segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

As coisas sucedem(-se)


Na passada sexta-feira 13 (úúúúú, que medo!) aconteceram na nossa escola umas quantas animações de intervalo promovidas pelas turmas da disciplina de Teatro, inseridas no Projecto Educação para a Saúde e na Campanha contra a Violência no Namoro.
O título genérico das animações que foram para os pátios no turno da manhã era “Dia dos Na(ão)morados” . Os professores responsáveis? Paulo Vieira e Fátima Pinto.


Entretanto a exposição noticiada no post anterior mudou de aspecto. Desapareceram as pinturas da Arte Pop (Pop Art) ou talvez nem tanto. Decerto estão encostadas a uma parede qualquer à espera que algo aconteça. No seu lugar surgem agora uma série de cartazes (ou algo do género) relacionados com a violência no namoro. Lá mais para cima, no patamar da Biblioteca, continuam expostas as pranchas de BD.


Até quando? Até quando Deus quiser. Pelo menos.
RS
Notícia JA''

27 comentários:

Anónimo disse...

as pinturas da "arte pop", vão voltar... só foram descansar um bocadinho.

Anónimo disse...

mais uma vez uma vergonha para a escola, esta coisa a que chamam representar

Anónimo disse...

os professores que estao encarreges desta actividade deviam ter vergonha

Anónimo disse...

sem querer entrar em discussões, "vergonha", segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre, é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de idéias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação. O terapeuta John Bradshaw conceitua a vergonha como a "emoção que nos deixa saber que somos finitos". Por isto, nao penso que seja nenhuma vergonha para a escola a actividade que os alunos fizeram, tal como os professores nao têm nenhuma vergonha de a ter coordenado. "vergonha" é assumir uma posição sem a assinar; "vergonha" é escrever encarregues sem "u". e tenho dito e assino.

Anónimo disse...

já na ultima actividade q apresentei com os meus alunos infelizmente tive um comentário tb desagradavel ao meu trabalho, não dei importancia até porque sei bem o que faço e o empenho q dedico aos meus alunos e á escola onde dou aulas, até porque o Jornal Já e um dos meus alunos responderam por mim e mais nada havia a acrescentar...mas agora vejo que existe alguém que tem alguma coisa contra os profs de teatro e ás iniciativas que promovemos????!!!!!já era altura de sair do anonimato. quanto a sentir vergonha, pois lamento informar que sinto um grande orgulho os meus alunos estiveram brinlhantes,fruto do trabalho desenvolvido por mim e pelo meu colega.
Fátima Pinto prof. de teatro

Jornal da Anselmo disse...

O JA'' nota, com algum incómodo, a reincidência de comentários anónimos pouco abonatórios sobre o trabalho desenvolvido na área do teatro. Acontece pela segunda vez e em termos nada edificantes. O autor destes cometários revela uma baixeza digna de desprezo por não assumir as críticas que aqui regista.

Pretendemos manter um espaço aberto nestes comentários, pois acreditamos que do confronto de perspectivas nascem ideias potencialmente interessantes. Esta liberdade proporciona abusos a pessoas menos capazes de compreenderem a grandeza de ser livre. Ser livre implica ter nome. Quem não tem nome não é livre. É triste.

Perante esta situação o JA'' ponderou a possibilidade de passar a editar os comentários. Mas, pensando melhor, isso seria dar a um figurante anónimo categoria de personagem (mesmo que fosse secundária) coisa que ele (ela) está muito longe de merecer.

Assim sendo, os comentários continuarão abertos e cada um continuará a ser totalmente livre de escrever o que muito bem entender. Mesmo que não assine nem assuma o que aqui deixa registado.

Esperamos, com esta atitude, mostrar ao "anónimo" em questão que não está a tomar uma atitude digna de respeito. Se quiser continuar a comportar-se deste modo, tudo bem, esperamos que seja feliz assim, embora nos custe a acreditar que tal maneira de actuar possa significar o mais leve traço de felicidade.

guida lucena disse...

Os professores e os alunos participantes estão de parabéns! Apresentaram o seu trabalho com a convicção de quem se empenha no trabalho, contribuindo para a reflexão sobre uma data que se comemora porque sim, quando há tanta coisa a repensar e a alterar nas relações entre as pessoas. Amor? Namoro? E a confiança nos outros? e a honestidade? a frontalidade? a coragem no assumir nas opiniões? A ternura e o apoio nas descobertas e aprendizagens também dos afectos? Longo é o caminho a percorrer... E também nas páginas do JA" vamos verificando quão longo é o caminho a percorrer...
Parabéns aos professores e aos alunos, continuem a agitar as poeiras bafientas e a alegrar-nos os dias!

Anónimo disse...

Eu sou aluno do 9ºE e gostei muito de realizar a actividade na passada sexta feira
e eu é que devia ter muita vergonha porque representei de bisexual e tinha receio do que as pessoas podiam dizer, mas nao tive porque ate considerei uma honra ser seleccionado para uma das estatuas mais dificeis.
E a besta sem coragem de assumir quem é vem dizer que isto é uma vergonha, mas anda a ver as peças todas que fazemos e so ve quem quer e quem goste e acho que isto é pura inveja por nao participar nas actividades.

JA AGORA ASSUMA CORAGEM DIGA O SEU NOME E ENFIE O PC COM QUE ESCREVEU OS COMENTARIOS PELO REGO ACIMA

ASS: RPFR aluno do 9ºE

Anónimo disse...

O que o meu colega rui disse esta correto, tivemos MUITO orgulho de representar aquelas situações à frente dos nossos colegas da escola, pois foi algo feito com muito esforço e demos o nosso melhor para alegrar mos a escola pelo menos um dia.

No caso deste senhor "Anónimo" acho que tudo isso é inveja do que fizemos e que na realidade queria estar lá conosco.

Anónimo disse...

Sou aluna do 9ºE e sinceramente , há 3 anos que nao me divertia tanto em actividades escolares, como esta.
Cada um cabe de si , mas se temos opinião sobre algo , devemos assumir o que dizemos.

Gostei imenso de realizar esta actividade , e tive a felicidade de mostrar á comunidade escolar o trabalho desenvolvido nas nossas aulas da disciplina de Teatro.

Se tive vergonha? Não, estava a fazer algo que me deixa contente, e estava a mostra-lo a todos.
Se houve quem não tivesse gostado? É normal, por varios factos, podem ter achado abusivo o tema, ou então são deveras do contra.

Parabéns tambem á prof. Fátima, pelo trabalho realizado com o 9ºF

Jornal da Anselmo disse...

A todos os comentadores o JA'' agradece a participação.
Ao aluno com nome japonês sugere-se que escreva com um pouco de moderação. Talvez não saibas mas, quando passamos a insultar alguém, a razão que nos possa assistir rapidamente se perde no meio dos insultos.
Bruno, Sílvia, fica registado o prazer e o orgulho com que realizaram esta actividade. Prazer e orgulho estão na base de um bom trabalho e o vosso foi, de facto, um bom trabalho.
Parabéns

JA''

Anónimo disse...

Vergonha é coisa que nós não temos . Vergonha é o que tu tens visto que não tens coragem para assumires quem és . É assim , lá por tu não teres mais nada que fazer senão criticar e manter - te no anonimato porque és um fraco , isso é contigo . Agora vires criticar o nosso trabalho sem motivo , a dizer que é uma vergonha é que não . Nós , divertimo - nos mesmo muito nos dois intervalos , estávamos nervosos , mas assim que tocou o nervosismo passou . Tal como o Bruno disse , tu querias era estar lá connosco e isso é só inveja . Acho que todos concordamos com o que a Sílvia disse , em 3 anos nesta escola nunca nos divertimos tanto . Parabéns aos professores , e também aos alunos da nossa turma e aos do 9ºF , estivemos muito bem .

Diogo Morais disse...

Antes de mais queria mostrar o meu desagrado perante esta situação insólita, que se podia evitar, se não fosses "tu", quando me refiro " tu" pretendo dizer individuo que não tem coragem de admitir os seus erros, fundamentando, a minha resposta no que andas a fazer, mais precisamente, fazer comentários absurdos.
Concordo perfeitamente com o que já foi dito anteriormente, por colegas meus.
Se tiveste toda esta coragem para escrever isto, porque, não tens a mesma coragem para dizeres quem realmente és e o que pretendes... deixando o "anonimato"
Parabéns aos professores, bem como, aos alunos intervenientes pois todo o esforço e dedicação foi reflectido na nossa apresentação.

magarida disse...

Se tivesse coragem dizia quem é, "vergonha" e aquilo que o senhor "anonimo" anda a fazer .
Para mim aquilo k fiz na sexta-feira dia 13 nao foi vergonha mas um grande orgulho isso deve ser dor de cotovelo mas se é isso é menhor ires ao medico mas se é inveja é menhor esforçares-te para seres algem na vida.
Parece k sabe o k se paça nas aulas e no esforço k os alunos tiveram no dia da apresentaçam.
Dou os parabens aos profs. de teatro pelo OPTIMO trbanho k fizeram com os alunos.

jovita disse...

quem devia de ter vergonha es tu..eu sou uma das alunas da stora fatima e nao acho bem que andes a criticar o nosso trabalho e o da minha stora..,e ainda por cima nem dizes quem es mais cobarde es tu..
mancate nao vales um cú

se eu te apanho levas nos cornos metete a pau...

ass:jovita 9ºf

Anónimo disse...

e ridiculo estes comentarios a falar mal de professores tao bem formados e de alunos que nao têm culpa de nada, vergonha deveria estar na cara de quem faz comentarios e nao tem "bolas" para escrever o seu proprio nome ( desculpem a expressao, mas nao tenho masi palavras para descrever a situaçao) estou muito orgulhoso do trbalho dos meus colegas e o meu proprio trabalho !!!

Júlio disse...

So tenho uma coisa para dizer a essa Pessoa sem coragem autointitulada Anonimo

Pareces ser muito crescidinho para criticar o trabalho do 9ºf e E
Mas pelos vistos nao tens idade para te assumires

Nao sei se te ves ao espelho mas deves ser bem pior do que toda esta gente por isso antes de criticares olha para ti

Aviso te, se te kiseres assumir assume - te agora e pede desculpas pois TALVEZ assim te consideremos alguem



Olha para ti depois fala


Júlio Rafael

Pedro disse...

Se deixasses de ser cobarde e ganhasses coragem nessa cara aparecias !
De qualquer maneira eu gostei bastante de realizar a actividade proposta pela professora fátima e pelo professor paulo , eu pelo menos gostei e foi das ocasiões em que me diverti mais !

Não sei porque dizes isso , de qualquer maneira todos têm o direito de dar a sua opinião , mas se ao menos tivesses vergonha na cara e deixasses de ser otário(a) davas a cara e dizias quem eras , e só vou dizer isto uma vez , queres dar a tua opinião dá , mas dá a merda da cara , porque não passas de um cobarde que nao sabe apreciar arte , agora depois de leres estes textos todos , cresce e aparece , ganha juizo e dá a cara !

Devias deixar-te de comentários destes e crescer um bocadinho!

Se tiveres coragem para isso dou te os parabéns seu MERDAS !

E agora dou os parabéns á professora fátima e ao professor paulo pelo seu excelente trabalho!

Pedro Varandas
9ºF

Anónimo disse...

EU E O MIGUEL SOMOS ALUNOS DA PROFESSORA FÁTIMA PINTO!
A prof.FÁTIMA É UMA EXCELENTE PROFESSORA, EXCELENTE AMIGA E EXCELENTE OUVINTE.
"ANÓNIMO" Tu sabes alguma coisa sobre arte? Pois o que fizémos em conjunto com a prof.fátima foi pura arte, pura alegria, puro orgulho! sabes o que é sentir isso?
Sentir que acordas de manha em personagem e estas mto nervoso? e apartir que toca tudo passa e tudo é mágico?

EU DOU OS PARABÉNS A TODO O GRUPO.
Ass: Catarina e Miguel

Cristina Loureiro dos Santos disse...

Foi um trabalho muito bom, sim! Muito criativo, como já é hábito nos nossos alunos de Teatro e com um sólido apoio dos seus professores. Estes momentos dão vida à escola.

Todas estas iniciativas são, não só de continuar, mas de incentivar. Pena que os comentários anónimos sejam tão pobres, tristes e reveladores de falta de respeito. Francamente, acho isso inadmissível face a um trabalho digno feito por alunos da nossa escola, orientados pelos seus professores.

Parabéns a todos!
Comentários destes não são de considerar, não são de ninguém, afinal de contas.

