quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Colóquio na Oficina de Cultura


Na próxima 6ª feira, 30 de setembro, às 21h, vamos ter o colóquio de encerramento da "Ver de Fazer" 15.
Precisamente na Oficina de Cultura.
O tema é "a crise da arte e a arte da crise".

A questão que se pretende debater é muito simples, mas complexa ao mesmo tempo: como é que esta grande recessão afeta a produção, a distribuição e a fruição dos objetos e dos eventos de cultura? O desinvestimento imediato que é característico dos tempos de crise não pode deixar de afetar o trabalho dos agentes culturais. A estes coloca-se o dilema de se deixarem hibernar esperando tempos melhores para afirmarem as suas propostas, ou de procurarem modos adaptados ou alternativos para manterem uma intervenção visível e dinâmica num interior dum contexto adverso, ou pelo menos mais difícil.

Relacionado com isto, o ensino e a intervenção nas escolas tende a empobrecer. Mas, poderá dar a volta enfocando-se noutras práticas? E como estas se relacionarão com uma tutela ministerial lenta e pesada? Que autonomia restará para o desenvolvimento de aprendizagens pertinentes?

Sabemos pela história que as crises de todo o tipo (não apenas as económicas) originaram contextos em que germinaram mudanças, por vezes radicais, nas perspetivas de futuro social e nos paradigmas e pressupostos da atividade artística. Que fazer e como fazer hoje é a questão que vos propomos.

Então até 6ª e não se preocupem com o peso nas pernas, temos cadeiras. Para que o esforço fique apenas na cabeça.

Luís Miranda

Sem comentários: