quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Células Estaminais e o Futuro


No passado dia 10 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 15h30, recebemos na Casa Rural da nossa escola a Dra. Joana Boura, que veio falar um pouco sobre a sua investigação no IST (Instituto Superior Técnico) relativa a células estaminais, bem como esclarecer alguns conceitos subordinados a este tema.

As células estaminais são células “especiais” que se podem diferenciar em todo o tipo de células do nosso organismo, tendo capacidade ilimitada de multiplicação e sendo, por isso, muito importantes na cura de diversas doenças hematoncológicas. No futuro, prevê-se que se abram portas para o tratamento de outras doenças, entre as quais cardíacas e neurodegenerativas.

A hipótese mais viável para extracção deste tipo de células é a partir do sangue do cordão umbilical. Contudo, a quantidade de células extraídas desta fonte só é suficiente para ser transplantada para indivíduos até aos 20 kg. Assim, estão a existir cada vez mais parcerias entre empresas de criopreservação de células estaminais e outros institutos, como universidades, com o objectivo de desenvolver técnicas de multiplicação de células estaminais in vitro, de forma economicamente viável. É nesta possibilidade que assenta o trabalho de investigação da Dra. Joana Boura, bem como da equipa com quem trabalha.

É esta visão inovadora da ciência que nos leva ao futuro!

Agradecemos a presença da Dra., e também das turmas do 11ºB e 12ºA.

Ana Gonçalves

Filipa Fradique

Diogo Mesquita

Tomás Pinho

12ºA

2 comentários:

emiltina disse...

Uma belíssina comunicação com enfoque na investigação nacional neste campo tão promissor!

Unknown disse...

já existem bancos de dados destas células no acto de nascer