sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Um olhar atento...

Amor é...
Amor não é...
No passado dia 13 de Fevereiro, a nossa escola levou a cabo um conjunto de iniciativas no âmbito da celebração do Dia de São Valentim. Estes eventos contaram com demonstrações mímicas do grupo de teatro, exposição de cartazes realizados pelas turmas e o tradicional envio de cartas de amor. Os responsáveis do projecto “Educação para a Saúde” aproveitaram a ocasião para, através dos trabalhos dos alunos, transmitir mensagens e informações esclarecedoras e positivas no que respeita à formação cívica e emocional dos jovens.
Os alunos do 9ºA elaboraram cartazes subordinados aos temas “Amor é…” e “Amor não é…” dando corpo a uma campanha nacional Contra a Violência no Namoro.
As animações teatrais, das turmas 9º E e 9º F, decorreram no período dos intervalos lectivos, baseando-se em representações corporais estáticas ou dinâmicas das diferentes contrapartidas do namoro “o que o amor deve ser” e “o que o amor não deve ser”, nas palavras de uma das alunas participantes. Dividindo-se em dois grupos distintos, encarnaram o lado negativo, com toda a repressão associada às práticas de violência, e o lado positivo e afectivo, com o carinho, a fresca jovialidade de uma relação saudável em todo o seu romantismo.
Em vestes simples, mas repletas de mensagens que decoravam as camisolas, os alunos demonstraram o propósito das suas representações: liam-se no grupo do amor palavras como “amizade, atracção” e “paixão por respeito”, encenavam-se beijos, passeios, dedicatórias. No grupo contrário jogava-se com a crueza e a ironia, como no caso de uma dupla que representava a subjugação de um dos elementos, acorrentado pela parceira e de joelhos no chão, levando a mensagem “És o meu melhor amigo” (na foto).
Curiosos, os estudantes com os quais contactámos revelaram uma grande abertura e satisfação pela iniciativa, e tanto os próprios intervenientes como os observadores expressaram os seus desejos de continuidade face a este tipo de animações.
A opinião dos jovens relativamente aos relacionamentos e à problemática da violência foi unânime - a violência nunca deve ser um recurso, sendo que amor e violência são conceitos profundamente opostos. Demonstraram ainda a importância do respeito e da compreensão mútua como essenciais a uma relação harmoniosa.
No que respeita à dinamização dos espaços escolares, o átrio junto à sala dos professores foi decorado com cartazes e a criatividade de variadas turmas, nomeadamente no âmbito do projecto Sexualidade e Afectos. No bloco 6, a Associação de Estudantes pôs ao dispor dos colegas uma caixa de cartão onde poderiam depositar as suas cartas de amor que, devidamente identificadas, seriam entregues aos destinatários para “surpreender a cara-metade”.
Neste dia que antecedeu a celebração do Dia dos Namorados, que actualmente é tomado pela superficialidade das práticas consumistas, a nossa escola demonstrou como colectiva e criativamente é possível alertar consciências. Ajudando a reabilitar a verdadeira essência desta festividade, que não é feita de um dia mas de todos os dias, relembrou-nos do significado do afecto, do quão simples, belo e necessário é o amor.

Helena Simões, 12ºE

1 ano de vida!


O JA'' online fez um ano de vida no dia 25 do corrente mês de Fevereiro. Esta é a 92ª mensagem. Há um ano atrás começámos assim (vá lá, clica aqui e recorda o 1º post).

Hoje renovamos o convite de há um anito atrás: tu, leitor, fazes parte disto!

Sempre que tiveres algo a dizer, não hesites, comenta! Envia-nos os teus textos e as tuas imagens para que possamos fazer um blogue-jornal vivo e actuante. O nosso e-amil está sempre aberto e receptivo.

Força aí e parabéns a nós próprios!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Na(ão)morados-26 fotos por aí abaixo!




Na passada sexta – feira, dia 13, as turmas de teatro, o 9ºE do Prof. Paulo Vieira e o 9 ºF da Prof. Fátima Pinto, apresentaram uma animação com o título " Dia dos Na(ão)morados".
Esta iniciativa foi inserida no Projecto Educação para a Saúde e na Campanha Contra a Violência no Namoro.
A turma 9ºF tinha a seu cargo o tema "O Amor é…" e o 9ºE "O Amor não é…". Enquanto que a 1ª começou com um coro do poema "É urgente o Amor" do poeta Eugénio de Andrade, e depois explorou cenas de pares românticos criadas a partir de excertos de textos dramáticos.
A 2ª turma criou 13 cenas estáticas que tinham como ideia principal representar, de uma forma irónica, imagens de violência nas relações amorosas, nas suas diferentes vertentes em termos de escolhas sexuais, e acabou com uma coreografia irónica em coro da música Torn da cantora Natalie Imbruglia.
Foi muito bem aceite pela Comunidade Escolar, que assistiu entusiasmada às diversas representações. Gostámos de um comentário que ouvimos de alguém e passamos a citar "era assim que a escola devia ser todos os dias".

P.S. Queremos agradecer a colaboração da Associação de Estudantes que, através da rádio da escola, colocou a banda sonora composta por músicas românticas (ou talvez não), que nós criámos para esta actividade.
Paulo Vieira e Fátima Pinto
Segue as hiperligações!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As coisas sucedem(-se)


Na passada sexta-feira 13 (úúúúú, que medo!) aconteceram na nossa escola umas quantas animações de intervalo promovidas pelas turmas da disciplina de Teatro, inseridas no Projecto Educação para a Saúde e na Campanha contra a Violência no Namoro.
O título genérico das animações que foram para os pátios no turno da manhã era “Dia dos Na(ão)morados” . Os professores responsáveis? Paulo Vieira e Fátima Pinto.


Entretanto a exposição noticiada no post anterior mudou de aspecto. Desapareceram as pinturas da Arte Pop (Pop Art) ou talvez nem tanto. Decerto estão encostadas a uma parede qualquer à espera que algo aconteça. No seu lugar surgem agora uma série de cartazes (ou algo do género) relacionados com a violência no namoro. Lá mais para cima, no patamar da Biblioteca, continuam expostas as pranchas de BD.


Até quando? Até quando Deus quiser. Pelo menos.
RS
Notícia JA''

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Exposições no Bloco 1



De 6 a 27 de Fevereiro estão a decorrer, no bloco 1, duas exposições de trabalhos das turmas A, B, D, E do 8º ano no âmbito da disciplina de Educação Visual.


No primeiro patamar, quando sobes as escadas, está exposto um conjunto de auto-retratos. Estas pinturas exploram as potencialidades de um material, o guache, e permitem aplicar uma gama de diferentes tons de uma mesma cor sobre uma foto do artista que, assim, se pinta a si próprio com grande espectacularidade.

Esta técnica está, de algum modo, associada à obra de um artista chamado Andy Warhol que foi um dos nomes mais importantes da Arte Pop (ou Pop Art, em inglês). Ficaram célebres os seus retratos de figuras famosas, como esse aí em baixo da Marylin Monroe que tu deves conhecer de algum lado.

É por isso que esta parte da exposição tem por título "Pop Art ou talvez não".
Depois, subindo até ao patamar da entrada da Biblioteca, encontras uma exposição de Bandas Desenhadas de uma página. As temáticas e as técnicas são muito variadas. Exploraram-se as potencialidades narrativas dessa arte (a que chamam a 9ª arte).
Paulo Vieira é o professor responsável.
E pronto. Se ainda não viste estas exposições não sei do que estás à espera.
Notícia JA''

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O Pato Donald e o Money


À Procura do Assassino do Pato Donald

Show me the money


No dia 27 de Janeiro de 2009, nos intervalos do turno da manhã
as Turmas D e E do 8º Ano apresentaram as Animações de intervalo / Espectáculos de final de turno:

“À Procura do Assassino do Pato Donald”

e

“Show me the money”

Além de servir para pôr em práctica o trabalho desenvolvido pelos alunos na Disciplina da Educação Artística, este tipo de actividades cria sempre um ambiente diferente, peculiar e até alegre, no dia-a-dia da nossa escola.

Informação enviada pelo Prof. responsável, Paulo Vieira.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Montra de Livros de Fevereiro


A partir de hoje, dia 9, a Biblioteca tem à disposição de toda a comunidade educativa uma nova Montra de Livros. Ao longo do mês de Fevereiro a montra é dedicada à Literatura.

O objectivo desta iniciativa é a divulgação de obras subordinadas a diversas áreas temáticas.
Os livros podem ser adquiridos com 10% de desconto.

Janeiro - Ciência e Saúde
Fevereiro - Literatura
Março - Ambiente
Abril - História
Maio - Arte

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Aula aberta com o Principezinho


Os alunos das turmas 7ºC e 7ºD realizaram no dia 2 de Fevereiro, uma aula aberta de Teatro,
Para isso convidaram a comunidade escolar a assistir à representação de um excerto da obra de Saint-Exupéry O Principezinho.
Correu muito bem, com a presença no público de outras turmas e professores da nossa escola na sala de teatro
No bloco 6.


informação e fotografias enviadas pela professora de teatro Fátima Pinto

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Atenção Professores!



Proposta aprovada na reunião de 40 professores e educadores de 12 escolas realizada no dia 30 de Janeiro na ES Anselmo de Andrade (com 1 abstenção)

A TODOS OS PROFESSORES DE ALMADA,
ACTIVISTAS E DIRECÇÕES SINDICAIS DA PLATAFORMA SINDICAL

Manter a luta para consolidar a unidade da classe!


Considerando que a perspectiva de uma luta unificadora reforça a resistência de cada escola à avaliação ministerial;
Considerando que a não participação dos professores na avaliação ministerial, instrumento da divisão das nossas carreira e classe, através da não entrega dos ‘objectivos individuais’ é um meio de manter a luta, mas que esta necessita de ser apoiada por uma forma de luta global e unificadora;
Considerando que apenas a participação democrática e decisória da base docente e em luta pode construir uma perspectiva vitoriosa e verdadeiramente mobilizadora para todos;
Os professores apelam e propõem aos dirigentes e direcções da Plataforma Sindical/FENPROF/SPGL a realização urgente de uma consulta à classe e de um debate democrático sobre as formas de luta a adoptar (como, por exemplo, uma greve de 2, 3 ou mais dias), através de:
- um Plenário amplo e democrático em Almada de professores sindicalizados e não sindicalizados com direito a que sejam apresentadas diversas propostas ;
bem como de:
- um referendo democrático sobre as propostas e formas de luta mais fortes a adoptar.

Foi aprovado também o seguinte procedimento:
No caso de a Plataforma Sindical/FENPROF/SPGL não tomar a iniciativa da convocação do Plenário referido no ponto 1 até 3ªF próxima (dia da AG de Sócios do SPGL), os presentes apelam e propõem-se impulsionar, pelos seus meios, a realização desse Plenário no mais curto espaço de tempo.


recebido por e-mail

Apoio aos Alunos


Gabinete de Apoio ao Aluno


Informa-se a comunidade educativa que no próximo dia 9 de Fevereiro entrará em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Aluno.

O que é?

Trata-se de um espaço de que qualquer aluno poderá usufruir, encontrando um adulto (professor ou psicóloga) disponível para o ouvir, ajudar a encontrar respostas, encaminhar, sem juízos de valor e com garantia de sigilo.

Onde funciona?

O gabinete situa-se no R/C da Casa Rural.

Qual o horário?

2ª feira: 12h00 / 12h45

4ª feira: 10h20 / 11h50
17h15 / 18h00

5ª feira: 14h30 / 16h10


Na encruzilhada da vida, o percurso é feito de escolhas.

Um dos maiores desafios é conhecermo-nos.


O e-mail de contacto é o seguinte:

gabineteanselmo@gmail.com