quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Blogue do Desportista


O JA'' chama a atenção dos seus leitores para mais um Blogue criado e mantido por alunos da Anselmo. Trata-se de O Blogue do Desportista que, a partir de hoje, se encontra acessível a partir da nossa lista de Blogues, aí ao lado, no sidebar.

Não há informação específica sobre os autores além de uma foto e o subtítulo do Blogue é "O Sítio do Desporto".

No post de abertura o leitor é informado de que O Blogue do Desportista está relacionado com o projecto Sedentarismo e Sociedade e é animado por alunos do 12º A.

Estás informado, caro leitor. Fica bem que nós também.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Mais Prémio Anselmo


Mais uma sequência de fotos da exposição e trabalhos a concurso ao Prémio Anselmo de Andrade 2009.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO



Continuam em exposição no bloco 1 os trabalhos de artes plásticas candidatos ao Prémio Anselmo de Andrade. Os objectos tridimensionais encontram-se na Biblioteca. A exposição manter-se-à aberta até à próxima 5ª feira dia 30 de Abril. Nesse dia terá lugar a reunião do júri para decidir da atribuição dos prémios que serão entregues em data e local a anunciar brevemente.
Visita a exposição. Os trabalhos só ganham significado quando forem vistos pelos teus olhos.
RS












sexta-feira, 24 de abril de 2009

Proposta de reflexão para este 25 de Abril

ilustração retirada do blogue O Cantinho da Educação


Mais logo terão lugar as comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril ali mais em cima, na Praça da Liberdade, em Almada.

Já lá vão 35 anos e ganhámos o hábito de dizer que vivemos em Democracia. Mas será que a palavra Democracia ainda tem algum significado?

Ao longo do ano de 2009 vivemos alguns dos momentos mais empolgantes destes 35 anos. Nós, professores, está bom de ver. Refiro-me às duas manifestações realizadas em Lisboa, duas magistrais demonstrações de indignação, sentido cívico e de classe, das maiores que o nosso país teve oportunidade de ver desde que pode orgulhar-se de se chamar Portugal. Todos os que subiram as avenidas da capital nessas manifestações fizeram-no na convicção de que estavam a participar de um movimento de protesto mais do que justo, obrigatório. Um protesto contra um certo estilo de exercício do poder que não está de acordo com aquilo que imaginamos digno de uma sociedade democrática. Levantámos uma tal onda de contestação que toda a sociedade portuguesa voltou para nós um olhar algo surpreendido. Os professores davam, pela primeira vez na vida, uma clara lição de cidadania capaz de fazer acreditar ao mais desconfiado que constituem uma classe de trabalhadores unidos em torno de convicções próprias e, acima de tudo, uma classe corajosa e orgulhosa de o ser. À nossa luta respondeu o governo, através do seu ministéro da educação, com desprezo e uma campanha de desinformação digna do regime deposto, faz amanhã, 35 anos.

As manifestações passaram à história. Os problemas foram camuflados com sucessivas camadas de "simplex". Voltámos ao nosso quotidiano nas escolas sob uma chuva de ameaças mais ou menos veladas, no sentido de nos pressionar a aceitarmos aquilo que havíamos declarado, alto e bom som, ser de todo inaceitável. Ficámos entregues à nossa consciência. Entregar ou não entregar objectivos, aceitar ou não o inenarrável modelo de avaliação de desempenho, retocado, retorcido e maquilhado? Essas eram as questões a que teríamos de dar resposta. E respondemos.

Na reunião sindical realizada na nossa escola na passada 4ª feira, dia 23 de Abril, o delegado sindical, questionado sobre a percentagem de professores que, a nível nacional, acabaram por torcer o bico ao prego, entregando os famigerados objectivos individuais, respondeu que terá sido de, aproximadamente, 70%. Setenta por cento!!! Setenta por cento??? O que aconteceu à classe que tão orgulhosamente desfilara nas avenidas de Lisboa? O que aconteceu ao espírito de luta e ao impulso contestatário que tão fortemente manifestámos?

Neste dia de reflexão sobre os rumos da nossa Democracia sinto-me desapontado. Afinal reduzimos os valores democráticos à sua mais infíma expressão. Não só não demos nenhuma lição de cidadania ao país com a nossa luta como, ainda por cima, hipotecámos a nossa imagem e ridicularizámos a nossa classe aos olhos da opinião pública.

Com que autoridade regressaremos à rua para novas manifestações de repúdio para com um modelo de avaliação que, afinal, aceitámos?

Deixo a todos esta proposta de reflexão.

Viva o 25 de Abril.
Rui Silvares, professor

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Prémio Anselmo - Artes Plásticas

Prémio Anselmo de Andrade
Joana
Bon Jovi
Desenho a grafite, tamanho A4

Devido a questões relacionadas com as condições de montagem da exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio Anselmo de Andrade na vertente de Artes plásticas, não foi possível colocar nas paredes o desenho que ilustra este post. No entanto, e porque o trabalho aqui apresentado foi entregue dentro dos prazos estabelecidos, a organização do Prémio considerou que devia expô-lo publicamente.

A solução encontrada foi esta. Assim, até ao próximo dia 30, data de encerramento da exposição, o desenho da Joana ficará visível no sidebar. Depois dessa data, coincidindo com a desmontagem dos restantes trabalhos, o desenho sairá de exposição pública.

Friedrich Staps; morrer pela liberdade aos dezassete anos

A Batalha de Essling, Maio de 1809, por Fernand-Anne Piestre Cormon



No momento em que, a propósito do 25 de Abril, se fala e se escreve sobre Liberdade, não será despropositado lembrar Friedrich Staps, o jovem alemão que tentou assassinar Napoleão Bonaparte, numa altura em que os exércitos franceses não despertavam já sentimentos de admiração, antes de repulsa, pelos territórios por onde passavam. Os países conquistados não viam reflectidos nas Águias Imperiais os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade proclamados pela Revolução Francesa. Os ventos haviam mudado e eram agora as nações vergadas pela França que começavam a gritar por liberdade. Nascia o Nacionalismo, essa faca de dois gumes, esse pau de dois bicos em nome do qual milhões de seres humanos têm sido atirados para a morte.
O drama de Staps decorre em 1809, após a sangrenta batalha de Essling – primeiro desaire napoleónico, um verdadeiro prenúncio dos anos seguintes. Friedrich Staps, movido pelo desejo de eliminar o homem que considera a fonte de todos os males que assolam a Europa, desloca-se a Schönbrunn, o Palácio Imperial Austríaco, onde decorre uma parada das tropas francesas. Aproxima-se de Napoleão mas é detido. Revistado – tinha consigo uma enorme faca de cozinha – afirma querer matar o Imperador. Informado, este manda chamá-lo. A conversa entre Staps e Napoleão foi presenciada por várias personalidades e traduzida pelo general Rapp, uma vez que o jovem mal falava Francês. Encontramo-la reproduzida em inúmeras obras, a partir do testemunho que o próprio Rapp nos deixou nas suas Memórias. Eis esse diálogo, reproduzido uma vez mais, entre o Imperador dos Franceses e o «fanático de Schönbrunn», no dizer daquele.
“Napoleão: Que quereis fazer com a vossa faca?
Staps: Matar-vos.
N: Sois louco, jovem; sois um iluminado.
S: Não sou louco. Não sei o que é um iluminado.
N: Então estais doente.
S: Não estou doente. Estou muito bem.
N: Porque me quereis matar?
S: Por que fazeis a infelicidade do meu país.
N: Fiz-vos algum mal?
S: Como a todos os Alemães!
N: Por quem haveis sido enviado? Quem vos impeliu a este crime?
S: Ninguém. Foi a intima convicção de que ao matar-vos presto o maior dos serviços ao meu país e à Europa, que me pôs as armas na mão.”
Napoleão convence-se de que está na presença de um louco e manda chamar o doutor Corvisart para tomar o pulso a Staps. Este não resiste e permanece calmo.
“S: Não é verdade que não estou nada doente?
C: O senhor está bem.
Staps para Napoleão: Eu bem vos havia dito!
N: Sois um exaltado e causais a perda da vossa família. Conceder-vos-ei a vida se pedirdes perdão do crime que haveis querido cometer e do qual vos deveis sentir envergonhado.
S: Não pretendo qualquer perdão. Sinto o mais profundo desgosto de o não ter conseguido!
N: Diabo! Parece que um crime nada é para vós!
S: Matar-vos não é um crime; é um dever!
N: De quem é o retrato que encontraram convosco?
S: É de uma jovem que eu amo…
N: Ela vai afligir-se com a vossa aventura!
S: Vai afligir-se por eu não ter sido bem sucedido. Ela odeia-vos tanto quanto eu!
N: Mas enfim, se eu vos perdoar, ficar-me-eis grato?
S: Não deixarei de vos matar por isso!”
Perante esta resposta, Napoleão, exasperado, mandou levar o jovem. O seu destino estava traçado. Friedrich Staps foi fuzilado no dia 17 de Outubro de 1809. Morreu a gritar “Viva a Liberdade! Viva a Alemanha! Morte ao seu tirano!” Quanto ao Imperador, não compreendeu ou não quis compreender o sinal dos tempos de que aquele rapaz era portador. Teve outros que também não seguiu. No leito de morte, poucos dias após a batalha de Essling, o marechal Lannes dissera-lhe: “Nunca serás mais forte do que eras, mas podes ser mais amado…” Como sabemos, Napoleão não seguiu este conselho e perdeu tudo.


Professor Orlando Lourenço

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Exposição


Já se encontram em exposição os trabalhos a concurso ao Prémio Anselmo de Andrade, vertente de Artes Plásticas. Uma parte dos trabalhos está no interior da Biblioteca, outra no patamar do andar superior no bloco 1, junto à entrada da referida Biblioteca. É de realçar a boa qualidade do conjunto das obras em exposição, a pedir visita e olhares atentos de todos quantos frequentam a nossa Escola ou, mais simplesmente, a visitam.

Nos próximos dias iremos colocar no JA'' online fotos da exposição e alguns comentários das mesmas. Nem todos os objectos expostos são de fácil aceitação, nem têm leituras fáceis ou imediatas. Há algumas peças provocatórias, outras pouco comuns. Há ainda trabalhos que toda a gente aceita com facilidade. Enfim, trata-se de uma exposição de Arte Contemporânea produzida por alunos da Anselmo que, ao longo dos anos, nos têm habituado a um nível de qualidade bastante apreciável.

Não percas a exposição. Fica atento ao JA''. Comenta, critica... participa!
Nota: a organização do Prémio Anselmo de Andrade regozija-se pelo facto de ter havido uma participação assinalável nas outras vertentes, na Literária e, quase inédito, houve dois trabalhos entregues na área Científica. Brevemente daremos notícias mais pormenorizadas relativamente a estes trabalhos.
RS

Projecto activo


Quarta-feira, dia 25 de Março, no âmbito do “Projecto Daphnia”, recebemos na nossa escola, alunos do 3º ano da Escola EB1/JI do Pragal para realização de actividades experimentais onde se testou o efeito do álcool e da nicotina no ritmo cardíaco das dáfnias. Acompanharam estes alunos as professoras Conceição Silva e Ana Sofia.

Com esta actividade pretendemos progressivamente incluir as turmas do 1º ciclo numa acção que consideramos preventiva dos efeitos nefastos causados por substâncias psicoactivas.
Participou também a turma do 7º B da professora Lourdes Rodrigues.A actividade foi realizada pelos alunos do 12ºA que, junto dos alunos mais novos, tiveram um papel educador e influente.

Foram responsáveis pela actividade as professoras Lourdes Rodrigues e Filomena Sousa.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Trabalhar para o Oscar


O JA'' recebeu por e-mail a informação que se segue e que aqui a coloca à disposição dos seus leitores (e mais quem venha).
Trata-se de um concurso apetecível. Talvez menos suculento que certas receitas de fast food mas decerto mais recomendável que a maior parte das coisas que o pessoalzinho come e consome todos os dias.
Seguindo as hiperligações tens acesso aos filmes que concorreram no ano passado e, talvez, possas acender algumas luzinhas lá para o fundo da tua caverna craniana.
É "só" fazer um roteiro criativo, pegar na câmara de filmar e avançar sem medos para a produção de um filmezinho que mereça um Oscar. Coisa pouca.


*FOOD 4 US**2009 Edition

The Video Competition for a Healthy Diet starts again!


Campanha sobre uma Alimentação saudável e correcta, dirigida a professores e alunos com idades entre os 14 e os 19 anos.

É uma competição para a produção de um *spot video*, que oferece aos estudantes a oportunidade de expressarem criatividade e opiniões no âmbito do tema: "Os jovens e uma dieta informada".


**Spot video: entre 30 e 45 segundos.


*Backstage:* até 3 minutos (deve documentar as escolhas, as motivações, as fases do trabalho que envolveu alunos e professores).

Grupos de trabalho: até 10 estudantes de uma mesma turma ou de diferentes turmas de uma escola.
O prémio é uma fantástica estadia em Itália.
Limite de entrega dos trabalhos: 29 Maio 2009


*Consulta a informação em: http://www.food-4u.it/

terça-feira, 14 de abril de 2009

Mini-Jogos Olímpicos







Quarta-feira, dia 25 de Março, realizaram-se nos campos desportivos e no pavilhão da escola, os “Iº Mini-Jogos Olímpicos Anselmo 2009” no âmbito da disciplina de Área de Projecto de 12º Ano.
Com esta actividade, os alunos do 12ºA responsáveis pelo projecto “Sociedade e Sedentarismo” pretenderam sensibilizar para a importância da prática de actividade física no estilo de vida, que se pretende saudável.
Estiveram envolvidas 14 turmas dos 5º, 6º e 7º anos, que praticaram as modalidades de andebol, futebol, basquetebol, badminton e atletismo.
Para a realização da iniciativa contámos com a colaboração do Departamento de Educação Física, que disponibilizou os espaços e os materiais necessários. O projecto contou ainda com o patrocínio do café XPTO, que contribuiu com sandes e águas para os participantes e organizadores.
Agradecemos a todos que connosco colaboraram, em especial à Comissão Executiva Instaladora, pelo apoio e disponibilidade prestados para a realização deste evento.
Foram responsáveis pela actividade as professoras Filomena Sousa e Cristina Sousa.

Salto em comprimento (recorde olímpico?)