terça-feira, 26 de outubro de 2010

Debate 2 Ways


A equipa Ciência Viva, através da professora Rosário Oliveira, desafiou alunos e professoras de Biologia do 12º ano a participarem no debate “2 ways” relativo às ciências da vida.

Uma vez aceite, a preparação dos alunos foi feita fundamentalmente através dos documentos de apoio disponibilizados no site

http://www.cienciaviva.pt/projectos/2ways/

Na passada segunda feira, as turmas A e B foram reunidas de modo a discutir questões no âmbito dos 4 temas incluídos no debate:

ê O uso de células estaminais: prós e contras.

ê A utilização dos resultados dos testes genéticos: que consequências para a sociedade?

ê Genes e comportamento.

ê Medicina personalizada: diagnósticos a partir de análises de DNA.

No dia 23 de Outubro, sábado, participaram no debate 12 alunos da escola: Ana Gonçalves, Ana Fradique, Diogo Mesquita, João Silva, Manuel Viana, Tomás Pinho, Ana Correia, Ana Batista, Margarida Brotas, Tiago Duarte e Rafael Sequeira.O debate realizou-se no Pavilhão do Conhecimento e contou ainda com a participação de alunos das escolas da Amadora, Carolina Micaelis e Garcia de Orta, estas últimas do Porto.

O dia foi atarefado e incluiu os debates parcelares, orientados por um investigador especialista e apoiados por um elemento do Ciência Viva. Seguiu-se o almoço no bar café, em que foi servida sopa de legumes, bacalhau com broa e salada de fruta ou doce.

Houve então a oportunidade de visitar duas exposições temporárias, uma sobre a Amazónia e outra intitulada “Sexo…e então?!”

Os trabalhos foram retomados através de uma sessão plenária em que foram apresentados os considerandos associados a cada tema e as propostas respectivas apresentadas nos debates parcelares, assim como as questões que não reuniram unanimidade.

Foi dada continuidade às reflexões parcelares. Seguiu-se o lanche e o plenário final em que foram votadas as propostas apresentadas por cada grupo/tema e que funcionaram de modo análogo a comissões parlamentares.

A proposta final será elencada de acordo com os votos favoráveis e será apresentada em Bruxelas entre 29 de Novembro e 1 de Dezembro, altura em que se realizará a final europeia do projecto.

Aguardamos os resultados que serão anunciados em breve, mas estamos certos que valeu mesmo a pena esta experiência. A escola esteve muito bem representada, tendo contado com a participação activa dos alunos.

informação enviada por e-mail pelas professoras Emiltina Matos e Isabel Cabaço

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aniversário da Anselmo


No próximo dia 28 de Outubro, 5ª feira, pelas 21 horas, irá realizar-se, na sala da Academia Almadense, a festa do 39º aniversário da Escola Secundária Anselmo de Andrade.
Serão entregues diplomas aos alunos do Quadro de Excelência das escolas que compõem o agrupamento de que a Anselmo é escola sede. Haverá ainda uma série de momentos musicais interpretados por professores, alunos e ex-alunos da Anselmo de Andrade.


Com apresentação de Carlos Robalo e Marta Freire, o alinhamento da festa será o que se segue:


Coro da Anselmo

entrega de diplomas - 4º ano

Desafinados em Dó Maior

entrega de diplomas 5º e 6º anos

Silvie Ornelas (fado)

entrega de diplomas 7º, 8º e 9º anos

Carlos Raposo (piano)
João Velez (guitarra)

entrega de diplomas 10º e 11º anos

Beatriz Janes(fado)

Catarina Rodrigues (voz e viola)

entrega de diplomas 12º ano

Silvie Ornelas, José Galvão e Nuno Espada (temas populares)

Hino da Anselmo por alunos do 6º ano


final da festa
Os interessados em assistir a esta festa devem levantar convites/bilhetes no PBX ou na Papelaria da Escola Secundária Anselmo de Andrade durante os horários normais de funcionamento ou contactar o Professor Rui Silvares na Biblioteca entre as 8h30m e as 13h da próxima 4ª feira, dia 27 de Outubro.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saúde sexual e reprodutiva


No passado dia 12 de Outubro, teve lugar na escola sede uma formação para professores intitulada “Saúde sexual e reprodutiva”. Esta formação insere-se no programa Cuida-te, iniciativa do IPJ e à qual a equipa do projecto Educação para a Saúde concorreu.

Contámos com a formadora Beatriz Barata, psicóloga da APF. As actividades que proporcionou permitiram experimentar iniciativas que poderemos enquadrar nos projectos das turmas e que valem sobretudo pela reflexão e debate que proporcionam e pela dinâmica que permitem criar em torno dos diversos temas previstos. (constam, por ciclo, na página 4 da portaria- talvez aqui o link?).


O espaço de formação foi importante pela reflexão conjunta, dúvidas colocadas e orientações dadas. Proporcionou ainda a aproximação dos docentes, a partilha de interrogações e práticas, o que vem sendo progressivamente mais difícil de realizar.
Foi com uma sensação de satisfação que nos despedimos da formadora. Na próxima semana será a vez dos colegas do 1º ciclo e dos educadores de infância receberem formação. Terá lugar na escola Feliciano Oleiro, dia 19 de Outubro.

A elaboração dos projectos de educação sexual por turma é uma competência dos conselhos de turma, de acordo com a Lei 60/2009
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=4096&fileName=lei_60_2009.pdf e da respectiva regulamentação de 9 de Abril de 2010
http://www.min-edu.pt/np3content/?newsId=4728&fileName=portaria_196A_2010.pdf
Informação enviada por e-mail pela professora Emiltina Matos;
foto da professora Teresa Cameira

Finalmente!


A notícia entrou discreta e de mansinho, um diploma aprovado em Conselho de Ministros determina o fim da Área Projecto para os 2.º e 3.º ciclos no próximo ano (ver aqui, no Comunicado do Conselho de Ministros de 14 de Outubro de 2010, ponto 6).

Nesse comunicado pode ler-se também que: No âmbito da melhoria e aperfeiçoamento na organização do currículo e das aprendizagens, e do desenvolvimento da autonomia das escolas, possibilita-se que, no âmbito da respectiva autonomia, expressa no seu projecto curricular de turma, estas possam organizar a carga horária semanal em períodos de 45 ou 90 minutos. A novidade prende-se com uma verdadeira partilha de responsabilidades entre o ministério e as escolas na organização da carga horária semanal no ensino básico. Esta atitude ministerial é de louvar.

Aqueles que reclamam uma maior (e verdadeira) autonomia para as escolas têm agora uma oportunidade dourada para fazer valer os seus pontos de vista e provar que uma escola funciona melhor quando é organizada a partir do interior, com decisões tomadas pelos respectivos conselhos: Geral e Pedagógico.

Segundo o mesmo comunicado: O diploma procede, ainda, à eliminação da área de projecto do elenco das áreas curriculares não disciplinares, decorrente, quer da experiência da sua aplicação, quer das opiniões expressas pela comunidade educativa que o consideram ineficaz. Aqui chama-se a atenção para o facto de estarmos perante uma decisão tomada com base na experiência da aplicação prática e das opiniões expressas pela comunidade educativa. Por uma vez, espera-se que seja a primeira de muitas, o ministério deu ouvidos a quem lida no terreno com o resultado das suas orientações e não apenas com as opiniões de "especialistas" que o que conhecem melhor é a cor das paredes dos respectivos gabinetes.
Estaremos perante uma alteração do comportamento do Ministério da Educação? Aguardemos pelos próximos episódios.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Resgatados!


E o milagre aconteceu!

Terminou a operação de resgate dos 33 mineiros chilenos perdidos nas profundezas da terra. O sucesso foi total.

O acontecimento atraiu as atenções de todo o mundo. Milhares de repórteres e inúmeras câmaras de filmar transmitiram o resgate dos mineiros de San José para os quatro cantos do planeta em directo, minuto a minuto, ininterruptamente. Foi um acontecimento global.

Aquilo que parecia improvável há poucas semanas atrás acabou por se tornar realidade: os mineiros estão todos de regresso à superficíe, vivos e de boa saúde.

Esta história fica para a posteridade, mostrando como a fé e preserverança dos mineiros, aliada à capacidade tecnológica das equipas de salvamento, resultou num feito extraordinário perante os olhos da humanidade.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nobel


Nos últimos dias tem havido muitas notícias relacionadas com a atribuição dos Prémios Nobel de 2010. Mas, afinal de contas que prémios são esses?

Alfred Nobel (1833-1896) inventou a dinamite. Conta-se que ao tomar consciência do potencial destruidor da sua invenção quando aplicada para fins militares e horrorizado pelos resultados obtidos nas guerras europeias da época, o cientista terá decidido premiar aqueles que, no futuro, se destacassem nos campos da física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz.

Nobel deixou em herança 32 milhões de coroas suecas para a criação de uma instituição (a Fundação Nobel) que teria a função de administrar o dinheiro e organizar a sua distribuição através da atribuição de um prémio anual nas várias áreas referidas no parágrafo anterior, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento social e científico da Humanidade.

Os prémios são entregues desde 1901.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Semana da Música

Vai decorrer entre os próximos dias 11 e 15 de Outubro, de 2ª a 6ª feira, a Semana da Música na Escola Secundária Anselmo de Andrade, com organização dos docentes de Educação Musical e participação de alunos e professores desta escola. Anuncia-se uma série de intervenções instrumentais junto ao Bloco 6, a realizar durante os intervalos.
O acontecimento não vai passar despercebido, disso podes ter a certeza!!!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Heróis Modernistas



No patamar da Direcção, no Bloco 1 da Escola Secundária Anselmo de Andrade, encontra-se patente ao público uma exposição organizada pelo grupo 400, História, em colaboração com a Biblioteca.

Trata-se de um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos que frequentaram o 2º ano de História da Arte no pretérito ano lectivo. O tema foi o do Modernismo nas artes plásticas, no início do século XX, e a maioria dos alunos partiu da análise de obras de duas carismáticas figuras da História da Arte em Portugal: Amadeo de Souza Cardoso e Almada Negreiros.

Esta exposição integra-se nas comemorações do Centenário da 1ª república.

domingo, 3 de outubro de 2010

Metas de Aprendizagem


Foram divulgadas as metas de aprendizagem para a Educação Pré-Escolar e Ensino Básico (consultar aqui, no Portal da Educação).

Não se trata de um documento normativo, daí que a sua aplicação prática seja, pelo menos por enquanto, voluntária e não obrigatória.

Talvez esta maleabilidade na sua aplicação resulte da data de publicação do documento, com o ano lectivo já em andamento não permitindo planificações anuais que tivessem em conta estas linhas gerais de orientação. Teremos de aguardar algum tempo até podermos perceber de que modo estas metas de aprendizagem irão influenciar o futuro do ensino no nosso país.

Quanto ao Ensino Secundário prevê-se a sua divulgação até ao final do ano lectivo 2010/2011.

A consulta deste documento é importante e será fundamental reflectir sobre ele bem como lançar um debate aprofundado sobre as suas características específicas.