segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projecto 2 ways




Decorreu em Bruxelas, no Parlamento Europeu, o evento final do projecto 2WAYS coordenado pela EUSCEA, que tem por objectivo promover actividades sobre temáticas relativas às ciências da vida.
Participaram alunos do ensino secundário de 17 nacionalidades. Portugal esteve representado pelos alunos Francisca Manarte (escola secundária Garcia de Orta, Porto) e Tomás Pinho (aluno do 12ºA da nossa escola).
Nos dias 29 e 30 de Novembro teve lugar o Young Europeans Science Parliament tendo sido debatidos os seguintes temas:
 O uso de células estaminais: prós e contras.
 A utilização dos resultados de testes genéticos: consequências para a sociedade.
 Genes e comportamento: Quando os genes despoletam comportamentos agressivos.
 Medicina personalizada: diagnósticos a partir da análise de ADN.
A sessão inaugural no Museu de Ciência e a recepção foi feita no edifício da câmara municipal, sito na Grand Place. Os alunos foram distribuídos pelos 4 temas, tendo trabalhado em grupos que constituíram as comissões parlamentares com cerca de 13 estudantes cada.

As sessões de trabalho iniciaram-se com jogos de conhecimento interpessoal, decorreram em horário intensivo e possibilitaram uma importante reflexão e tomada de posição relativamente aos temas em discussão.
Cada comissão apresentou um documento que contemplava os considerandos e as propostas que foram defendidas, analisadas e votadas em sessão plenária realizada no dia 1 de Dezembro numa das salas do Parlamento Europeu.
A intervenção dos estudantes foi fantástica, sendo de realçar a postura dos intervenientes e a eloquência das intervenções. O Tomás interveio para questionar algumas das propostas apresentadas pelas comissões e ainda para sintetizar as propostas referentes ao tema 2. E fê-lo num inglês fluente, num tom ajustado e com convicção!
Houve ainda oportunidade para visitar o centro da cidade, tomar chocolate quente, provar e comprar chocolates. O social gathering teve lugar na Place Luxembourg e na noite de 1 de Dezembro deliciámo-nos com o espectáculo de luz e som na Grand Place: um autêntico postal de natal a que não faltou a neve!

Sem comentários: