sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Casa Fernando Pessoa



No dia 15 de Dezembro de 2010, a turma A do 12º ano da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade dirigiu-se a Lisboa, onde visitou a Casa Fernando Pessoa, no âmbito da disciplina de Português. Para tal, fez-se acompanhar pela professora Rosário Marques e pelo professor Sérgio Valente.
Inaugurada em 1993, a Casa Fernando Pessoa encontra-se dividida em várias partes: um auditório, um jardim, salas de exposição, uma biblioteca e uma parte do espólio do poeta.
Na primeira parte da visita, um dos guias falou-nos um pouco sobre esta divisão, nomeadamente acerca da biblioteca, que se encontra aberta ao público no piso inferior do edifício, e da sua composição. Esta encontra-se organizada em três núcleos essenciais: a biblioteca particular do poeta, a biblioteca pessoana activa e passiva e um fundo de poesia portuguesa e estrangeira.
Posteriormente, fomos guiados ao último quarto em que o poeta viveu e aí pudemos ver alguns dos seus objectos pessoais, como, por exemplo, a sua máquina de escrever e a cómoda sobre a qual escreveu três dos seus maiores poemas: O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, A Chuva Oblíqua, de Fernando Pessoa, e a Ode Triunfal, de Álvaro de Campos.
Na segunda e última parte, assistimos a uma palestra onde nos foram apresentadas algumas informações relativas à vida de Fernando Pessoa: onde e quando nasceu, as suas habilitações literárias, as funções que desempenhou, as obras que publicou, o tipo de relações que mantinha com as pessoas, entre outros aspectos. Nesta apresentação, houve também a participação de alguns alunos, que leram alguns textos do poeta ou artigos sobre ele.
O aspecto mais benéfico desta visita foi o conhecimento de alguns aspectos da vida pessoal do poeta que são menos divulgados. Algumas das obras escritas por Fernando Pessoa podem ser compreendidas à luz destas informações, uma vez que a sua vida quotidiana se reflectia nos textos que nos deixou.


Bárbara Nunes, nº5, 12A

Sem comentários: