sábado, 26 de fevereiro de 2011

Maravilhoso mundo aquático


Os autores: Sérgio Gonçalves, Inês Sá, Tiago Cristo e Cátia Caldas (não está na foto) ,
e o trabalho premiado


A turma do 7ºC da Escola Secundária Anselmo de Andrade venceu o Concurso promovido pela Staedtler em parceria com a Nickelodeon cuja temática era o ambiente, mais precisamente "As maravilhas do mundo aquático" (clicar aqui para informação mais detalhada).

Sob a orientação da Professora Sofia Afonso, os alunos da turma criaram três trabalhos tridimensionais e alguns trabalhos bidimensionais em apenas três semanas numa actividade interdisciplinar entre Área de Projecto, Formação Cívica e Educação Visual.

Usaram os materiais da Staedtler e as "mascotes" Lori e Spongebob criando pequenos cenários com a ajuda do "FIMO" (material tipo plasticina). O prémio consiste em material escolar e uma dormida com os tubarões para toda a turma no Oceanário de Lisboa.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fomos ao Teatro e… queremos mais!


O Teatro Municipal de Almada, através da Companhia de Teatro de Almada, teve a feliz iniciativa de levar à cena a peça Falar Verdade a Mentir, uma divertida comédia escrita por Almeida Garrett, em 1845.
Aos Professores foi facultada, pela instituição supra citada, um conjunto de informação e enquadramentos que enriquecem os conhecimentos sobre a peça, o autor, a época de então, artigos críticos, além de “prolongar a experiência da simples assistência ao espectáculo”.
Como estamos a iniciar o estudo do texto dramático e esta obra é recomendada para o 8ºano, não poderíamos ficar indiferentes à amabilidade demonstrada( digna de louvor, diga-se em abono da verdade), uma vez que corresponde a um desejo da comunidade escolar.
Assim, depois da mobilização e organização necessárias, no dia 22 de Fevereiro, a partir das 16 horas, tivemos a oportunidade de assistir à arte de representação da peça e, também, a conhecer um pouco mais do que está para além dos actores e do espaço físico onde tudo se desenrolou.
Visitámos a carpintaria, o local dos ensaios; fizemos algumas perguntas; ouvimos curiosidades e voltámos diferentes para a escola.
Garrett soube despertar o interesse dos espectadores.
Deixamos uma palavra de agradecimento e apreço a todos os que tornaram possível esta ida ao teatro.

Os Professores de Português do 8º Ano
Eveline Monteiro
Jorge Carvalho
Teresa Rafael

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

photossíntese


"imagine all the people living life in peace"

Daniela Soares

Palestra




No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Internet Segura, os alunos do 8ºD, no passado dia 10 de Fevereiro, dinamizaram uma palestra sobre “Segurança na Internet” dirigida a alunos do 4º ano da EB1JI de Almada. Os alunos do 8ºD trabalharam esta temática, no âmbito da disciplina de Área de Projeto, durante parte do primeiro período, tendo como objetivos:

- Reconhecer as potencialidades da Internet;

- Reconhecer os perigos na utilização da Internet;

- Assumir comportamentos responsáveis e de segurança quando utilizam a Internet;

- Respeitar direitos de autor e propriedade intelectual da informação;

- Promover o exercício de uma cidadania ativa.

A palestra teve como objetivo alertar os alunos mais novos para as potencialidades e os perigos da utilização da Internet e levá-los a refletir sobre os próprios comportamentos quando estão on-line.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Salvar o mundo, uma rolha de cada vez




Somos um grupo de alunos das turmas A e B do 12ºano que está envolvido no projecto “Green Cork na Escola II – Eu condómino da Terra”, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Este projecto dá continuidade ao programa de recolha de rolhas de cortiça usadas, implementado desde 2008 e propõe o desenvolvimento de actividades que visem a conservação da Natureza mediante a adopção de atitudes que cuidem dos bens comuns.
Deste modo pretendemos sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade exterior em relação aos objectivos do programa Green Cork:

- Estimular atitudes conscientes e responsáveis relativamente à Natureza.
- Tomada de consciência do nosso dever, do espaço e dos bens que cada um de nós usufrui como condómino da Terra.
- Contribuir para a redução de resíduos.
- Defender a rolha de cortiça como produto plenamente ecológico.

Como é de conhecimento público, a Natureza encontra-se em perigo. Todos os dias, milhares de árvores são abatidas em todo o mundo não tendo em conta os prejuízos que isso causa ao ambiente.

Sendo nós cidadãos preocupados com a Natureza e cientes desta situação, decidimos participar no projecto “Green Cork” que visa a recolha de rolhas com o objectivo de repor o número de árvores essenciais à sustentabilidade do ambiente.
Futuramente será proposta uma palestra de sensibilização junto da comunidade escolar com um responsável da Quercus.

Na 2ª fase deste projecto, pretendemos cartografar a Biodiversidade (de fauna e flora) do Parque da Paz. Mais tarde, numa 3ª fase gostaríamos de arborizar um espaço escolar, e para isso contamos com a vossa ajuda.

Assim, apelamos à comunidade escolar bem como a todos os outros que não lhe pertencem que nos ajudem na execução deste mesmo projecto, contribuindo com a sua dose de rolhas. Estarão disponíveis recipientes próprios espalhados por toda a escola, denominados “Rolhinhas” no sentido de aí serem colocadas as rolhas, incluindo um dispositivo central e até recipientes colocados em restaurantes por toda Almada.

Para poder acompanhar as nossas actualizações de informação e de actividades desenvolvidas por nós, juntem-se ao nosso grupo no Facebook (pesquisa: GREEN CORK - ANSELMO).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Regulamento


CONCURSO LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

PRÉMIO ANSELMO DE ANDRADE

2010/2011


REGULAMENTO

Dando cumprimento à tradição de estimular e desenvolver a criatividade dos nossos alunos no campo da Literatura, Artes e Ciências, a Escola Secundária com 2ºe 3º Ciclos Anselmo de Andrade realiza mais uma vez o evento “Prémio Anselmo de Andrade”.


Artigo 1º

Tema

O tema dos trabalhos a concurso é totalmente livre.


Artigo 2º

Áreas

O concurso divide-se em três áreas: Literária (poesia, conto, prosa poética ou ensaio literário), Artística (desenho, fotografia, pintura, escultura ou técnica mista) e Científica (ensaio/artigo científico, relatório de experiência ou poster).


Artigo 3º

Escalões

Nas áreas Literária e Científica os candidatos poderão concorrer com trabalhos individuais ou de grupo a um dos seguintes escalões:

A- alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos).
B- alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) e alunos do ensino nocturno.

Na área Artística existirá um escalão único para todos os candidatos que poderão participar com trabalhos individuais ou de grupo.


Artigo 4º

Apresentação dos originais

Os trabalhos a concurso são entregues na Biblioteca à funcionária de serviço.

Área Literária e Científica:
Os trabalhos deverão ser apresentados em folhas A4, dactilografadas a dois espaços com letra de corpo 12 e margem de 2 cm (direita e esquerda). Cada trabalho poderá ter número máximo de dez páginas.
O poster deverá ter aproximadamente 120cm de largura por 90cm de altura.

Área Artística:
Independentemente da técnica utilizada:
- os trabalhos bidimensionais apresentados não deverão exceder 150cm de largura por 150cm de altura.
- os trabalhos tridimensionais apresentados não deverão exceder 150cm de largura (diâmetro da base) por 180cm de altura.

Artigo 5º

Identificação

Os candidatos deverão preencher uma ficha de inscrição que lhes será facultada na Biblioteca no acto de entrega dos trabalhos de forma a garantir o anonimato.
A ficha de inscrição é composta por dois espaços distintos.
A parte da ficha com a identificação do candidato (nome, número e turma) bem como as características do trabalho será assinada e entregue em envelope fechado.
Sobre o envelope será colada a outra parte da ficha de inscrição onde constará o pseudónimo do candidato e as características do trabalho apresentado a concurso.

Artigo 6º

Quantidade de trabalhos

Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho em cada área. Caso participe um grupo não poderá apresentar trabalho individual e vice-versa.


Artigo 7º

Número de cópias

Nas modalidades literária e científica (excepto no caso de o trabalho ser apresentado no formato de Poster) os candidatos deverão entregar duas cópias. Relativamente à modalidade artística, entregarão apenas o original.

Artigo 8º

Prazo

A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao último dia da primeira semana de aulas do terceiro período.

Artigo 9º

Constituição e decisões dos júris

Será constituído um júri para cada uma das diferentes modalidades.
Os elementos dos júris serão, preferencialmente, professores do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.
Das decisões dos júris não poderá haver recurso.

Artigo 10º

Prémios

Em cada modalidade serão atribuídos até 3 prémios (sejam trabalhos individuais ou de grupo), 1º, 2º e 3º, podendo ainda o Júri atribuir menções honrosas.
O tipo de prémios a atribuir será decidido em função das circunstâncias.

Artigo 11º

Qualidade dos trabalhos

No caso de, em alguma das modalidades do concurso, os trabalhos concorrentes não apresentarem qualidade considerada digna de nota, o júri reserva para si o direito de não atribuir alguns, ou mesmo nenhum, dos prémios a concurso.

Artigo 12º

Entrega dos prémios

A entrega dos prémios terá lugar em cerimónia a realizar para o efeito em data e local a anunciar oportunamente.


Artigo 13º

Acervo da E.S.A.A.

Os trabalhos premiados no âmbito de cada área do concurso passarão a fazer parte do acervo da E.S.A.A.

Artigo 14º

Aceitação do regulamento

Ao entregarem trabalhos a concurso, os participantes estarão a aceitar todos os parâmetros deste regulamento.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Células Estaminais e o Futuro


No passado dia 10 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 15h30, recebemos na Casa Rural da nossa escola a Dra. Joana Boura, que veio falar um pouco sobre a sua investigação no IST (Instituto Superior Técnico) relativa a células estaminais, bem como esclarecer alguns conceitos subordinados a este tema.

As células estaminais são células “especiais” que se podem diferenciar em todo o tipo de células do nosso organismo, tendo capacidade ilimitada de multiplicação e sendo, por isso, muito importantes na cura de diversas doenças hematoncológicas. No futuro, prevê-se que se abram portas para o tratamento de outras doenças, entre as quais cardíacas e neurodegenerativas.

A hipótese mais viável para extracção deste tipo de células é a partir do sangue do cordão umbilical. Contudo, a quantidade de células extraídas desta fonte só é suficiente para ser transplantada para indivíduos até aos 20 kg. Assim, estão a existir cada vez mais parcerias entre empresas de criopreservação de células estaminais e outros institutos, como universidades, com o objectivo de desenvolver técnicas de multiplicação de células estaminais in vitro, de forma economicamente viável. É nesta possibilidade que assenta o trabalho de investigação da Dra. Joana Boura, bem como da equipa com quem trabalha.

É esta visão inovadora da ciência que nos leva ao futuro!

Agradecemos a presença da Dra., e também das turmas do 11ºB e 12ºA.

Ana Gonçalves

Filipa Fradique

Diogo Mesquita

Tomás Pinho

12ºA

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

photossíntese


Pré-Ruínas

foto de Daniel Marques

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que se faz depois de um crime?

Nós somos alunas do 12ºano, turma B e no âmbito da disciplina de Área de Projecto estamos a realizar um trabalho intitulado “Investigação Criminal”.

Estudamos as etapas realizadas quando ocorre um crime, aprofundando o trabalho realizado pelas entidades policiais, cientistas, advogados, juízes e comunicação social. Para tal, realizámos entrevistas a membros destas diferentes entidades. Tivemos também a oportunidade de realizar a actividade “Descobre o criminoso” numa visita de estudo que realizámos à Universidade Lusófona e na qual conhecemos a técnica “DNA fingerprinting” (impressão digital genética).

Definimos crime, em termos jurídicos, como toda a conduta antijurídica, ou ilícita, praticada por um indivíduo. Em termos vulgares, crime é quando um indivíduo viola uma norma moral.

A partir desta definição estamos a construir o trabalho, incluindo a realização de um filme e uma apresentação. Estaremos disponíveis para mostrar a quem deseje conhecer melhor este tema e o trabalho por nós realizado.


Ana Carolina Morais
Andreia Penas
Inês Galvão
Patrícia Pereira


Pessoa nas estrelas


Estamos habituados a ensinar e a aprender “Fernando Pessoa” de acordo com o cânone. Os professores colocam questões e os alunos respondem, observando o que o cânone determinou. Mas Fernando Pessoa não é só isso.

No dia 11 de Fevereiro, alunos da Anselmo, da Emídio Navarro e da Universidade Sénior de Almada, e muitos professores da nossa e de outras escolas, assistiriam a uma palestra do astrólogo Paulo Cardoso. O tema: “ A Astrologia e o Esoterismo na obra de Fernando Pessoa”.

A palestra teve lugar no Teatro Municipal de Almada, o Teatro Azul. Abriram a sessão o director do teatro, Joaquim Benite, que salientou a importância deste tipo de iniciativas e nos sensibilizou para a riqueza da oferta cultural do Teatro, e a directora da escola Anselmo de Andrade, Margarida Lucena, que, apesar das tribulações, se tem revelado indefectível no apoio de actividades promovidas pela escola que alarguem horizontes.

Da palestra, ficámos a conhecer, os que ainda não conheciam, a faceta esotérica e de astrólogo do poeta, que dedicou parte considerável da sua vida ao estudo dos astros, e ficámos também a saber que a interpretação dos heterónimos pode ser vista sob nova luz.

A iniciativa foi levada a cabo pelas professoras Eveline Monteiro, Ana Cristina Boto e Rosário Marques (professoras de Português do 12º ano na Anselmo de Andrade).

Viagem a um outro mundo




Para todos os que gostam de arte, e mesmo para os que não sabem bem se gostam ou não e andam a precisar de algo que os esclareça, está agora disponível um novo site absolutamente espectacular.

É o Art Project (clicaqui), uma plataforma a partir da qual se pode viajar para uma série de museus espalhados pelo mundo e observar as obras aí expostas com um pormenor digno de nota.

Podes passear pelas salas dos museus, isolar uma imagem e por-lhe o nariz em cima sem nenhum segurança a mandar-te dar um passo atrás. Podes mesmo fazer a tua própria colecção de arte particular com obras de Leonardo, Picasso, Van Gogh ou outro artista que te agrade.

É uma espécie de Google Maps onde as ruas, estradas e as fachadas dos edifícios são de natureza diferente; conduzem-nos ao maravilhoso mundo das artes.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pessoa e Pessoas




A turma de Teatro do 7ºD apresentou à comunidade escolar no dia 31 de Janeiro na sala de Teatro, o exercício teatral “ Pessoa e Pessoas”,

a apresentação decorreu com sucesso e pelos aplausos foi do agrado dos presentes, turmas do 9ºano e a turma profissional de teatro não faltaram á chamada dos actores mais novos da escola.

Este exercício foi também apresentado no dia 7 de Fevereiro no lar de idosos URPICA, os alunos apresentaram o exercício da disciplina de teatro e duas danças tradicionais no âmbito da disciplina de educação física ( Prof. Catarina Pinheiro ).

Foram bastante aplaudidos e estabeleceram uma agradável interacção com as pessoas que frequentam o centro de dia.

Os alunos do 7ºD participaram activamente e de forma empenhada e estão de parabéns!

Prof. de Teatro Fátima Pinto

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Euronet 50/50


O que é o Euronet 50/50?

O Euronet 50/50 é um projecto europeu financiado pelo Programa Energia Inteligente Europa (EIE) que decorre de 2009 a 2012. A Câmara Municipal de Almada (CMA) é o parceiro português deste projecto que envolve outros oito países europeus: Alemanha, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália e Polónia.

Quais são os objectivos do projecto Euronet 50/50?

O projecto Euronet 50/50 tem como principal objectivo promover a poupança energética nas escolas, de modo a contribuir para uma maior eficiência energética e um menor consumo dos recursos. Pretende-se que esse objectivo seja conseguido no seio da comunidade educativa, essencialmente, através da mudança de hábitos dos seus utilizadores.

Como funciona na prática o projecto Euronet 50/50?

Em cada escola, existe um grupo de alunos ou turma ( na nossa escola essa turma é o 5.º D) que constitui a “Equipa de Energia” e que, conjuntamente com o professor responsável pelo projecto na escola, o gestor dos edifícios escolares e os técnicos da AGENEAL (Agência Municipal de Energia de Almada) e CMA, monitorizam regularmente o consumo energético da escola em relação à água, electricidade e gás. A partir dessa acção, a Equipa de Energia tem como função alertar para eventuais excessos de consumo e promover a adopção de medidas simples de eficiência energética. Para além disto, a Equipa de Energia participará também na realização de diagnósticos energéticos na escola e na produção de materiais pedagógicos para divulgar o projecto, actividades desenvolvidas, resultados obtidos e sugestões para melhorar a situação energética da escola.