Anónimo disse...

caros alunos do 9º E e F: é com apreço que verifico depois de ler os vossos comentários, tal como já tinha verificado quando acabámos a nossa actividade, o quanto ela foi importante para todos vós e o quanto apreenderam com a mesma. essa é a missão e o objectivo foi cumprido. No entanto, tenho de vos alertar, tal como a redacção deste blog já o fez, que existe um certo tipo de linguagem que nos retira todo e qualquer poder de razão. Quando insultamos alguém ou escrevemos palavras menos próprias. Por isto, apelo a que exista da vossa parte algum cuidado no que escrevem. obrigado

Anónimo disse...

Sou aluno do 9ºE e achei esta a actividade mais criativa e divertida que foi organizada dentro da escola durante estes 3 anos que já estou nesta escola, contudo não percebo qual é a vergonha de fazer tal coisa como a actividade que foi realizada, a única vergonha da escola bem como deste blog é de existirem pessoas com tão fracos conhecimentos e que criticam os outros sem assumir aquilo que dizem, acho que já todos os que comentamos e falamos do comentário completamente desagradável feito pela pessoa anónima, chegamos a conclusão que essa pessoa não percebeu que não é vergonha nenhuma para ninguém a actividade realizada, pelo contrario, todos gostamos de a realizar e toda a comunidade escolar demonstrou que gostaram desta actividade que numa só manhã conseguiu "parar" a escola.

Os parabéns para o prof. Paulo e a prof. Fátima que organizaram esta actividade e que independentemente de comentários desapropriados, feitos por pessoas que mantêm anonimato, depositaram a confiança nos seus alunos e avançaram com actividades como esta e mudarem um dia que se calhar para muita gente ia ser monótono e divertirem a comunidade escolar bem como os alunos envolvidos.

Ass: José Ribeiro, 9ºE

Jornal da Anselmo disse...

O JA'' até está inchado de tanto comentário a um só post!

Pelos vistos o tal anónimo até que está a trabalhar ao contrário do que eventualmente pretendia. As turmas que fizeram este espectáculo estão unidas e fazem questão de o mostrar apoiando os seus professores de teatro. É de louvar.

No entanto o JA'' não pode deixar de chamar a atenção para os jovens entusiastas dos 9E e 9F para o facto de que a crítica faz parte do mundo das artes e, nomeadamente, do mundo do teatro. Ninguém está acima da crítica. O pormenor a evidenciar é que, normalmente, os críticos têm nome e costumam fundamentar as suas opiniões.

Divirtam-se com o post acima deste. Boas férias.

Anónimo disse...

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo.
Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra nao desistia.
Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse á cobra:
- Posso fazer tres perguntas?
- Podes. Nao costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço á tua cadeia alimentar?
- Nao.
- Fiz-te alguma coisa?
- Nao.
- Entao porque é que me queres comer?
- Porque nao suporto ver-te sempre brilhar.

diariamente, tropeçamos em cobras!



é tudo o que tenho a dizer.

Iara Batista, 9ºF

Anónimo disse...

Não vou estar a repetir tudo o que já foi dito, quem participou no exercicio de teatro sabe que correu bem e o quanto nos deu gozo realizá-lo.
Sinceramente, acho que toda esta situação que tinha como principal objectivo insultar, acabou por cair no ridiculo.
Queres continuar em anonimato? contnua; queres continuar a insultar? insulta, só tu é que perdes, porque as turmas de teatro do 9ºano (inclusive os professores) são demasiado boas para se deixarem afectar.

Laura, 9ºF.

Anónimo disse...

eu quero pedir desculpas pela linguagem que usei no comentario anterior é que estava enervado por isso Desculpa

Ass: Rui Ribeiro 9ºE

guida lucena disse...

Jovens, posso perceber o vosso entusiasmo e a vossa indignação. Mas não posso aceitar que utilizem palavras e expressões que não vos dignificam nem à instituição que frequentam e representam aqui: a Anselmo!. Recomendo maior contenção e linguagem mais cuidada - mais adequada, afinal, a quem soube assumir e representar, com a dignidade e profissionalismo que testemunhámos, papéis difíceis como vocês fizeram. Vamos reduzir à sua insignificância o que é insignificante e começar a pensar, com entusiasmo, na próxima apresentação pública. O que vai ser? Mal posso esperar...