreavaliou a sua riqueza. Mas o jogo fizera-lhe bem! Ele era afinal, um homem muitíssimo inteligente e não podia permitir que Sessa o superasse. Teve uma ideia brilhante e reuniu os sábios da sua corte. Rapidamente, mesmo com um rudimentar ábaco, efectuaram os cálculos necessários. Com efeito os celeiros do reino não dispunham de tão grande quantidade de trigo, mas isso ia deixar e ser um problema.

Em vez de nomear Sessa seu mais poderoso vizir, o rei mandou chamá-lo para liquidar a recompensa e disse-lhe:
- Pois bem, Sessa, acho que mereces a devida retribuição pela criação do Chaturanga, portanto, dirige-te aos celeiros e podes começar a contar o trigo que pediste!

Foi aí que Sessa empalideceu. O seu coração acelerou e o seu cérebro fervilhou. Evocou todas as suas forças para se controlar. Como efeito ou não do seu jogo, o rajá recuperara a sua boa condição de decisor!
- Tenho de declinar a tua oferta, afinal eu sou mesmo um homem modesto e dispenso tão grande quantidade de cereal. Ficarei muito satisfeito apenas com o cargo que me propuseste antes.

E assim, conta a lenda, teve a invenção do Chaturanga um outro desfecho! Ambos os homens se confrontaram, inteligentemente, embora fora do tabuleiro, porém sobre a sua matemática.

O que estaria escondido na proposta do rajá que Sessa tão prontamente recusou?

Pois se Sessa se pusesse a contar os grãos, não excederia a velocidade (média) de um grão por segundo, o que significa que, num único dia, continuamente e sem interrupções, teria contado 86.400 grãos. Contar um milhão levar-lhe-ia no mínimo dez dias de contagem contínua. Só para um metro cúbico (um contentor em forma de cubo com um metro de aresta, equivalente a mil litros) que contém aproximadamente quinze milhões de grãos, necessitaria de cerca de meio ano do trabalho contínuo de contagem.

Rapidamente Sessa concluiu que não teria tempo de vida suficiente para contar todos os grãos da sua recompensa.

 
por Carlos M M Nascimento
in

Bibliografia
Enzensberger, Hans Magnus, (1997). El Diablo de los Números. Madrid: Ediciones Siruela
Paulos, J. Allen, (1991). Inumerismo. Lisboa: Publicações Europa-América
Paulos, J. Allen, (1993). O Circo da Matemática, para além do inumerismo. Lisboa: Publicações Europa-América
Perelman, Y. I. , (1989). Álgebra Recreativa. Moscovo: Editora MIR
Perelman, Y. I. , (1979). Matemáticas Recreativas. Moscovo: Editorial MIR

Exposição Photographica Photossintética



 cidadãos exemplares lutando contra o definhar da cultura em Portugal



Está patente ao público, no café-bar do Fórum Romeu Correia, uma exposição de trabalhos dos alunos da turma D do 12º ano realizados no âmbito da disciplina de Oficina Multimédia. Algumas destas fotografias têm sido publicadas, aqui no JA'' online, com a etiqueta "photossíntese". Mais uma vez a Anselmo sai dos seus muros para participar do esforço nacional em prol da sobrevivência cultural.

Trata-se de uma iniciativa do grupo que se auto intitula como Cidadão Exemplar (ver aqui) e que tem vindo a promover variadas exposições n'A Parede, o espaço expositivo mais dinâmico da nossa cidade nos últimos meses.

Tudo convida a uma visita; o espaço agradável, a esplanada que se abre sobre o Parque Urbano e nos atira o olhar lá mais para baixo, para o rio Tejo, a extrema correcção e simpatia de todos os que trabalham no café do Fórum e, como não podia deixar de ser, as torradas do Ivo.

Hoje é o primeiro dia de Primavera e desta exposição que tu, caríssimo leitor, não vais, decerto, perder.

quinta-feira, 15 de março de 2012

CANDIDATURA APROVADA!

Todos os anos, os Centros Novos Oportunidades têm de proceder a candidaturas técnico-pedagógicas e financeiras para assegurar o seu funcionamento.
No atual quadro económico de grande dificuldade, está previsto um corte substancial de verbas para a Iniciativa Novas Oportunidades e é do conhecimento público que, infelizmente, nem todos os centros terão garantido o seu financiamento.
Neste contexto, o CNO Anselmo de Andrade submeteu a sua candidatura técnico-pedagógica e viu-se cotado com a pontuação que lhe permitiu a aprovação do financiamento.
De realçar a elevada pontuação na generalidade dos critérios de seleção, com especial enfoque para a garantia de instrumentos adequados a assegurar a igualdade de oportunidades de acesso e a existência de mecanismos que possibilitam a prossecução dos objetivos da política para a igualdade de oportunidades e igualdade de género.
É com o estímulo do reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos que continuamos a nossa atividade, em prol de novas oportunidades para todos.

Sérgio Rodrigues (profissional de RVC)

terça-feira, 13 de março de 2012

photossíntese


Direcções
Márcia Pires

sexta-feira, 9 de março de 2012

2ª visita guiada - Cova da Piedade



A Associação de Pais e Encarregados de Educação vai realizar a 2ª visita guiada no dia 17 de Março. Desta vez será à Cova da Piedade e toda a sua zona envolvente. O Dr. Alexandre Flores, Mestre em História Regional e Local vai levar-nos ao passado industrial desta freguesia de Almada. 

O local de encontro é o coreto do jardim da Cova da Piedade, às 9:30 H. 

