quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Tempo de férias


O JA'' deseja a todos os leitores umas férias descansadas
(ou não, depende dos vossos anseios)
e que a vida vos corra de feição.

Para os que celebram o Natal deseja que recebam as prendinhas que merecem e não esqueçam o espírito da coisa, que é, afinal, o mais importante.

Resumindo e concluindo: boas férias para todos.
No próximo ano cá estaremos para o que der e vier.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Prémio Pessoa distingue Maria do Carmo Fonseca


a cientista foi uma das 8 personalidades selecionadas para ilustrar o Portugal de sucesso numa recente campanha internacional


Maria do Carmo Fonseca foi a vencedora do Prémio Pessoa 2010. A cientista foi distinguida pelo seu trabalho na identificação dos mecanismos de transmissão de mensagens no interior da célula.

Professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e diretora do Instituto de Medicina Molecular, tornou-se na primeira mulher cientista a vencer o Prémio Pessoa. Saliente-se ainda que estudou no Liceu Nacional de Almada, tendo sido aluna da professora Alicinda Farias e destacando-se então já pelo rigor e interesse científico que lhe valeram desde cedo grande prestígio!

Saúde - Prémio Pessoa distingue Maria do Carmo Fonseca - RTP Noticias, Vídeo


informação enviada pela Professora Emiltina Matos

sábado, 18 de dezembro de 2010

SóS





Fotos da apresentação das turmas de teatro 9ºC e D que decorreu no dia 10 de Dezembro durante os intervalos da manhã no recinto da entrada da escola e junto ao bloco 6.

A apresentação, com o título “SÓS”, foi o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da construção de personagem na disciplina de teatro. Além de ser um exercício escolar tinha também como objectivo alertar toda a gente para a problemática da solidão na terceira idade e a violência exercida contra os idosos.

Foram também distribuídos folhetos fornecidos pela APAV – apoio à vítima em colaboração com a professora Emiltina Matos.

A apresentação foi bem acolhida pela Comunidade escolar, obrigada a todos!

Prof. de Teatro Fátima Pinto

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cantar o Natal


O Coro da Anselmo oferece um concerto de Natal no próximo Domingo, 19 de Dezembro, pelas onze horas e trinta minutos da manhã, na Igreja de Santiago em Almada (junto ao Castelo).

Este concerto faz parte do programa com título genérico "Do Natal aos Reis em Coro", organizado pela Câmara Municipal de Almada (ver mais informação clicando aqui).

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bem-vindos ao café República!


Realiza-se na próxima quarta-feira (hoje mesmo) uma “tertúlia republicana” na nossa escola. Será na Biblioteca, pelo cair da tarde. Evocaremos política e literatura sob o signo da República, da contestação anti-monárquica (e anti-britânica) de finais do séc. XIX até à actualidade, da Geração de 70 a Saramago. Saberemos o que pensam jovens de hoje sobre o dilema República/monarquia.

Teremos música, leituras, chá e bolinhos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Em contemplação



