sexta-feira, 27 de julho de 2012

Informação útil

Atenção à página do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade onde podes encontrar informação útil e actualizada.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ilhéus Para Sempre

No dia 17 de julho, pelas 18 45 h, o espaço da biblioteca da escola Anselmo de Andrade foi palco do lançamento de um livro da autoria de Luís Mendonça, professor efetivo da nossa escola.
Trata-se de um romance histórico "Ilhéus para Sempre", que procura, através do percurso de uma família da ilha do Pico (Açores) ao longo do séc. XVIII, deixar um quadro da época nos mais variados aspetos (económico, social, mental, etc). Dá, igualmente, particular relevância à Grande Migração Açoriana para Sta. Catarina em meados do século e às expetativas, sonhos e desilusões que a acompanharam.
 
Segundo o autor, o trabalho em causa poderá constituir um modesto contributo para uma maior valorização, no contexto açoriano, de um género "histórico-literário" que começa a estar bastante em voga no panorama editorial atual (o romance histórico). E isto, não por uma questão de moda, mas por estar profundamente convencido de que o romance histórico poderá ser um precioso complemento em relação à história convencional, uma vez que, sem desvirtuar a verdade, permite ao autor uma maior liberdade na narrativa e no preenchimento das lacunas com que o historiador normalmente se depara. E, como muito bem observou um dos participantes no referido lançamento, o romance histórico poderá conquistar uma larga faixa de leitores por norma pouco motivados para a área da história.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Exercícios de Teatro



As turmas de Teatro apresentaram à comunidade escolar  no âmbito da Feira de Projetos da escola os seus exercícios teatrais, “Palavras de Gedeão” pelas turmas C, D e F do 7ºano e “Tribos, uma história para contar” pela turma D do 8ºano.

Os exercícios puderam ser apreciados por professores, alunos e encarregados de educação que marcaram presença na sala de teatro e, pelos aplausos, foi do agrado de todos.

A turma do curso profissional de animação 12ºE, realizou uma atividade preparada nas aulas de expressão dramática que teve a participação dos alunos do 1º ciclo da escola do Pragal, no pavilhão da escola.

Prof. de Teatro Fátima Pinto



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Lançamento

 
O Centro Novas Oportunidades e a biblioteca da Escola Anselmo de Andrade convidam a Comunidade Educativa para o lançamento do romance Ilhéus para Sempre da autoria do Professor Luís Mendonça, que decorrerá no dia 17 de julho, 3ªfeira, pelas 18.45h, na biblioteca da Escola.

Resultados dos exames nacionais

Para aceder à informação colocada na página do GAVE relativa aos resultados da 1ª fase dos exames nacionais do corrente ano letivo clica aqui. Esta informação foi disponibilizada no dia 9 deste mês.