terça-feira, 29 de abril de 2008

Calendário Semanal de Visitas de Estudo


clica sobre a tabela para ampliação da imagem

sábado, 26 de abril de 2008

O 25 de Abril foi ontem

Comemorou-se ontem mais um aniversário sobre a revolução de 25 de Abril de 1974 que transformou radicalmente Portugal. O nosso país era a preto e branco, passou a ser a cores. Nestes 34 anos muitas coisas mudaram e as histórias que se contam sobre o Portugal do "Tempo da Outra Senhora" parecem agora contos da Carochinha, coisas que tantas vezes provocam bocejos e enfado entre o pessoalzinho. A miséria generalizada, o analfabetismo global, a repressão exercida sobra a liberdade de expressão e de pensamento, a guerra colonial, tudo isto parece tão distante... impossível mesmo!


Num mundo como aquele de que Portugal faz agora parte, integrado na União Europeia, com índices de consumo razoáveis, bué telemóveis e um estado democrático cujas instituições funcionam com aparente normalidade, o país salazarento parece algo impossível, uma novela de mau gosto e pior qualidade. Mas foi uma triste realidade. Salazar foi um cancro do qual recuperámos, mas ainda não somos um país totalmente saudável porque a maleita enraizou-se com muita profundidade. Fazer de Portugal uma nação onde seja bom viver, onde os cidadãos sintam vontade de crescer, é um trabalho que compete a todos.



Vocês (nós), alunos e professores da Anselmo, não estão (não estamos) dispensados do esforço que é necessário produzir para recuperar o atraso que ainda vai roendo as nossas instituições e o nosso modo de encarar a construção de uma sociedade plenamente democrática. Vocês, nós todos, temos de ser parte da solução e não parte do problema.

Ir à Praça São João Baptista ouvir um concerto e assistir a um espectacular fogo-de-artifício, ver um bando de cotas a atirar cravos vermelhos para a multidão e cantar a Grândola Vila Morena é uma tradição da nossa cidade. Almada vive como poucas a efeméride do 25 de Abril. Sabes porquê? Há muito para descobrir nesta data que ganhou a designação de Dia da Liberdade.

Pois é, essa tal Liberdade é a maior das heranças que nos deixaram e olha que não é nada para desprezar. Por muita más que sejam as condições de vida, por muito esquecidas que andem as principais questões de cidadania entre os cidadãos, a Liberdade de expressão ninguém nos tira e esse é um bem que não tem preço. Podes comprar um telemóvel de última geração e um i-pod à maneira.Não podes comprar a Liberdade. Precisas é de compreendê-la e aprender a vivê-la.

O 25 de Abril foi ontem mas pode ser amanhã outra vez. Não sei se 'tás a ver...

RS

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O fim de um ciclo


CICLO DE COLÓQUIOS / DEBATES




O Projecto Sexualidade e Afectos, dando cumprimento ao seu plano anual de actividades, concluiu mais um ciclo de colóquios/debates.
Assim, e mais uma vez em parceria com a Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz, organizou os seguintes debates:

26 de Fevereiro – “Métodos Anticoncepcionais e Planeamento Familiar”
29 “ “ - “Os Primeiros Socorros”
3 de Março - “Sexualidade e Afectos na Adolescência”
4 “ “ - “Álcool e Toxicodependência”
5 “ “ - “Gravidez na Adolescência”
6 “ “ - “Tabagismo”


Os colóquios tiveram como destinatários os alunos do ensino básico e do ensino secundário, tendo sido caracterizados por uma boa empatia entre os oradores e a assistência, que se deveu ao facto de as acções serem dadas por alunos estagiários da faculdade (finalistas), inseridas na disciplina Área de Projecto, deste modo a diferença de idade entre oradores e assistência foi muito reduzida e a linguagem utilizada, muito próxima.

Estes encontros tiveram como objectivo informar/formar/esclarecer sobre as temáticas em apreço, provocando nos alunos a curiosidade de querer saber mais e melhor, para poderem decidir nas suas vidas em consciência enriquecida e mais ampla liberdade.

Tivemos, também, nestas sessões a presença de uma ex-aluna das nossa escola, a Natacha Pereira, que com muito orgulho a vimos desenvolver um dos temas apresentado.

Em breve iremos ao teatro e prometemos dar mais notícias.


Pelo Grupo Dinamizador
Luísa Varela

terça-feira, 22 de abril de 2008

1º lugar para alunos da Anselmo no EmpreendESCE 2008


A equipa formada pelos alunos Ana Silva, Francisco Fernandes, Luís Soares e Maria Reis, da turma 12º C da nossa escola, alcançou o 1º lugar na edição deste ano do Jogo de empreendedorismo e gestão EmpreendESCE, uma iniciativa da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com a empresa SFORI (Strategy For Improvement).

Este concurso tem como finalidade proporcionar um contacto com a realidade do ensino praticado por aquela Escola de ensino Superior e destina-se a alunos do 12º ano da área de Ciências Socioeconómicas. Nele participaram 22 equipas de escolas do distrito de Setúbal.
O jogo decorreu no campus do IPS, em Setúbal, e desenvolveu-se através de um conjunto de provas em que as equipas têm que demonstrar, perante um júri, o seu empreendedorismo, criatividade, capacidade de organização e de trabalho em equipa, para além de serem também avaliadas em termos de relacionamento humano pelas outras equipas concorrentes.

Os alunos foram premiados com telemóveis e materiais de carácter didáctico e a escola com um computador portátil. A Anselmo foi representada pela professora Lina Almeida, coordenadora do Departamento de Ciências Económicas e Sociais.
Mais importante do que os prémios foi, para estes alunos, a experiência vivida ao longo de todo este dia 11 de Abril de 2008.

PARABÉNS à MARIA, ao LUÍS, ao FRANCISCO e à ANA
E OBRIGADA por darem continuidade à tradição e bom nome da ANSELMO!


Maria do Carmo Manique

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ciclo de Colóquios/Debates

O Projecto Sexualidade e Afectos, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano lectivo anterior, apostou no final do 1º e do 2º períodos num ciclo de colóquios / debates no âmbito da temática Promoção e Educação para a Saúde.

Em 7 de Dezembro de 2007 “ A Sida – Que futuro? Outras técnicas, outras terapias… Novos Afectos”, foi o tema escolhido pelo grupo de trabalho e que o Pedro Correia Azevedo, finalista de Medicina e Monitor de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa, aceitou, a nosso convite, dinamizar. Mas, não menos importante é, também, referir que o Pedro é um ex-aluno da nossa escola, estando alguns dos seus professores presentes, recordando-o com saudade e, porque não, com uma pontinha de orgulho...
Este colóquio foi destinado a alunos do ensino secundário, tendo havido uma participação muito dinâmica e interessada por parte dos envolvidos.

Pedro Correia Azevedo no decorrer da acção

Em Janeiro deste ano, tiveram lugar dois debates muito especiais. Eles destinaram-se aos pais, encarregados de educação, professores, funcionários, enfim a toda a comunidade educativa adulta.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola, honrou-nos com a sua presença.
Estes encontros tinham como objectivo informar/formar/esclarecer sobre alguns temas, criando uma maior aproximação entre a família e a escola, num clima de debate facilitador de abordagem e de abertura entre pais, encarregados de educação e entre estes e os professores.
O primeiro realizou-se no dia 11, sobre o tema “Sexualidade e Métodos Anticoncepcionais” e o segundo no dia 14 e tinha como tema “Comportamentos de Risco – Toxicodependência, Alcoolismo e Tabagismo”.
Foram prelectores destes encontros enfermeiros/professores da Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz – Florbela Vaz e Miriam Almeida respectivamente – fruto de um protocolo de cooperação, estabelecido entre as duas escolas.
Em ambas as sessões, os debates tornaram-se extremamente enriquecedores, visto ter havido uma partilha de experiências e vivências entre os presentes que se apresentaram em grande número.


Aspectos da sala durante o debate

Em breve iremos ter mais novidades.
Se queres estar presente, fica atento à calendarização que será exposta num placar bem perto de ti!

Almada, 23 deFevereiro de 2008

Pel’ O Grupo Dinamizador

Luísa Varela

Sexualidade e Afectos




Projecto Sexualidade E Afectos

ÚLTIMA HORA!


Está a funcionar na Escola, desde Janeiro e no âmbito do Projecto Sexualidade e Afectos o: CASA


Centro
Atendimento
Sexualidade
Afectos



O grupo dinamizador deste Gabinete de Atendimento pretende que:

. Venhas conhecer este teu novo espaço, visitando-o;

. Sempre que queiras consultes informação/documentação no âmbito da
Sexualidade e Afectos;

. Procures esclarecer algumas dúvidas, nesta temática, junto dos professores
presentes;

. Através deste atendimento possas, em certos casos, usufruir da colaboração
de Técnicos de Saúde (médico de especialidade, enfermagem, etc.) que te
ajudem na solução de situações por ti apresentadas;

. Possas levar para consulta em casa certos livros e/ou documentos.

. Aparentemente sem razão especial, venhas apenas conversar.


Conhecer
Atender
Sensibilizar
Alertar

São algumas das palavras-chave do nosso «CASA»

CASA RURAL (PISO 0)
QUARTAS-FEIRAS: MANHÃ: 12.00h /12.45h
TARDE: 13.45h /14.30h

Pel’ grupo dinamizador
Luísa Varela

Troca de Sabores



O evento “ Troca de Sabores”, realizado no dia 7 de Março, foi promovido pelas turmas do 9º Ano-A, B, C e E, sob a orientação dos professores da Área de Projecto –Fernanda Martins; José Luís Figueiredo e Mª Aline Martins – em cooperação com as professoras de Ciências - Emiltina Matos, Celeste Amaro e Fátima Franco que desenvolveram o Projecto “ Estilos de Vida “ nas respectivas turmas.
Este trabalho teve como objectivo não só dar a conhecer e partilhar outras culturas / outros hábitos alimentares, assim como consciencializar toda a comunidade educativa para a importância de uma alimentação mais saudável.
Teve também a colaboração dos Encarregados de Educação na confecção de vários pratos típicos de vários países, assim como o patrocínio de alguns restaurantes – Douro / Alentejano / Zeno e Onda de Prata – e do Jumbo.
O referido evento culminou com uma actividade musical onde foram exibidos danças e cantares de alguns países escolhidos , com a participação de vários elementos: uma aluna da Moldávia e o respectivo Encarregado de Educação; um ex-aluno da escola e o seu par que dançaram uma dança de salão; um cantor de Cabo Verde e o quase famoso Pedro Carvalho, mais conhecido por “Dani S “ filho da colega do 1º Ciclo, Teresa Carvalho.
De 16 a 19 de Abril irá decorrer a “ Mostra do Ensino Superior “, promovido pela Câmara Municipal e por aquelas instituições universitárias, que contará com actividades diversas e com uma exposição onde poderão ser apresentados os trabalhos desenvolvidos na Área de Projecto de várias Escolas, do 9º ao 12º Ano e que serão submetidos a um concurso que levará à atribuição de vários prémios. As nossas quatro turmas do 9º Ano também irão estar presentes neste encontro.


Pelo grupo de trabalho
Mª Aline Martins

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dia da Mulher



No passado dia 11, a propósito de mais um Dia Internacional da Mulher (8 de Março), esteve presente na nossa escola a Dra. Manuela Tavares, pertencente à Direcção da UMAR e Mestre em Estudos sobre as Mulheres, área de estudos com longa tradição na comunidade anglo-saxónica mas recente em Portugal. Após uma apresentação que resumiu a história dos movimentos de libertação feminina, das sufragistas (as primeiras mulheres a lutarem pelo direito ao voto) à polémica e julgamento das “Três Marias” das Novas Cartas Portuguesas (Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta), a oradora prestou-se à discussão sobre os “progressos” na valorização, autonomia e desempenho das mulheres na sociedade contemporânea. Desse “debate”, amplamente participado pelas turmas presentes, releva-se a explicitação da reaccionária confusão entre feminismo e machismo. E surgiram então diversos esclarecimentos sobre outros barbarismos ainda hoje cometidos quando se fala de mulheres, do seu estatuto e performance social.
Tal como os Mestrados, Licenciaturas e outros estudos na área das Mulheres só num passado recente afloraram o debate mediático e a vida académica, três décadas após o 25 de Abril, também ainda muito falta fazer para que a maioria da população não continue a ser tratada como uma minoria menosprezada. De salários inferiores aos seus congéneres masculinos, passando pelos índices de violência doméstica, o tempo parece não ter passado pelas nossas mentalidades. Mesmo escrito em letra de Lei, a condição inferior estatutária da Mulher é, facilmente, comprovável. Se não, vejamos: as últimas estatísticas sobre a violência a que as nossas crianças são submetidas através dos meios de comunicação social dizem-nos que a cada minuto é difundida uma agressão ou uma violação exercidas sobre uma mulher. Sabemos também que a maioria dos licenciados a sair das universidades são mulheres mas que os que conseguem o primeiro emprego não o são. E, com todos os movimentos a favor das quotas, que se sabe do número de mulheres a fazer política: reduzido!
Por último, enquanto filho de uma mulher, marido de uma mulher, pai de uma mulher e professor de uma turma exclusivamente constituída por alunas, creio poder transmitir uma ideia que me afronta: as mulheres são as suas próprias inimigas. Tenho por experiência que, nos dias de hoje, às mulheres, o que mais as assusta é a solidão. Na minha juventude fazia-se a apologia da independência feminina; escapar ao jugo de um marido, às tarefas de uma dona de casa, eram ambições generalizadas entre as raparigas minhas colegas e amigas mesmo que implicasse uma vida de “solteirona”, estabelecendo-se como prioridade a obtenção de uma boa valorização académica ou profissional que permitisse a não dependência. Hoje hipoteca-se a liberdade pelo preço de um amor idealizado pelas “más” revistas cor-de-rosa ou pelas MTV’wc’s da sexualidade dos implantes e do botox. Por uma companhia masculina, cada vez mais escassa, as mulheres deixam-se humilhar, vexar e dominar. Que dizer de uma rapariga de 18 anos que não vai ao baile de finalistas porque o namorado não a deixa ir com determinado vestido? Como se podem deixar escravizar emocionalmente, estas jovens, apenas para não se deitarem sozinhas? Todo o universo conspira contra aquelas que não se apresentam com macho pelo braço! As próprias compatriotas segregam aquelas que já tiveram “muitos” namorados mas não o fazem em relação aos rapazes. Para elas sinónimo de mau comportamento; para eles sinónimo de experiência enriquecedora… uma vez mais se comprova que a passagem do tempo não implica mudança de mentalidades. Muito há ainda por fazer. E quando cheguei àquele debate e me pareceu que o que se diria seria anacrónico e redundante, constatei o quanto faz falta ilustrar estas mentes cada vez mais deseducadas pelas net’s, msn’s, mms e afins… tanta informação globalizada e tanta estupidez generalizada!

04/04/2008 Paulo Ferreira

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Exposição




Os trabalhos expostos são apreciados por visitantes interessados e conhecedores...
Já se encontram em exposição os trabalhos concorrentes ao Prémio Anselmo de Artes Plásticas. Este ano verificou-se uma participação recorde de 37 trabalhos.

Os trabalhos estão identificados com os pseudónimos dos seus autores. Na próxima semana reunir-se-à o Júri, constituído por cinco professores da nossa Escola, para atribuição dos prémios. Após a reunião do Júri os nomes dos autores serão revelados.
Os trabalhos a concurso estão expostos no local habitual, o patamar do Bloco 1, e, novidade, os trabalhos tridimensionais encontram-se expostos na Biblioteca.
Oportunamente será anunciada a data e o local da cerimónia da entrega dos prémios onde serão revelados os nomes dos vencedores da edição deste ano. O Prémio Anselmo está mais vivo do que nunca!
RS

quarta-feira, 9 de abril de 2008

As "aulas de substituição" estão a murchar

Outra batalha do Ministério da Educação que aguarda avaliação pública é a das "Aulas de Substituição", depois "Actividades de Substituição", depois qualquer coisa entre aulas e "ATL".
Foi polémica a sua implementação nas escolas, os professores contestaram, os pais aplaudiram, grosso modo. Depois da agitação inicial tornou-se uma rotina que é comentada de vez em quando, mas que é encarada como mais uma fatalidade que aconteceu e, como tal, é vivida como mais um sacrifício no quotidiano dos professores e dos alunos.
Como é tradicional na cultura portuguesa, as situações de facto vão sendo deixadas existir até caírem de podres. Depois da sua prática continuada nestes anos lectivos começa-se a notar um certo mal estar face à ocupação dos tempos de "furo" por ausência de um professor. Os docentes acomodaram-se e tentam levá-las o melhor possível. Os alunos também se acomodaram, mas com mais resistências, cujo limite é a sua recusa, evidente na tentativa de boicote ao professor desconhecido que lhes surge na sala. Agora, já se começa a ouvir pais e encarregados de educação colocando em dúvida a vantagem destas "aulas", a que atribuem algum excesso de energia acumulada pelos alunos, que ajuda à indisciplina nas salas.

Será tempo de reflectir (de avaliar, não é?) sobre esta medida do Ministério e reformular os seus pressupostos, modelos e verificar a sua pertinência actual. No fim de contas, se o princípio da avaliação é correcto, ele deverá ser aplicado em todas as estruturas do sistema, não apenas nalgumas direcções. E, neste caso, existe uma prática de anos que se traduz numa realidade factual e observável, resultante de normas de funcionamento que se aplicaram às situações concretas das escolas. Se é uma época em que a bandeira do rigor deve estar hasteada nos portões dos estabelecimentos de ensino, então a reflexão sobre as políticas educativas deve acompanhar a sua prática e os resultados da sua avaliação devem chegar às instâncias superiores, até às comissões de reforma que redigem as normas e aos gabinetes onde se traçam as políticas.

LM



segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Anselmo contribui para as Cidades Criativas


A equipa Almada uma visão para o futuro, constituída por seis alunos da turma 12ºC da nossa escola, foi uma das quatro equipas seleccionadas pelo programa Biosfera, da RTPN, num universo nacional de 470 equipas, para a realização de uma reportagem sobre o Concurso Cidades Criativas.

Este concurso é dirigido a alunos do 12º ano de Área de Projecto e é promovido pela Universidade de Aveiro e Associação Portuguesa de Planeadores do Território, com o apoio do Ministério da Educação. Tem como finalidade a reflexão sobre o presente e o futuro das nossas cidades.

Desde o início do ano lectivo, a nossa escola apresenta 7 equipas (das turmas 12ºA, C e E) a participar neste concurso que se prolonga até ao final do mês de Maio.
Até lá, para além de um Blog em que cada equipa tem vindo a identificar o potencial urbano, cultural e tecnológico da sua cidade, todas as equipas terão que entregar um Relatório e um Poster A0 onde, para além desse diagnóstico, deverão apresentar propostas inovadoras e criativas para a qualificação e valorização da cidade em que estudam.

No seu blog, a Organização do Concurso apresenta uma selecção das melhores actualizações dos blogs das equipas em concurso, e recentemente o nome da Escola Secundária Anselmo de Andrade vem aparecendo com alguma frequência através do trabalho desenvolvido pelas nossas equipas. Podem confirmá-lo através do respectivo endereço: (http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/) .

Parabéns aos nossos alunos pelo empenho e pelo trabalho que vêm desenvolvendo, contribuindo para manter a tradição e o bom nome da nossa escola!

Os blogs das equipas dos nossos alunos podem ser consultados nos seguintes endereços:

Almada Criativa
http://criativalmada.blogs.sapo.pt/

Almada uma visão para o futuro
http://almadaumavisaoparaofuturo.blogs.sapo.pt/

Projectar Almada
http://projectaralmada.blogs.sapo.pt/

Almada Jovem
http://almadajovem.blogs.sapo.pt/

Futur Almada
http://futuralmada.blogs.sapo.pt/

Almada Verde
http://almadaverde.blogs.sapo.pt/

Polution in Almada
http://Polution_in_Almada.blogs.sapo.pt/
Informação facultada pela professora Carmo Manique

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Para acabar de vez com a História da Arte

Imagem que mostra um RAP (Robot Action Painter) em acção. Actualmente, um destes artistas mecânicos, criado e desenvolvido por Leonel Moura, encontra-se em exposição permanente no New York's American Museum of Natural History. Consta que trabalha de forma incansável.

No próximo dia 9 de Maio, pelas 21h 30m, Leonel Moura estará no Museu da Cidade para uma conferência com um título/tema no mínimo provocador: Para acabar de vez com a História da Arte.


A Anselmo associa-se à promoção deste evento através do Professor Luís Miranda (colaborador deste jornal) que tomou a iniciativa de convidar Leonel Moura estabelecendo os contactos necessários a garantir a realização de tão importante acontecimento para a nossa cidade.

"A arte tem sido encarada através dos tempos como uma actividade exclusiva dos humanos. Constituindo mesmo uma fronteira nessa estranha separação sempre pretendida entre vida humana e restante vida. Contudo, nas últimas décadas, o desenvolvimento do estudo sobre o comportamento animal tem vindo a revelar a produção de actos e objectos que facilmente se enquadram naquilo que consideramos relevar da expressão artística. Um apurado sentido do decorativo nalguns pássaros ou as pinturas do chimpanzé Congo reveladas nas precursoras investigações de Desmond Morris e depois prosseguidas em muitas outras experiências com os nossos mais próximos parentes no reino animal.A minha proposta vai contudo um pouco mais além. Também os robôs, desde que dotados de autonomia e alguma inteligência, podem gerar uma expressão própria que pelas suas características devemos considerar como uma nova forma de arte independente daquela que é produzida pelo artista humano que esteve na origem do processo. Ou seja, a inteligência artificial pode gerar uma criatividade artificial.Neste sentido esta criatividade artificial produzida por robôs questiona não só as noções correntes de arte e cultura, como o próprio conceito e lugar do humano. Já que pela primeira vez somos confrontados com a possibilidade, muito real, de darmos origem a seres com capacidades similares ou mesmo superiores às nossas". (Leonel Moura)


Em http://www.leonelmoura.com/ encontra-se a página de Leonel Moura (tem versão em Português)



Prémio Anselmo está aí!

Está a decorrer até à próxima sexta-feira dia 4 de Abril (amanhã:-) o prazo de entrega de trabalhos a concurso para o Prémio Anselmo de Andrade nas áreas da Literatura, Artes Plásticas e Ciência. A entrega dos trabalhos faz-se na Biblioteca (ou Centro de Recursos, como preferirem) no horário normal de funcionamento. É necessário preencher uma ficha de inscrição que será fornecida no local.

Até esta hora ainda não foram entregues muitos trabalhos (apenas 2 para Artes Plásticas) mas o JA'' sabe que o número de trabalhos será significativo nesta área de concurso e que, à boa (ou má?) maneira portuguesa, o último dia do prazo será tremendamente concorrido. Pede-se paciência à Dona Margarida e à Dona Helena para receberem todos os trabalhos que aí vêm, lentamente, e haverão de chegar em cima da hora final.

A exposição dos trabalhos de artes plásticas será montada no dia 14 de Abril. O espaço de exposição será, como é habitual, o patamar do Conselho Executivo. Este ano há uma novidade: os trabalhos de escultura serão expostos no interior da Biblioteca por razões de segurança. Nos anos anteriores houve sempre alguns constrangimentos na exposição deste tipo de trabalhos, problema agora ultrapassado.

A constituição do júri para apreciação dos trabalhos a concurso bem como a data e local da cerimónia de entrega dos prémios serão oportunamente anunciados. Muito em breve. O mais breve possível. Assim que soubermos dizemos qualquer coisinha!

JA'' com RS

Nova exposição no Museu da Cidade


O Museu da Cidade de Almada inaugura a 4 de Abril, 2008 pelas 18h a exposição temporária

Almada e o Cristo Rei: 1949-59


Uma retrospectiva fotográfica e documental do processo de construção de um dos mais emblemáticos exemplares de arte pública do Concelho.

Lançamos o convite para uma viagem ao longo da história recente de Almada, apelando à memória de muitos visitantes, e que, ao mesmo tempo, será uma experiência de descoberta para gerações mais novas.


informação recebida por e-mail enviado pelo Museu da Cidade