Blog da Equipa de Energia da Anselmo: http://schoolanselmo.blogspot.com

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um futuro cada vez mais actual


Num mundo em que a necessidade de curar doenças é premente, o recurso a células estaminais é uma alternativa cada vez mais actual. Para quem não sabe, as células estaminais possuem a capacidade de se “especializar” numa determinada função no nosso organismo, podendo reparar danos a que o ser humano está exposto.

Mas que doenças podem ser tratadas por este tipo de células?

Leucemias;

Anemias;

Renovação de tecidos celulares (como os do fígado);

Outras.

Como a pesquisa nesta área é relativamente recente, pensa-se que num futuro próximo seja possível utilizar as células estaminais no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson, Diabetes e doenças cardiovasculares.

Especificando, as células estaminais estão divididas em dois grupos:

  • Células estaminais embrionárias, obtidas a partir de embriões humanos;
  • Células estaminais adultas, encontradas em diferentes partes do corpo humano, como no cordão umbilical, na medula óssea, placenta, etc.

As células estaminais embrionárias apresentam uma grande vantagem relativamente às células adultas: têm um grau de diferenciação muito maior, permitindo assim o tratamento de uma maior variedade de doenças.

No entanto, a utilização de embriões humanos para a obtenção destas células é altamente controversa. Há quem defenda que no processo de obtenção de células estaminais se esteja a matar vidas humanas em prol do tratamento de doenças. Por outro lado, há quem defenda que um embrião ainda não é uma vida humana e desse modo o recurso a este tipo de células é aceitável.

E tu, aprovas a extracção de células estaminais a partir de embriões? Porquê?


André Nunes, nº5

Bernardo Saraiva, nº8

Fedra Caseiro, nº12

Rafael Sequeira, nº20 do 12ºB

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

photossíntese


year-one



fotografia de Bruno Madeira

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIA DOS NAMORADOS



Nos próximos dias 10 e 11 de Fevereiro, poderás colocar uma carta de amor no paixódramo que estará disponível no Bloco 2, junto ao placard da Associação de Estudantes.


A carta deverá estar contida num envelope com a indicação do destinatário (nome, ano e turma).


Podes utilizar um postal dos CTT que está disponível na biblioteca.

Durante a segunda-feira, 14 de Fevereiro, a DAE fará a entrega das cartas nas turmas.

PARTICIPA!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Casa Fernando Pessoa



No dia 15 de Dezembro de 2010, a turma A do 12º ano da Escola Secundária com 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade dirigiu-se a Lisboa, onde visitou a Casa Fernando Pessoa, no âmbito da disciplina de Português. Para tal, fez-se acompanhar pela professora Rosário Marques e pelo professor Sérgio Valente.
Inaugurada em 1993, a Casa Fernando Pessoa encontra-se dividida em várias partes: um auditório, um jardim, salas de exposição, uma biblioteca e uma parte do espólio do poeta.
Na primeira parte da visita, um dos guias falou-nos um pouco sobre esta divisão, nomeadamente acerca da biblioteca, que se encontra aberta ao público no piso inferior do edifício, e da sua composição. Esta encontra-se organizada em três núcleos essenciais: a biblioteca particular do poeta, a biblioteca pessoana activa e passiva e um fundo de poesia portuguesa e estrangeira.
Posteriormente, fomos guiados ao último quarto em que o poeta viveu e aí pudemos ver alguns dos seus objectos pessoais, como, por exemplo, a sua máquina de escrever e a cómoda sobre a qual escreveu três dos seus maiores poemas: O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, A Chuva Oblíqua, de Fernando Pessoa, e a Ode Triunfal, de Álvaro de Campos.
Na segunda e última parte, assistimos a uma palestra onde nos foram apresentadas algumas informações relativas à vida de Fernando Pessoa: onde e quando nasceu, as suas habilitações literárias, as funções que desempenhou, as obras que publicou, o tipo de relações que mantinha com as pessoas, entre outros aspectos. Nesta apresentação, houve também a participação de alguns alunos, que leram alguns textos do poeta ou artigos sobre ele.
O aspecto mais benéfico desta visita foi o conhecimento de alguns aspectos da vida pessoal do poeta que são menos divulgados. Algumas das obras escritas por Fernando Pessoa podem ser compreendidas à luz destas informações, uma vez que a sua vida quotidiana se reflectia nos textos que nos deixou.


Bárbara Nunes, nº5, 12A