quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia do Diploma

É já amanhã, sexta-feira, pelas 17 horas que irão ser distribuídos os diplomas de final de curso aos alunos que concluíram o ensino secundário no ano lectivo de 2010-2011. Tal como no ano transacto, a Direcção da Anselmo promove uma cerimónia muito simples mas significativa a realizar no refeitório da escola para a qual estão convidados os professores, directores de turma, os alunos ex-finalistas (a maioria deles caloiros em diversas Universidades), encarregados de educação e demais familiares.

A celebração deste ano está a ser agitada pela recente notícia de que o ministério da educação e ciência havia "suspendido" a distribuição dos prometidos cheques de 500 euros aos melhores alunos das escolas secundárias por esse país fora. (ler aqui, aqui e aqui para ter acesso a informação mais detalhada)

Colóquio na Oficina de Cultura


Na próxima 6ª feira, 30 de setembro, às 21h, vamos ter o colóquio de encerramento da "Ver de Fazer" 15.
Precisamente na Oficina de Cultura.
O tema é "a crise da arte e a arte da crise".

A questão que se pretende debater é muito simples, mas complexa ao mesmo tempo: como é que esta grande recessão afeta a produção, a distribuição e a fruição dos objetos e dos eventos de cultura? O desinvestimento imediato que é característico dos tempos de crise não pode deixar de afetar o trabalho dos agentes culturais. A estes coloca-se o dilema de se deixarem hibernar esperando tempos melhores para afirmarem as suas propostas, ou de procurarem modos adaptados ou alternativos para manterem uma intervenção visível e dinâmica num interior dum contexto adverso, ou pelo menos mais difícil.

Relacionado com isto, o ensino e a intervenção nas escolas tende a empobrecer. Mas, poderá dar a volta enfocando-se noutras práticas? E como estas se relacionarão com uma tutela ministerial lenta e pesada? Que autonomia restará para o desenvolvimento de aprendizagens pertinentes?

Sabemos pela história que as crises de todo o tipo (não apenas as económicas) originaram contextos em que germinaram mudanças, por vezes radicais, nas perspetivas de futuro social e nos paradigmas e pressupostos da atividade artística. Que fazer e como fazer hoje é a questão que vos propomos.

Então até 6ª e não se preocupem com o peso nas pernas, temos cadeiras. Para que o esforço fique apenas na cabeça.

Luís Miranda

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma curiosidade

Para ver, ouvir e reflectir um pouco. Não é muito difícil ter coragem suficiente para encarar os factos. Trabalhar no sentido de colocar as coisas no seu devido lugar talvez exija mais qualquer coisinha mas essa é a tarefa de um educador que se preze. Pai, mãe, professor ou encarregado de educação.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Novo ano, primeiro dia



O burburinho sobe até à janela da Biblioteca. Lá em baixo, na zona de entrada da Anselmo, vão chegando os alunos para o início do novo ano letivo.

Do lado de fora os encarregados de educação dos mais novos e alguns alunos que ainda não pisaram o chão da escola, do lado de dentro sente-se a agitação caraterística de encontros e reencontros.

É o fim das férias e o início de um novo ano, o primeiro dia do resto das nossas vidas.

Que seja um tempo de sucessos e descobertas, são os votos da equipa do JA''.

Mãos à obra!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ver de Fazer 15

Minha gente, os festivais da cerveja e dos telemóveis foram-se, os outros do verão já acabaram, o Avante também!
Agora a época festiva é a Ver de Fazer, a 15, que marcará o momento alto antes de pensarmos em todos os momentos baixos que nos prepararam durante as férias.
Começa já para a semana, na 6ª, 16 de setembro, às 21h, como confirmarão na imagem anexa.
Este ano é grátis para as damas, assim como para os cavalheiros e não tem limites de idade, podendo-se entrar (e sair) as vezes que se quiser. Mesmo as famílias grandes têm o seu espaço. Os grupos ganham a vantagem de poderem ver, ouvir e comentar entre si, no momento.
A 30, também de setembro, também 6ª, também às 21h, oferecemos um colóquio, bem a propósito: "a crise da arte e a arte da crise". Podemos assim falar do que calámos com dificuldade e debater aquelas dúvidas de sempre, sem receio de podermos ser confundidos com antipatriotas, ou pior.

Pronto, encontramo-nos lá na outra 6ª. Ajuda se puserem na agenda do telemóvel.

Abraço a todos, não muito apertado porque a sala é quentinha.

Luís Miranda

Calendário


Dia 12/9

Afixação de turmas, horários e calendário de reuniões

com os Encarregados de Educação

Dia 15/9

Recepção das turmas:

10:00 – 6º e 9º anos (DT)

11:00 – 11º e 12º anos (DT)

14:00 – 5º ano (Direcção e DT)

15:00 – 7º (Direcção e DT) e 8º anos (DT)

16:00 – 10º anos (Direcção e DT)

Dia 16/9

Início das aulas

todos os anos e cursos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Início das actividades lectivas




O início das actividades lectivas na Escola Secundária Anselmo de Andrade está previsto para o próximo dia 15 de Setembro com a tradicional recepção aos alunos.

O calendário dessa actividade será afixado em breve.

domingo, 4 de setembro de 2011

Uma proposta interessante


Este post marca o regresso do JA'' Online após o período de férias.

Vimos sublinhar uma proposta recente do Conselho de Escolas no sentido de rever e alterar o actual Estatuto do Aluno do Ensino Não Superior (ler aqui) que merece reflexão séria por parte de todos os elementos da comunidade educativa.

É importante ter opinião.Link