quinta-feira, 29 de maio de 2014

Estudantes do 9º ano visitam o Forte de Peniche

 No passado dia 9 de maio, os alunos do 9ºano  foram visitar o Forte de Peniche, apesar do forte frio que se fazia sentir. Com a exceção da turma D, todas as turmas puderam ouvir os relatos do ex-prisioneiro, Mário Araújo, sobre os acontecimentos vividos a 25 de Abril de 1974. Mário Araújo relatou, numa espécie de autobiografia, o que viu e sentiu no antes e após o 25 de Abril.

  Todos os alunos ouviram atentamente os acontecimento narrados pelo interlocutor, que se expressava com alguma emoção. Este facto é justificável, não só porque se ouvia um testemunho vivo, mas porque o tema era importante: a repressão/opressão e a liberdade são temas interessantes para todos os alunos.

A História Do Forte...

Partiu de D. Manuel I, a ideia de edificar uma fortificação na povoação de Peniche, que ajudasse a proteger o litoral dos ataques de piratas ingleses, franceses e berberes. No entanto, foi só no tempo do seu sucessor, D. João III, que os trabalhos tiveram início, e mesmo assim a conclusão da obra ocorreu já no reinado de D. Sebastião.
Durante a Primeira Guerra Mundial serviu de prisão para soldados e marinheiros alemães capturados pelas forças portuguesas. Convertida em prisão de alta segurança para prisioneiros políticos durante o Estado Novo (1933-1974), ficou célebre a fuga encetada por Álvaro Cunhal e outros militantes do PCP (então na clandestinidade) em Janeiro de 1960. Nesta altura a prisão teve 2487 prisioneiros. 

Desde 1984, a fortaleza abriga num dos seus pavilhões o Museu Municipal, incluindo o Núcleo da Resistência - uma reconstituição do ambiente de uma prisão política durante a ditadura do Estado Novo.

Trabalho realizado pelos alunos do 9º C
Filipa Mendo nº 4
Francisco Mendo nº5
Hugo Coelho nº 6

quinta-feira, 22 de maio de 2014

2º Encontro dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação das turmas

O Encontro relativo ao "Insucesso Escolar" terá lugar na próxima 3ª feira, 27 de maio, pelas 18h30 na Casa Rural.

PARTICIPE!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROJETO COMENIUS “TRAINING FOR LIFE: Leadership Initiative for Europe”

No passado dia 6 de maio, a Professora Fernanda Martins e três dos seus alunos do 12º D partiram para mais uma mobilidade no âmbito do Projecto Comenius.
Desta vez para Głogów Małopolski, Polónia. Foram visitadas também as cidades de Rzeszów e Krakow, e desenvolvidas diversas atividades educativas na escola - desde aulas de alemão, polaco, elaboração da brochura a jogos de team building - bem como um barbecue, jogos de voleibol, passeios de carroça, visitas a museus, castelos, magníficos jardins, entre outros. 
Entre novas amizades e brincadeiras, foi com tristeza que no dia 11 de maio a equipa Portuguesa se despedia da cidade e das famílias que, durante pouco menos de uma semana, os tinham acolhido tão calorosamente.





Informação enviada pela Professora Fernanda Martins.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

domingo, 11 de maio de 2014

Perigos na praia

No passado dia 30 de abril teve lugar uma sessão sobre "Perigos na praia" dinamizada pela associação Caparica Mar, em articulação com a educação para a saúde e o núcleo de estágio da FMH. 
O público alvo foram os alunos do 10ºD e do 12ºB.
Este trabalho de informação e sensibilização dos jovens tem vindo a ser desenvolvido com grande interesse por parte de alunos e professores. O presidente da referida associação cativa os jovens dado o excelente poder de comunicação que revela e alerta-os para os perigos relacionados com situações como afogamento, paragem de digestão, escaldões, traumatismos, entre outras.

No mês de julho  irá realizar-se a 2ª edição do programa Nadador Salvador Júnior.
Os nossos agradecimento à colaboração que desde há 3 anos se desenvolve com a escola!

Prevenção de queimaduras infantis


  • 10% das mortes por lesões acidentais são devidas a queimaduras.
  • Em cada 100 000, 4 crianças morrem vítimas de queimaduras.
  • De entre as mortes por queimaduras, 93% devem-se a incêndio, Seguem-se os escaldões, as de contacto, químicas e elétricas. 
  • As queimaduras não fatais acarretam múltiplas consequências, como hospitalizações prolongadas, incapacidade e frequentemente desfiguração. -  (OMS, 2008)
O Instituto Politécnico de Setúbal estabeleceu uma parceria com o agrupamento Anselmo de Andrade tendo em vista o desenvolvimento de um projeto relativo à "Prevenção de queimaduras infantis". Tiveram lugar reuniões com a direção do agrupamento, a representante do Pré-escolar, a coordenadora da Educação para a Saúde e posteriormente com os educadores, professores que aderiram ao projeto e ainda assistentes operacionais das escolas do 1º ciclo.

Desde o 2º período que têm sido realizadas sessões informativas e de sensibilização. Os alunos do 3º ciclo encontram-se a desenvolver trabalhos em articulação entre as Ciências Naturais e a Educação Visual. Os produtos finais serão expostos durante a 1ª semana de junho nas escolas de 1º ciclo e os encarregados de educação dessas escolas elegerão os melhores trabalhos. 
O intuito é o de sensibilizar a comunidade escolar para o tema e alargar a prevenção à comunidade local, difundindo os produtos finais.
Saiba mais em http://www.aaq.pt/
APOSTE NA PREVENÇÂO!