Não há local mais próximo de mim, que mais serenidade me traga do que a praia; agora no Inverno a qualquer altura do dia e no Verão de manhã bem cedo e ao pôr-do-sol. Nestas alturas a praia está deserta e o imenso areal está despido de pessoas. Nesta estação do frio e dos ventos ferozes o mar e as suas ondas rebentam na costa livremente lançando a salgada espuma pelo ar. É cheiro a maresia, o toque das minúsculas gotas no meu rosto, o sabor ligeiro a sal nos meus lábios, o estalar do mar, a visão do vazio. Os meus olhos estão fechados.
Do que é composta a vida afinal? O que deve cada um de nós esperar dela? Como pode alguém ter a coragem de se sentir desafortunado depois de tantos meses velozes sabendo de vidas perdidas, vidas mantidas por sorte, ou vontade divina; vidas que não conseguimos saber se não estariam melhor retiradas do que assim mantidas? Como pode alguém amaldiçoar a sua sorte depois de tomar conhecimento da sorte tão amaldiçoada dos outros? Como pode uma pessoa dizer que não quer saber? Quando no meio onde um indivíduo se encontra é composto por pessoas visivelmente afortunadas e sortudos cegos e ele ou ela são desafortunados que vivem no mundo de azarados muito maiores, tudo o que os desafortunados têm a fazer é deixar-se ir pelos momentos bons e sentir a sua tristeza nos momentos maus tal como se deixa o mar ir e vir em função da influência da lua em si.
De manhã, na praia, no Verão, o mar frio e o sol ainda a aquecendo o ar afastam os corpos preguiçosos da areia e da água. E nessa altura em que não mais estão no areal do que as gaivotas e os silenciosos, eu vejo o céu e oiço os sons mocos do oceano, boiando ao sabor das ondas. O meu corpo está leve.
Com tantas formas que há na vida de lidar com o que nos está destinado, como sabemos qual a mais certa para nós e a que custo? Que devemos procurar para cada um de nós? Em que devemos acreditar e conhecer, ou desconhecer e não acreditar? Onde se marca a linha que separa o nosso destino, do nosso livre-arbítrio? Onde está a Verdade? Que haja um Deus; que haja um não haver Deus, o sujeito só encontra aquilo a que está destinado e faz por encontrar. A paz e o equilíbrio se seguem. Homh! «Eu sou».
Ao pôr-do-sol, em que a brisa que corre ainda quente, a praia fica de novo só para mim, o eu poeta que há na escuridão da juventude. O sol parece abraçar o mar pelas costas e este parece sorrir e serenar perante a lua que surge-lhe brilhante. Estou de pé com os braços atrás das costas e os pés a receberem com a ondulação arrepiando-me corpo e alma. O meu coração está sereno.
Porquê? Como? De que maneira? Porquê todo o mundo vê no amor o melhor dos sentimentos? Como sentem as pessoas esse pensamento? De que maneira é que pode ser o amor o melhor de todos os sentimentos? Não haverá nas pessoas a razão e a lógica e o auto-controlo? É possível que seja tão grande a cegueira? Como pode um sentimento com tantas fragilidades, pontos fracos e parcialidade ser o melhor sentimento que o ser humano pode experenciar?
A felicidade é o supremo sentimento, é a fonte da continuidade da existência humana. A felicidade só traz felicidade; não há ilusões, não há rasteiros, não há aspectos negativos em se estar feliz. A felicidade pode ser encontrada por inúmeros caminhos e pode ser encontrada sem estar dependente de ninguém. O amor? Esse pode ser a fonte de felicidade de muitos mas é uma fonte que pode facilmente secar, traz dor, está dependente do outro, pode facilmente ser ilusório, pode ser fonte dos piores dos sentimentos. Para aqueles que só vêm a mais feia face do amor quando para ele sorriem, esperar sem amar até que a face bela do amor nos procure, é a maneira de o indiviudo se poder sujeitar a amar.
A praia é o processo completo pelo qual eu posso passar em meditação e serenidade. O mar lava, o vento leva, a areia retém e subterra.
Fernando Tomáz

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projecto 2 ways




Decorreu em Bruxelas, no Parlamento Europeu, o evento final do projecto 2WAYS coordenado pela EUSCEA, que tem por objectivo promover actividades sobre temáticas relativas às ciências da vida.
Participaram alunos do ensino secundário de 17 nacionalidades. Portugal esteve representado pelos alunos Francisca Manarte (escola secundária Garcia de Orta, Porto) e Tomás Pinho (aluno do 12ºA da nossa escola).
Nos dias 29 e 30 de Novembro teve lugar o Young Europeans Science Parliament tendo sido debatidos os seguintes temas:
 O uso de células estaminais: prós e contras.
 A utilização dos resultados de testes genéticos: consequências para a sociedade.
 Genes e comportamento: Quando os genes despoletam comportamentos agressivos.
 Medicina personalizada: diagnósticos a partir da análise de ADN.
A sessão inaugural no Museu de Ciência e a recepção foi feita no edifício da câmara municipal, sito na Grand Place. Os alunos foram distribuídos pelos 4 temas, tendo trabalhado em grupos que constituíram as comissões parlamentares com cerca de 13 estudantes cada.

