quinta-feira, 3 de abril de 2008

Para acabar de vez com a História da Arte

Imagem que mostra um RAP (Robot Action Painter) em acção. Actualmente, um destes artistas mecânicos, criado e desenvolvido por Leonel Moura, encontra-se em exposição permanente no New York's American Museum of Natural History. Consta que trabalha de forma incansável.

No próximo dia 9 de Maio, pelas 21h 30m, Leonel Moura estará no Museu da Cidade para uma conferência com um título/tema no mínimo provocador: Para acabar de vez com a História da Arte.


A Anselmo associa-se à promoção deste evento através do Professor Luís Miranda (colaborador deste jornal) que tomou a iniciativa de convidar Leonel Moura estabelecendo os contactos necessários a garantir a realização de tão importante acontecimento para a nossa cidade.

"A arte tem sido encarada através dos tempos como uma actividade exclusiva dos humanos. Constituindo mesmo uma fronteira nessa estranha separação sempre pretendida entre vida humana e restante vida. Contudo, nas últimas décadas, o desenvolvimento do estudo sobre o comportamento animal tem vindo a revelar a produção de actos e objectos que facilmente se enquadram naquilo que consideramos relevar da expressão artística. Um apurado sentido do decorativo nalguns pássaros ou as pinturas do chimpanzé Congo reveladas nas precursoras investigações de Desmond Morris e depois prosseguidas em muitas outras experiências com os nossos mais próximos parentes no reino animal.A minha proposta vai contudo um pouco mais além. Também os robôs, desde que dotados de autonomia e alguma inteligência, podem gerar uma expressão própria que pelas suas características devemos considerar como uma nova forma de arte independente daquela que é produzida pelo artista humano que esteve na origem do processo. Ou seja, a inteligência artificial pode gerar uma criatividade artificial.Neste sentido esta criatividade artificial produzida por robôs questiona não só as noções correntes de arte e cultura, como o próprio conceito e lugar do humano. Já que pela primeira vez somos confrontados com a possibilidade, muito real, de darmos origem a seres com capacidades similares ou mesmo superiores às nossas". (Leonel Moura)


Em http://www.leonelmoura.com/ encontra-se a página de Leonel Moura (tem versão em Português)



Sem comentários: