Pela segunda vez este ano, dia 6 de Abril, os alunos do 12ºA receberam na nossa escola alunos da Escola Básica nº1 de Almada, do 4º ano de escolaridade, orientados pela professora Sandra Gregório. À semelhança do primeiro encontro, pretendia-se expandir os horizontes destes possíveis futuros cientistas.
A utilização de materiais pouco empregues no dia-a-dia destes pequenos convidados e a observação de uma Daphnia magna, bem como do seu alimento Chrolella vulgaris (que filtram da água), permitiram que estes contactassem com um ambiente com o qual não estão familiarizados.
As Daphnias, vulgarmente denominadas por pulgas-do-mar, são microcrustáceos que possuem um exoesqueleto transparente, sendo possível observar ao microscópio todas as partes que os constituem.
A utilização de materiais pouco empregues no dia-a-dia destes pequenos convidados e a observação de uma Daphnia magna, bem como do seu alimento Chrolella vulgaris (que filtram da água), permitiram que estes contactassem com um ambiente com o qual não estão familiarizados.
As Daphnias, vulgarmente denominadas por pulgas-do-mar, são microcrustáceos que possuem um exoesqueleto transparente, sendo possível observar ao microscópio todas as partes que os constituem.
Durante a maior parte do ano as fêmeas reproduzem-se por partenogénese, ou seja, há crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fecundação (reprodução assexuada), sendo os descendentes maioritariamente fêmeas. Contudo, em condições desfavoráveis nascem também machos, reproduzindo-se sexuadamente. A partir da fecundação, originam-se “ovos de inverno” que apenas se desenvolvem quando as condições são adequadas.
O feedback deste novo contacto com alunos mais jovens foi bastante positivo, tendo sido outra manhã gratificante para nós, já que pudemos transmitir um pouco do conhecimento que temos vindo a adquirir numa área que tanto nos interessa: a Ciência.
Ana Gonçalves 12ºA
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