As sessões de trabalho iniciaram-se com jogos de conhecimento interpessoal, decorreram em horário intensivo e possibilitaram uma importante reflexão e tomada de posição relativamente aos temas em discussão.
Cada comissão apresentou um documento que contemplava os considerandos e as propostas que foram defendidas, analisadas e votadas em sessão plenária realizada no dia 1 de Dezembro numa das salas do Parlamento Europeu.
A intervenção dos estudantes foi fantástica, sendo de realçar a postura dos intervenientes e a eloquência das intervenções. O Tomás interveio para questionar algumas das propostas apresentadas pelas comissões e ainda para sintetizar as propostas referentes ao tema 2. E fê-lo num inglês fluente, num tom ajustado e com convicção!
Houve ainda oportunidade para visitar o centro da cidade, tomar chocolate quente, provar e comprar chocolates. O social gathering teve lugar na Place Luxembourg e na noite de 1 de Dezembro deliciámo-nos com o espectáculo de luz e som na Grand Place: um autêntico postal de natal a que não faltou a neve!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Concerto de Fim de Período


o professor José Galvão tem o prazer de vos convidar para

o grandioso

Concerto de Final de Período

Dia 9 de Dezembro às 19:30 no refeitório

da Escola Secundária Anselmo de Andrade

com actuações dos

Alunos do turno de música do 8º C

e os convidados

Trio do 5ºA

Desafinados em Dó Maior

apoios

Toy Matias (Aparelhagem e operação de som)

Nuno Espada (Gravação áudio)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A queda das consoantes mudas (e outras histórias)

Sessão sobre o Acordo Ortográfico

Realizou-se no dia 29 de Novembro, no auditório da Casa Rural, uma sessão, dirigida a professores do Agrupamento, sobre o Acordo Ortográfico, dinamizada pela professora Edite Prada. Esta iniciativa foi patrocinada pela Associação de Professores de Almada, em parceria com a Biblioteca da escola e o Projeto ALReP.

Apesar de alguns professores já conviverem bem com as mudanças implementadas, as dúvidas que se levantam continuam a ser muitas e todos reconheceram a pertinência desta sessão e até a necessidade de dar continuidade a este trabalho, dada a implementação da nova grafia, na escola, já no próximo ano letivo. Note-se que continua a haver um vazio de informação, por parte do Ministério da Educação, relativamente ao modo como será implementado o Acordo.

De uma forma entusiasta, a professora Edite Prada fez uma breve resenha histórica sobre a ortografia portuguesa nas suas diversas fases (desde o século XII até aos nossos dias) e apresentou as principais alterações ortográficas introduzidas neste Acordo. Tivemos, ainda, oportunidade de realizar um trabalho prático de reconhecimento e aplicação das novas regras.

Na realidade, tomámos consciência de que as mudanças não são assim tantas… mas que não vai ser fácil adaptarmo-nos.
Para que possa recolher mais informação sobre o Acordo e consultar um Dicionário de Língua Portuguesa já atualizado, recomendamos os seguintes sítios:

http://www.portaldalinguaportuguesa.org
http://www.infopedia.pt
http://www.portuguesexato.pt

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Teatro na Anselmo (10 de dezembro)


Os alunos de Teatro das turmas C e D do 9ºano
apresentam
“ SÓS “
o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da construção de personagens
que tem como base o tema da solidão na terceira idade
Esta apresentação decorrerá durante os intervalos da manhã do próximo dia
10 de Dezembro,
no recinto da entrada da escola e junto ao Bloco 6

Prof. de Teatro Fátima Pinto