terça-feira, 29 de abril de 2008
sábado, 26 de abril de 2008
O 25 de Abril foi ontem
Num mundo como aquele de que Portugal faz agora parte, integrado na União Europeia, com índices de consumo razoáveis, bué telemóveis e um estado democrático cujas instituições funcionam com aparente normalidade, o país salazarento parece algo impossível, uma novela de mau gosto e pior qualidade. Mas foi uma triste realidade. Salazar foi um cancro do qual recuperámos, mas ainda não somos um país totalmente saudável porque a maleita enraizou-se com muita profundidade. Fazer de Portugal uma nação onde seja bom viver, onde os cidadãos sintam vontade de crescer, é um trabalho que compete a todos.
Vocês (nós), alunos e professores da Anselmo, não estão (não estamos) dispensados do esforço que é necessário produzir para recuperar o atraso que ainda vai roendo as nossas instituições e o nosso modo de encarar a construção de uma sociedade plenamente democrática. Vocês, nós todos, temos de ser parte da solução e não parte do problema.
Ir à Praça São João Baptista ouvir um concerto e assistir a um espectacular fogo-de-artifício, ver um bando de cotas a atirar cravos vermelhos para a multidão e cantar a Grândola Vila Morena é uma tradição da nossa cidade. Almada vive como poucas a efeméride do 25 de Abril. Sabes porquê? Há muito para descobrir nesta data que ganhou a designação de Dia da Liberdade.
Pois é, essa tal Liberdade é a maior das heranças que nos deixaram e olha que não é nada para desprezar. Por muita más que sejam as condições de vida, por muito esquecidas que andem as principais questões de cidadania entre os cidadãos, a Liberdade de expressão ninguém nos tira e esse é um bem que não tem preço. Podes comprar um telemóvel de última geração e um i-pod à maneira.Não podes comprar a Liberdade. Precisas é de compreendê-la e aprender a vivê-la.
O 25 de Abril foi ontem mas pode ser amanhã outra vez. Não sei se 'tás a ver...
RS
quinta-feira, 24 de abril de 2008
O fim de um ciclo
Assim, e mais uma vez em parceria com a Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz, organizou os seguintes debates:
26 de Fevereiro – “Métodos Anticoncepcionais e Planeamento Familiar”
29 “ “ - “Os Primeiros Socorros”
3 de Março - “Sexualidade e Afectos na Adolescência”
4 “ “ - “Álcool e Toxicodependência”
5 “ “ - “Gravidez na Adolescência”
6 “ “ - “Tabagismo”
Os colóquios tiveram como destinatários os alunos do ensino básico e do ensino secundário, tendo sido caracterizados por uma boa empatia entre os oradores e a assistência, que se deveu ao facto de as acções serem dadas por alunos estagiários da faculdade (finalistas), inseridas na disciplina Área de Projecto, deste modo a diferença de idade entre oradores e assistência foi muito reduzida e a linguagem utilizada, muito próxima.
Estes encontros tiveram como objectivo informar/formar/esclarecer sobre as temáticas em apreço, provocando nos alunos a curiosidade de querer saber mais e melhor, para poderem decidir nas suas vidas em consciência enriquecida e mais ampla liberdade.
Tivemos, também, nestas sessões a presença de uma ex-aluna das nossa escola, a Natacha Pereira, que com muito orgulho a vimos desenvolver um dos temas apresentado.
Em breve iremos ao teatro e prometemos dar mais notícias.
Pelo Grupo Dinamizador
Luísa Varela
terça-feira, 22 de abril de 2008
1º lugar para alunos da Anselmo no EmpreendESCE 2008
Este concurso tem como finalidade proporcionar um contacto com a realidade do ensino praticado por aquela Escola de ensino Superior e destina-se a alunos do 12º ano da área de Ciências Socioeconómicas. Nele participaram 22 equipas de escolas do distrito de Setúbal.
O jogo decorreu no campus do IPS, em Setúbal, e desenvolveu-se através de um conjunto de provas em que as equipas têm que demonstrar, perante um júri, o seu empreendedorismo, criatividade, capacidade de organização e de trabalho em equipa, para além de serem também avaliadas em termos de relacionamento humano pelas outras equipas concorrentes.
Os alunos foram premiados com telemóveis e materiais de carácter didáctico e a escola com um computador portátil. A Anselmo foi representada pela professora Lina Almeida, coordenadora do Departamento de Ciências Económicas e Sociais.
Mais importante do que os prémios foi, para estes alunos, a experiência vivida ao longo de todo este dia 11 de Abril de 2008.
PARABÉNS à MARIA, ao LUÍS, ao FRANCISCO e à ANA
E OBRIGADA por darem continuidade à tradição e bom nome da ANSELMO!
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Ciclo de Colóquios/Debates
Em 7 de Dezembro de 2007 “ A Sida – Que futuro? Outras técnicas, outras terapias… Novos Afectos”, foi o tema escolhido pelo grupo de trabalho e que o Pedro Correia Azevedo, finalista de Medicina e Monitor de Anatomia da Faculdade de Medicina de Lisboa, aceitou, a nosso convite, dinamizar. Mas, não menos importante é, também, referir que o Pedro é um ex-aluno da nossa escola, estando alguns dos seus professores presentes, recordando-o com saudade e, porque não, com uma pontinha de orgulho...
Este colóquio foi destinado a alunos do ensino secundário, tendo havido uma participação muito dinâmica e interessada por parte dos envolvidos.
Pedro Correia Azevedo no decorrer da acção
Em Janeiro deste ano, tiveram lugar dois debates muito especiais. Eles destinaram-se aos pais, encarregados de educação, professores, funcionários, enfim a toda a comunidade educativa adulta.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola, honrou-nos com a sua presença.
Estes encontros tinham como objectivo informar/formar/esclarecer sobre alguns temas, criando uma maior aproximação entre a família e a escola, num clima de debate facilitador de abordagem e de abertura entre pais, encarregados de educação e entre estes e os professores.
O primeiro realizou-se no dia 11, sobre o tema “Sexualidade e Métodos Anticoncepcionais” e o segundo no dia 14 e tinha como tema “Comportamentos de Risco – Toxicodependência, Alcoolismo e Tabagismo”.
Foram prelectores destes encontros enfermeiros/professores da Escola Superior de Enfermagem Egas Moniz – Florbela Vaz e Miriam Almeida respectivamente – fruto de um protocolo de cooperação, estabelecido entre as duas escolas.
Em ambas as sessões, os debates tornaram-se extremamente enriquecedores, visto ter havido uma partilha de experiências e vivências entre os presentes que se apresentaram em grande número.
Se queres estar presente, fica atento à calendarização que será exposta num placar bem perto de ti!
Almada, 23 deFevereiro de 2008
Pel’ O Grupo Dinamizador
Luísa Varela
Sexualidade e Afectos
ÚLTIMA HORA!
Está a funcionar na Escola, desde Janeiro e no âmbito do Projecto Sexualidade e Afectos o: CASA
Atendimento
Sexualidade
Afectos
. Venhas conhecer este teu novo espaço, visitando-o;
. Sempre que queiras consultes informação/documentação no âmbito da
Sexualidade e Afectos;
. Procures esclarecer algumas dúvidas, nesta temática, junto dos professores
presentes;
. Através deste atendimento possas, em certos casos, usufruir da colaboração
de Técnicos de Saúde (médico de especialidade, enfermagem, etc.) que te
ajudem na solução de situações por ti apresentadas;
. Possas levar para consulta em casa certos livros e/ou documentos.
. Aparentemente sem razão especial, venhas apenas conversar.
Sensibilizar
Alertar
CASA RURAL (PISO 0)
QUARTAS-FEIRAS: MANHÃ: 12.00h /12.45h
TARDE: 13.45h /14.30h
Luísa Varela
Troca de Sabores
O evento “ Troca de Sabores”, realizado no dia 7 de Março, foi promovido pelas turmas do 9º Ano-A, B, C e E, sob a orientação dos professores da Área de Projecto –Fernanda Martins; José Luís Figueiredo e Mª Aline Martins – em cooperação com as professoras de Ciências - Emiltina Matos, Celeste Amaro e Fátima Franco que desenvolveram o Projecto “ Estilos de Vida “ nas respectivas turmas.
Este trabalho teve como objectivo não só dar a conhecer e partilhar outras culturas / outros hábitos alimentares, assim como consciencializar toda a comunidade educativa para a importância de uma alimentação mais saudável.
Teve também a colaboração dos Encarregados de Educação na confecção de vários pratos típicos de vários países, assim como o patrocínio de alguns restaurantes – Douro / Alentejano / Zeno e Onda de Prata – e do Jumbo.
O referido evento culminou com uma actividade musical onde foram exibidos danças e cantares de alguns países escolhidos , com a participação de vários elementos: uma aluna da Moldávia e o respectivo Encarregado de Educação; um ex-aluno da escola e o seu par que dançaram uma dança de salão; um cantor de Cabo Verde e o quase famoso Pedro Carvalho, mais conhecido por “Dani S “ filho da colega do 1º Ciclo, Teresa Carvalho.
