quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um dia extraordinário


29 de Outubro de 2010 foi um dia invulgar na vida da Escola Secundária Anselmo de Andrade. Logo pela manhã se percebeu que as coisas iriam fugir à habitual rotina quotodiana.

A escola fechou as portas devido à greve da Função Pública, principalmente por falta de auxiliares de acção educativa que pudessem garantir o funcionamento mínimo dos serviços necessários. Tal como é costume neste tipo de situações a cantina abriu para os alunos que previamente tivessem adquirido senha de refeição, os professores com testes marcados poderiam cumprir o calendário e as aulas dos cursos CEF (Cursos de Educação e Formação) funcionaram dentro da normalidade.

Por coincidência foi também neste dia que entraram nas instalações da Anselmo as primeiras máquinas relacionadas com as obras de remodelação que irão revolucionar por completo o espaço físico desta escola. A partir deste dia as coisas irão transformar-se gradualmente até à transfiguração total e absoluta.

Pode-se dizer que este 29 de Outubro foi um dia extrordinário na vida da Anselmo. Outros se seguirão.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atenção desportistas!!!

O Ginásio Clube do Sul tem uma longa e meritória tradição no panorama do Andebol em Portugal. Actualmente destaca-se pelos seus escalões de formação que disputam os respectivos campeonatos na 1ª divisão, estando a equipa sénior a disputar o Campeonato Nacional da 2º Divisão (clica aqui para acederes à página da Federação de Andebol de Portugal, onde podes encontrar as respectivas tabelas classificativas).
Os treinos da formação realizam-se às 2ª, 4ª e 5ª feira entra as 17h30m e as 19h30m. Se gostas de jogar andebol ou se tens curiosidade pela prática desportiva experimenta. O Ginásio conta contigo!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Uma das escolas mais avançadas do mundo



A notícia veio na 1ª página do Público e também podemos encontrá-la na edição online deste jornal em posição de destaque (aqui): Escola premiada pela Microsoft fechou.

Uma pessoa dá com aquele título e imediatamente o relaciona com a vaga de encerramentos de escolas que transfigurou por completo o panorama educativo no interior do nosso país.
Ficamos a saber que a EB1 de Várzea de Abrunhais, Lamego, fora escolhida pela ultra-poderosa Microsoft para fazer parte da rede mundial de escolas inovadoras e que acabou de ser encerrada e os seus 32 alunos (certas fontes referem apenas 16 alunos, outras falam em 23...) recolocados num centro escolar sem telefone nem internet. Parece impossível!!! Parece? (ver aqui vídeo em tom apologético sobre a qualidade e excelência do trabalho desenvolvido na Várzea de Abrunhais)

Uma pesquisa no Google permite-nos compreender um pouco melhor a dimensão do gesto ministerial ao fechar as portas desta escola (ler aqui artigo da Visão publicado em Fevereiro deste ano). A reportagem da RTP (ver aqui) sobre o exemplo desta escola portuguesa para o resto do mundo sublinhava bem o papel do programa do computador Magalhães no avanço tecnológico e na qualidade do ensino nas nossas escolas.

Os elogios choveram de todos os lados, Várzea de Abrunhais sonhou que estaria, definitivamente, no mapa-mundo. Enganou-se quem acreditou que a qualidade do trabalho desenvolvido poderá alguma vez impedir a cegueira burocrática de cortar a direito, naquele seu jeitinho habitual.
O encerramento da escola estava há muito decidido (ver aqui) tendo o ministério da educação prometido que «com os alunos, será também transferido o seu projecto educativo de utilização das novas tecnologias, que mereceu um prémio da Microsoft, alargando-se assim às duas centenas de alunos da nova escola». A fazer fé na badalada notícia do Público «os 32 alunos da EB1 de Várzea de Abrunhais - que dispunham de wireless e em cujas aulas os Magalhães trabalhavam conectados com o quadro interactivo - foram transferidos para um centro escolar onde não há telefone nem Internet.»
Das duas uma: ou a notícia do Público é falsa e ainda haverá um desmentido oficial, ou é verdadeira e o ministério da educação terá feito o trabalho do costume. Com tanto tempo para preparar a transição dos alunos, parece impossível que os tenham enviado para uma escola com recursos educativos desadequados ao projecto que tantos elogios mereceu e tanto entusiasmo despertou no país e... no ministério da educação. Um caso exemplar?
Entretanto, consta que na Várzea de Abrunhais o dia continua a ter 24 horas.
RS

sábado, 18 de setembro de 2010

Ver de Fazer em imagens










Mais uma vez houve festa na inauguração da exposição Ver de Fazer. Música, artes plásticas e muitos visitantes, a Anselmo em contacto com a comunidade, a Escola cumprindo a sua vocação.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ver de Fazer 14

É já hoje a inauguração da 14ª edição da exposição de artes plásticas Ver de Fazer. A festa tem início marcado para as 21horas na Oficina de Cultura, na Praça São João Baptista, mesmo ao lado da paragem de metro com o mesmo nome.
Os trabalhos expostos são da autoria de alunos, ex-alunos e professores da Escola Secundária Anselmo de Andrade e constitui um momento marcante no panorama artístico almadense.
O convite para este acontecimento cultural é feito a toda a população almadense e a quem quiser vir, de norte a sul do país ou do estrangeiro.
Haverá música, animação e o habitual copo na mão. A não perder!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sessão de Abertura do Ano Lectivo 2010/2011



No dia 9 de Novembro, pelas 9h30m, teve lugar a Sessão de Abertura do Ano Lectivo de 2010/2011 do nosso Agrupamento no refeitório da Escola (EB1/JI) Professor Feliciano António Oleiro.
A sessão, presidida pela Directora do Agrupamento, Professora Maria Margarida Lucena, contou com a presença da maioria dos professores em funções nas diferentes escolas que constituem o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade bem como outros representantes da Comunidade Educativa.

Após várias intervenções sobre questões relacionadas com a avaliação interna e a caracterização global das escolas do nosso Agrupamento ou o Acordo Ortográfico, os presentes tiveram oportunidade de tomar contacto com a excelência das novas instalações da António Feliciano Oleiro, recentemente remodelada.

O JA'' deseja um bom ano lectivo a todos os professores do Agrupamento.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Novas Oportunidades


O JA'' acaba de receber notícia sobre a existência de mais um Blogue relacionado com o nosso Agrupamento. Intitula-se Centro Novas Oportunidades Anselmo de Andrade e passa a estar disponível na nossa sidebar. Segue-se uma transcrição da mensagem de abertura do dito Blogue:

Um blog criado com o intuito de aproximar ainda mais o Centro Novas Oportunidades da Escola Anselmo de Andrade, em Almada, à comunidade, promovendo a divulgação das nossas actividades e/ outras de interesse geral. Um espaço de partilha, de troca e de diálogo.

domingo, 5 de setembro de 2010

Ano Lectivo 2010/2011


Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade

Sessão de Abertura do Ano Lectivo
dia 9 de Setembro
pelas 9h30m
no
Ginásio da Escola Feliciano Oleiro

O início das actividades lectivas está previsto para dia 13 de Setembro. A informação irá sendo actualizada aqui, no JA'' online.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

À atenção dos professores (e alunos) de línguas estrangeiras


O concurso Juvenes Translatores (jovens tradutores, em latim) está aberto a um total de 751 escolas secundárias da UE e o prazo de inscrição de até cinco estudantes nascidos em 1993 por escola decorre até 20 de Outubro, através do endereço http://ec.europa.eu/translatores.(ler aqui)

Para consultar o regulamento e ter uma visão mais concreta deste interessantíssimo concurso clicar aqui.