terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sessão sobre diabetes



No dia 16 de novembro teve lugar uma sessão sobre Diabetes, organizada pela equipa de saúde escolar e que teve como público-alvo os professores da escola.

Portugal é o país da União Europeia com maior prevalência de diabetes. Entre 2000 e 2009 duplicaram no país os casos de diabéticos tipo I (nas crianças e jovens).

A diabetes carateriza-se pela elevação da glicose no sangue e consequente défice de glicose nas células, o açúcar energético de que elas precisam para funcionar.

A diabetes tipo I que resulta da destruição de células específicas do pâncreas que segregam insulina, hormona responsável pela entrada da glicose nas células. Daí que as crianças e jovens diabéticos sejam insulinodependentes.

Já na diabetes tipo II, que é de predisposição hereditária, há graus variados de diminuição de secreção e resistência à insulina e em 90% dos casos surge após os 40 anos de idade. Nestes pacientes não há dependência de insulina, embora a alguns seja indicado ministrar insulina (quando o organismo passou a produzir menos esta hormona).

O controlo da diabetes tipo I depende de:  

  • Medicação;  
  • Alimentação;  
  • Atividade física. 

Na infância o controlo da diabetes é facilitado pela colaboração pronta das crianças, sob a supervisão de pais e do(a) professo(a). Já na adolescência, as caraterísticas próprias deste grupo etário desafiam o controlo da doença, nomeadamente ao nível da alimentação. 

informação enviada por e-mail pela professora Emiltina Matos

Sem comentários: