terça-feira, 24 de julho de 2012

Ilhéus Para Sempre

No dia 17 de julho, pelas 18 45 h, o espaço da biblioteca da escola Anselmo de Andrade foi palco do lançamento de um livro da autoria de Luís Mendonça, professor efetivo da nossa escola.
Trata-se de um romance histórico "Ilhéus para Sempre", que procura, através do percurso de uma família da ilha do Pico (Açores) ao longo do séc. XVIII, deixar um quadro da época nos mais variados aspetos (económico, social, mental, etc). Dá, igualmente, particular relevância à Grande Migração Açoriana para Sta. Catarina em meados do século e às expetativas, sonhos e desilusões que a acompanharam.
 
Segundo o autor, o trabalho em causa poderá constituir um modesto contributo para uma maior valorização, no contexto açoriano, de um género "histórico-literário" que começa a estar bastante em voga no panorama editorial atual (o romance histórico). E isto, não por uma questão de moda, mas por estar profundamente convencido de que o romance histórico poderá ser um precioso complemento em relação à história convencional, uma vez que, sem desvirtuar a verdade, permite ao autor uma maior liberdade na narrativa e no preenchimento das lacunas com que o historiador normalmente se depara. E, como muito bem observou um dos participantes no referido lançamento, o romance histórico poderá conquistar uma larga faixa de leitores por norma pouco motivados para a área da história.

Sem comentários: