quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Prémio Anselmo de Andrade


Informam-se todos os interessados em participar na edição deste ano do Prémio Anselmo de Andrade que o Regulamento foi actualizado e é como se segue:


CONCURSO LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

“PRÉMIO ANSELMO DE ANDRADE”

2007/2008


REGULAMENTO


Dando cumprimento à tradição de estimular e desenvolver a criatividade dos nossos alunos no campo da Literatura, Artes e Ciências, a Escola Secundária Anselmo de Andrade realiza mais uma vez o evento “Prémio Anselmo de Andrade”.


Artigo 1º

Tema

O tema dos trabalhos a concurso é totalmente livre.


Artigo 2º

Áreas

O concurso divide-se em três áreas: Literária (poesia ou prosa), Artística (desenho, fotografia ou pintura) e Científica (ensaio científico ou relatório de experiência).


Artigo 3º

Escalões


Nas áreas Literária e Científica os candidatos poderão concorrer com trabalhos individuais ou de grupo a um dos seguintes escalões:

A – alunos do ensino básico ( 7º, 8º e 9º anos).
B – alunos do ensino secundário ( 10º, 11º e 12º anos).
C – alunos do ensino nocturno.

Na área Artística existirá um escalão único para todos os candidatos.


Artigo 4º

Apresentação dos originais

Os trabalhos a concurso são entregues na Biblioteca à funcionária de serviço.

Área Literária e Científica:
Os trabalhos deverão ser apresentados em folhas A/4, dactilografadas a dois espaços com letra de corpo 12 e com o mínimo de três páginas.

Área Artística:
Os trabalhos apresentados não deverão exceder 150cm de largura nem 150cm de altura.


Artigo 5º

Identificação

Os candidatos deverão preencher uma ficha de inscrição que lhes será facultada na Biblioteca no acto de entrega dos trabalhos de forma a garantir o anonimato.
A ficha de inscrição é composta por dois espaços distintos.
A parte da ficha com a identificação do candidato (nome, número e turma) bem como as características do trabalho será assinada e entregue em envelope fechado.
Sobre o envelope será colada a outra parte da ficha da ficha de inscrição onde constará o pseudónimo do candidato e as características do trabalho apresentado a concurso.


Artigo 6º

Quantidade de trabalhos

Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho em cada área, excepto na área da poesia, em que poderão ser apresentados dois poemas.


Artigo 7º

Número de cópias

Nas modalidades literária e científica os candidatos deverão entregar duas cópias. Relativamente à modalidade artística, entregarão apenas o original.


Artigo 8º

Prazo

A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao fim da primeira semana de aulas do terceiro período.


Artigo 9º

Constituição e decisões do júri

O júri será constituído preferencialmente por professores da Escola e nomeado pelo Conselho Pedagógico.
Das decisões do júri não poderá haver recurso.


Artigo 10º

Diploma de participação

Todos os participantes no concurso receberão um diploma de participação


Artigo 11º

Prémios

Em cada modalidade serão atribuídos até 3 prémios, 1º, 2º e 3º, podendo ainda o Júri atribuir menções honrosas.
O tipo de prémios a atribuir será decidido em função das circunstâncias.


Artigo 12º

Qualidade dos trabalhos

No caso de, em alguma das áreas do concurso, os trabalhos concorrentes não apresentarem qualidade considerada digna de nota, o júri reserva para si o direito de não atribuir alguns ou mesmo nenhum dos prémios a concurso.

Artigo 13º

Entrega dos prémios

A entrega dos prémios terá lugar em cerimónia a realizar para o efeito em data e local a anunciar oportunamente.


Artigo 14º

Acervo da E.S.A.A.

Os trabalhos premiados no âmbito de cada área do concurso passarão a fazer parte do acervo da E.S.A.A.

Artigo 15º

Aceitação do regulamento

Ao entregarem trabalhos a concurso, os participantes estarão a aceitar todos os parâmetros deste regulamento.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Oscar animado

O Oscar 2008 para o melhor filme de animação foi atribuído, como era esperado, ao filme da Pixar http://www.pixar.com/, Ratatui.

A uma excelente técnica de animação, os criadores de Ratatui http://www.disney.pt/Filmes/ratatui/, juntam uma galeria de personagens inesquecíveis, numa receita de sucesso que já havia proporcionado ao realizador Brad Bird o Oscar para o melhor filme de animação no ano de 2004 com The Incredibles http://disney.go.com/disneyvideos/animatedfilms/incredibles/.

Ratatui foi o filme mais visto em Portugal no ano passado batendo nesse duelozinho particular Shrek 3 http://www.shrek.com/main.php da concorrente DreamWorks.

Brad Bird realizou também um excelente The Iron Giant (O Gigante de Ferro) em 1999 http://movies.warnerbros.com/irongiant/, um filme menos conhecido mas que revela todas as qualidades do realizador.

Fica a sugestão de veres os filmes atrás citados. Caso já os tenhas visto então é altura de os reveres! São todos eles filmes de animação de excelente qualidade e nunca é de mais vê-los uma e outra vez. E mais outra.

RS

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Jornal virtual

O JA'', Jornal d'Anselmo, tem a partir desta data uma versão on line. Já não era sem tempo!!!
Em formato de Blogue, aceitam-se comentários às notícias que venham a ser publicadas e aceitam-se notícias para publicar.
Os temas a abordar não têm limite: a nossa escola, a nossa cidade, este país... o mundo! Cinema, desporto, literatura, música (ah, os concertos!), os mais variados acontecimentos poderão vir a ser objecto da nossa atenção.
Pretendemos criar aqui um sítio dinâmico que não sirva apenas para dizer as coisas do costume. Não temos de ser políticamente correctos nem obrigatoriamente políticamente incorrectos. Teremos, isso sim, que ser sempre objectivos e capazes de justificar as nossas opiniões baseando-nos em factos e tentando não tratar muito mal a realidade e, já agora, tratar a verdade o melhor que for possível.
Por agora ficamos assim.
Até JA''...

RS