quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul



Alunos de duas turmas do ensino secundário (10º A e 11ºB)  do  Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade participaram, nos dias 5 e 6 de novembro, com empenho e entusiasmo na 1ª Etapa do Projeto "A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul" – Kit do Mar
Nesta sessão deu-se  início ao trabalho de investigação (em sala de aula) através da implementação de estratégias de ensino de natureza investigativa.


O objetivo deste projeto é a integração de estudantes do Ensino Secundário em contextos de investigação autênticos, através da criação de parcerias ativas entre instituições de investigação científica e escolas com Ensino Secundário.
A nossa Escola integrou esta parceria entre a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que será a instituição de acolhimento, contribuindo com grupos de investigação e laboratórios onde os alunos possam realizar os seus trabalhos.
A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul” é um projeto adequado às orientações curriculares do Ensino Secundário e às competências a atingir pelos alunos neste ciclo de ensino. Permite aos jovens em final de ensino obrigatório uma escolha mais esclarecida em relação aos cursos superiores na área das ciências, e nomeadamente das ciências do mar.
 
Professoras Élia Martins e Isabel Cabaço (Biologia e Geologia)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

1ª Sessão de trabalho com os Embaixadores da Saúde


                                                 
PRIMEIROS SOCORROS


Dia 17 de novembro realizou-se o primeiro encontro entre os Embaixadores da Saúde da Escola Anselmo de Andrade e a Enfermeira Emília da Equipa de Saúde Escolar, pelas 13.30h na Casa Rural. Foi grande a participação, tendo estado  presentes 29 embaixadores.

- Assistimos a uma simulação de um engasgamento e de um desmaio. Alguns embaixadores fizeram um pequeno acto teatral simulando um engasgo e um desmaio, tendo sido ajudados por outros colegas de modo a evitar a morte das vítimas.
- Falámos em seguida sobre a posição lateral de segurança (PLS) e exemplificámos.
- Posteriormente visualizámos dois filmes: um do INEM sobre Condições de segurança, desmaio e atuação do INEM nestas situações; outro relativo a
uma campanha feita na Austrália sobre acidentes, de modo a sensibilizar para a prevenção de acidentes causados por vários fatores (álcool, substâncias, descuidos...).

Beatriz Santos  e Miguel Teles – 9ºF




















Texto enviado pela Professora Isabel Cabaço.