Se quiserem participar e convidar amigos e familiares, podem fazê-lo. Só têm de confirmar junto da Associação de Pais o número de pessoas interessadas, até ao dia 13 de Março.
    

quinta-feira, 8 de março de 2012

Progorração dos prazos de inscrição para a 1ª fase dos exames nacionais (até 9 de março)

MENSAGEM N.º 3/JNE/2012 de 02/03/2012

ASSUNTO: Processos de inscrição e realização dos exames finais nacionais do ensino secundário

Subsistindo ainda algumas dúvidas em relação ao modelo atual de calendário de exames finais nacionais do ensino secundário e às novas regras de acesso ao ensino superior, nomeadamente, por parte dos alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino recorrente, o Júri Nacional de Exames vem informar o seguinte:

1. Como o calendário dos exames finais nacionais apresenta uma sobreposição nos exames das disciplinas de Economia A e História A do curso de Ciências Sociais e Humanas do ensino recorrente, os alunos que frequentam este curso, e somente estes, devem:
a) Realizar o exame de História A no dia 22 de junho, às 9h, conforme o calendário em vigor;
b) Realizar o exame de Economia A no dia 27 de junho, às 9h, sendo para este efeito elaborada uma prova extra desta disciplina. Esta prova será realizada em exclusivo nas escolas que lecionam este curso, em moldes a estabelecer pelo Júri Nacional de Exames.
Tendo em conta a possibilidade de os alunos realizarem provas de ingresso que não integrem o seu plano de estudos, e apenas no caso de sobreposição, informamos que é permitido o seguinte:

2. Um aluno de qualquer curso que pretenda realizar exames finais nacionais de disciplinas que não pertençam ao seu plano de estudos pode inscrever-se na 2.ª fase como autoproposto e utilizar estes exames como provas de ingresso, desde que tenha comparecido na 1.ª fase a uma prova do seu plano de estudos calendarizada para o mesmo dia e hora do exame a realizar na 2.ª fase. A classificação obtida, neste caso, pode ser utilizada na 1.ª fase de candidatura de acesso ao ensino superior.

3. Os alunos referidos no n.º anterior devem inscrever-se na 2.ª fase de exames no prazo estipulado para o efeito, 10 e 11 de julho.

Neste contexto, o Júri Nacional de Exames decidiu prorrogar o prazo normal de inscrições para a 1.ª fase dos exames finais nacionais até ao dia 9 de março de 2012.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Somos uma ECOESCOLA


clica nas imagens

terça-feira, 6 de março de 2012

photossíntese


Teia d'água 
Inês Silva

quinta-feira, 1 de março de 2012

Arte improvável



As formas de manifestação artística são tão variadas quanto a nossa capacidade de as aceitar e, quem sabe, de as compreender. Muitos de nós continuam a ver arte apenas quando ela está pendurada nas paredes ou assente nos soalhos de locais certificados pela Academia ou pela crítica. Mesmo aí, muitas obras causam polémica e provocam sorrisos trocistas e expressões, no mínimo, jocosas. A Arte Contemporânea não é fácil de "engolir".

Vem esta introdução a propósito de uma notícia publicada no P3 sobre um tal Ben Wilson que, entre outras coisas, anda há sete anos a pintar... chicletes esmagadas no chão de várias cidades por esse mundo fora.

Segundo o The Telegraph, Ben terá produzido mais de 10.000 (sim, dez mil!!!) exemplares desta sua bizarra forma de expressão plástica. Ao contrário do que acontece com outras estranhas formas de arte, perante esta pintura de chicletes poucos dirão a frase do costume: "Isso também eu fazia."

as hiperligações conduzem-te a lugares onde podes admirar alguns exemplares da espantosa pintura de
Ben Wilson

RS

Visita à Arriba do Cristo Rei

Do Cristo Rei ao Tejo – Uma descida no tempo

No passado dia 16 de Fevereiro de 2012, a turma B do 10º ano, acompanhada pela professora de Biologia Isabel Cabaço e pelo professor de Educação Física Pedro Oliveira, realizou uma visita de estudo à Arriba do Cristo Rei. A visita guiada pelo Geólogo Mário Estevens da C. M. A. consistiu na descida desde a zona do Cristo Rei até uma praia em contacto com o Rio Tejo, onde se analisaram formações geológicas de Almada. Assim, foi possível adquirir novos conhecimentos sobre o nosso meio envolvente, aplicar conhecimentos adquiridos em aula durante o 1º período e, além disso, reforçar as relações inter-pessoais.



Texto enviado pelos delegados do 10ºB: Rafael e Sofia

4 anos de idade

Foi no dia 25 do mês passado que se cumpriram 4 anos sobre a data do primeiro post do JA'' online. 512 posts e muitos milhares de visitas depois, continuamos a trabalhar como se hoje fosse o primeiro dia.
Gratos pela tua visita aqui continuamos, a fazer o melhor possível e um pouco mais.


Estás interessado(a) num curso de nadador salvador?



Mais informações em Caparica Mar através de arsacaparica@gmail.com


Condições para frequentar o curso
- Ter maioridade
- Ter escolaridade mínima obrigatória
- Apresentar atestado médico comprovando a boa condição física para a atividade de nadador salvador

- Prestar as seguintes provas físicas no exame de admissão:Nadar 100 metros livres (exceto decúbito dorsal) no tempo máximo de 1' 50";Natação subaquática (apneia) no tempo mínimo de 20";Nadar 25 metros em decúbito dorsal (costas), só com batimentos de pernas;Apanhar dois objetos a uma profundidade mínima de 2,00 mts.

Documentos a entregar no ato de inscrição
- Fotocópia de BI
- Uma fotografia a cores tipo passe- Atestado médico
- Comprovativo de escolaridade mínima obrigatória