De 16 a 19 de Abril irá decorrer a “ Mostra do Ensino Superior “, promovido pela Câmara Municipal e por aquelas instituições universitárias, que contará com actividades diversas e com uma exposição onde poderão ser apresentados os trabalhos desenvolvidos na Área de Projecto de várias Escolas, do 9º ao 12º Ano e que serão submetidos a um concurso que levará à atribuição de vários prémios. As nossas quatro turmas do 9º Ano também irão estar presentes neste encontro.
Mª Aline Martins
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Dia da Mulher
Tal como os Mestrados, Licenciaturas e outros estudos na área das Mulheres só num passado recente afloraram o debate mediático e a vida académica, três décadas após o 25 de Abril, também ainda muito falta fazer para que a maioria da população não continue a ser tratada como uma minoria menosprezada. De salários inferiores aos seus congéneres masculinos, passando pelos índices de violência doméstica, o tempo parece não ter passado pelas nossas mentalidades. Mesmo escrito em letra de Lei, a condição inferior estatutária da Mulher é, facilmente, comprovável. Se não, vejamos: as últimas estatísticas sobre a violência a que as nossas crianças são submetidas através dos meios de comunicação social dizem-nos que a cada minuto é difundida uma agressão ou uma violação exercidas sobre uma mulher. Sabemos também que a maioria dos licenciados a sair das universidades são mulheres mas que os que conseguem o primeiro emprego não o são. E, com todos os movimentos a favor das quotas, que se sabe do número de mulheres a fazer política: reduzido!
Por último, enquanto filho de uma mulher, marido de uma mulher, pai de uma mulher e professor de uma turma exclusivamente constituída por alunas, creio poder transmitir uma ideia que me afronta: as mulheres são as suas próprias inimigas. Tenho por experiência que, nos dias de hoje, às mulheres, o que mais as assusta é a solidão. Na minha juventude fazia-se a apologia da independência feminina; escapar ao jugo de um marido, às tarefas de uma dona de casa, eram ambições generalizadas entre as raparigas minhas colegas e amigas mesmo que implicasse uma vida de “solteirona”, estabelecendo-se como prioridade a obtenção de uma boa valorização académica ou profissional que permitisse a não dependência. Hoje hipoteca-se a liberdade pelo preço de um amor idealizado pelas “más” revistas cor-de-rosa ou pelas MTV’wc’s da sexualidade dos implantes e do botox. Por uma companhia masculina, cada vez mais escassa, as mulheres deixam-se humilhar, vexar e dominar. Que dizer de uma rapariga de 18 anos que não vai ao baile de finalistas porque o namorado não a deixa ir com determinado vestido? Como se podem deixar escravizar emocionalmente, estas jovens, apenas para não se deitarem sozinhas? Todo o universo conspira contra aquelas que não se apresentam com macho pelo braço! As próprias compatriotas segregam aquelas que já tiveram “muitos” namorados mas não o fazem em relação aos rapazes. Para elas sinónimo de mau comportamento; para eles sinónimo de experiência enriquecedora… uma vez mais se comprova que a passagem do tempo não implica mudança de mentalidades. Muito há ainda por fazer. E quando cheguei àquele debate e me pareceu que o que se diria seria anacrónico e redundante, constatei o quanto faz falta ilustrar estas mentes cada vez mais deseducadas pelas net’s, msn’s, mms e afins… tanta informação globalizada e tanta estupidez generalizada!
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Exposição
quarta-feira, 9 de abril de 2008
As "aulas de substituição" estão a murchar
Foi polémica a sua implementação nas escolas, os professores contestaram, os pais aplaudiram, grosso modo. Depois da agitação inicial tornou-se uma rotina que é comentada de vez em quando, mas que é encarada como mais uma fatalidade que aconteceu e, como tal, é vivida como mais um sacrifício no quotidiano dos professores e dos alunos.
Como é tradicional na cultura portuguesa, as situações de facto vão sendo deixadas existir até caírem de podres. Depois da sua prática continuada nestes anos lectivos começa-se a notar um certo mal estar face à ocupação dos tempos de "furo" por ausência de um professor. Os docentes acomodaram-se e tentam levá-las o melhor possível. Os alunos também se acomodaram, mas com mais resistências, cujo limite é a sua recusa, evidente na tentativa de boicote ao professor desconhecido que lhes surge na sala. Agora, já se começa a ouvir pais e encarregados de educação colocando em dúvida a vantagem destas "aulas", a que atribuem algum excesso de energia acumulada pelos alunos, que ajuda à indisciplina nas salas.
Será tempo de reflectir (de avaliar, não é?) sobre esta medida do Ministério e reformular os seus pressupostos, modelos e verificar a sua pertinência actual. No fim de contas, se o princípio da avaliação é correcto, ele deverá ser aplicado em todas as estruturas do sistema, não apenas nalgumas direcções. E, neste caso, existe uma prática de anos que se traduz numa realidade factual e observável, resultante de normas de funcionamento que se aplicaram às situações concretas das escolas. Se é uma época em que a bandeira do rigor deve estar hasteada nos portões dos estabelecimentos de ensino, então a reflexão sobre as políticas educativas deve acompanhar a sua prática e os resultados da sua avaliação devem chegar às instâncias superiores, até às comissões de reforma que redigem as normas e aos gabinetes onde se traçam as políticas.
LM
segunda-feira, 7 de abril de 2008
A Anselmo contribui para as Cidades Criativas
Este concurso é dirigido a alunos do 12º ano de Área de Projecto e é promovido pela Universidade de Aveiro e Associação Portuguesa de Planeadores do Território, com o apoio do Ministério da Educação. Tem como finalidade a reflexão sobre o presente e o futuro das nossas cidades.
Desde o início do ano lectivo, a nossa escola apresenta 7 equipas (das turmas 12ºA, C e E) a participar neste concurso que se prolonga até ao final do mês de Maio.
Até lá, para além de um Blog em que cada equipa tem vindo a identificar o potencial urbano, cultural e tecnológico da sua cidade, todas as equipas terão que entregar um Relatório e um Poster A0 onde, para além desse diagnóstico, deverão apresentar propostas inovadoras e criativas para a qualificação e valorização da cidade em que estudam.
No seu blog, a Organização do Concurso apresenta uma selecção das melhores actualizações dos blogs das equipas em concurso, e recentemente o nome da Escola Secundária Anselmo de Andrade vem aparecendo com alguma frequência através do trabalho desenvolvido pelas nossas equipas. Podem confirmá-lo através do respectivo endereço: (http://cidadescriativas.blogs.sapo.pt/) .
Parabéns aos nossos alunos pelo empenho e pelo trabalho que vêm desenvolvendo, contribuindo para manter a tradição e o bom nome da nossa escola!
Os blogs das equipas dos nossos alunos podem ser consultados nos seguintes endereços:
Almada Criativa
http://criativalmada.blogs.sapo.pt/
Almada uma visão para o futuro
http://almadaumavisaoparaofuturo.blogs.sapo.pt/
Projectar Almada
http://projectaralmada.blogs.sapo.pt/
Almada Jovem
http://almadajovem.blogs.sapo.pt/
Futur Almada
http://futuralmada.blogs.sapo.pt/
Almada Verde
http://almadaverde.blogs.sapo.pt/
Polution in Almada
http://Polution_in_Almada.blogs.sapo.pt/
quinta-feira, 3 de abril de 2008
Para acabar de vez com a História da Arte
Em http://www.leonelmoura.com/ encontra-se a página de Leonel Moura (tem versão em Português)
Prémio Anselmo está aí!
Até esta hora ainda não foram entregues muitos trabalhos (apenas 2 para Artes Plásticas) mas o JA'' sabe que o número de trabalhos será significativo nesta área de concurso e que, à boa (ou má?) maneira portuguesa, o último dia do prazo será tremendamente concorrido. Pede-se paciência à Dona Margarida e à Dona Helena para receberem todos os trabalhos que aí vêm, lentamente, e haverão de chegar em cima da hora final.
A exposição dos trabalhos de artes plásticas será montada no dia 14 de Abril. O espaço de exposição será, como é habitual, o patamar do Conselho Executivo. Este ano há uma novidade: os trabalhos de escultura serão expostos no interior da Biblioteca por razões de segurança. Nos anos anteriores houve sempre alguns constrangimentos na exposição deste tipo de trabalhos, problema agora ultrapassado.
A constituição do júri para apreciação dos trabalhos a concurso bem como a data e local da cerimónia de entrega dos prémios serão oportunamente anunciados. Muito em breve. O mais breve possível. Assim que soubermos dizemos qualquer coisinha!
JA'' com RS
Nova exposição no Museu da Cidade
Almada e o Cristo Rei: 1949-59
Uma retrospectiva fotográfica e documental do processo de construção de um dos mais emblemáticos exemplares de arte pública do Concelho.
Lançamos o convite para uma viagem ao longo da história recente de Almada, apelando à memória de muitos visitantes, e que, ao mesmo tempo, será uma experiência de descoberta para gerações mais novas.