domingo, 30 de março de 2014

No passado dia 27 de março, pelas 17h00, decorreu na Multimédia uma sessão integrada na "Semana Polar"  que foi dinamizada pelo cientista João Canário, professor no IST e pelo finalista de mestrado Eduardo Amaro que retornou à casa onde estudou entre 2000 e 2006!
A assistente operacional Carla preparou a sala para acolher as turmas A e B do 8º ano
A palestra abordou as regiões polares, caraterização a nível geográfico e interesse no estudo das mesmas relacionado com a biodiversidade e as questões ambientais. 

"As alterações climáticas estão a mudar o mundo mais rapidamente do que inicialmente se esperava e estas mudanças são mais significativas nas regiões polares onde o movimento dos contaminantes rapidamente degrada a qualidade ambiental” 
O estudo deste investigador centra-se no ciclo de  contaminantes em ambientes extremos, o que o levou até às regiões polares. 
http://jcanario.weebly.com/



Os alunos puderam colocar questões e contactar diretamente com investigadores polares portugueses a quem muito agradecemos a disponibilidade em comunicar ciência com os jovens alunos que se mostraram muito interessados e participativos na atividade!

"Training for life" - Mobilidade do projeto Comenius a Portugal

No passado dia 18 de Fevereiro de 2014, realizou-se na nossa escola uma mobilidade do projeto “Training for LIFE” que culminou dia 23 de Fevereiro de 2014 e na qual participaram os seguintes países: Roménia, Turquia, Croácia, Dinamarca, Itália, Lituânia, Letónia, Portugal e Polónia.
No âmbito do projeto foram realizadas diversas atividades que deram a conhecer aos alunos estrangeiros um pouco da nossa cidade e do nosso património, das quais se destacam, a visita ao Cristo-Rei, a Belém, ao Mosteiro dos Jerónimos, a Sintra, a Cascais e ao Cabo da Roca.
Durante a apresentação inicial, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma interpretação musical dinamizada pelos alunos do 11ºA Adriana Silva e Bruno Freitas assim como de se envolverem em atividades do projeto polo de Ciências tais como o “graffiti ecológico”, “ Olha o Passarinho”, a “Vermicompostagem” e as “Dáfnias”.
Durante a estadia, os alunos portugueses proporcionaram aos alunos estrangeiros uma visita local a Cacilhas e a Almada Velha, à zona da Baixa Lisboeta, e também tiveram a oportunidade de assistir a algumas aulas integrados nas turmas dos alunos que acolheram.

No último dia da mobilidade foi realizada uma atividade de Team Building organizada por um professor de Educação Física e pela Assistente Comenius, contando com a colaboração de outros professores de Educação Física que consistiu na aprendizagem de vocabulário elementar da língua Portuguesa, a ser utilizado pelos alunos estrangeiros na interação com os funcionários da escola no âmbito de conhecerem um pouco da cultura portuguesa.




Esta mobilidade contribuiu para o enriquecimento do vocabulário de língua Inglesa por parte dos participantes, para o desenvolver das capacidades comunicativas e para compreender melhor o conceito de integridade, resultando assim numa interação entre todos os participantes e o conhecimento de novas culturas
                                                                       Francisco Gonçalves e Ruben Rebelo 11ºA
                                                                          Professora Fernanda Martins

domingo, 16 de março de 2014

SPELLING BEE CAPARICA 2014



Realizou-se  a 20 de fevereiro o concurso "Spelling BEE 2014" na FCT, Monte de Caparica .
Participaram alunos do 3º ciclo e do ensino secundário.

A nossa Escola também marcou presença  e alguns dos nossos alunos ficaram em destaque entre os finalistas!
Parabéns aos participantes que tiveram a oportunidade de  testar os conhecimentos de língua inglesa num evento que decorreu em ambiente universitário.

Mensagem enviada pela Professora Esmeralda Freitas.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A GUERRA- UM MAL NECESSÁRIO E INEVITÁVEL


“É a guerra aquele monstro que se sustenta das fazendas, do sangue, das vidas, e quanto mais come e consome, tanto menos se farta. É a guerra aquela tempestade terrestre, que leva os campos, as casas, as vilas, os castelos, as cidades, e talvez em um momento sorve os reinos e monarquias inteiras. É a guerra aquela calamidade composta de todas as calamidades, em que não há mal algum que, ou se não padeça, ou se não tema, nem bem que seja próprio e seguro.”
Padre António Vieira
As guerras e os conflitos fizeram, desde sempre, parte da história da humanidade, desde as guerras que estudamos nos livros de História até aos mais recentes conflitos no Médio Oriente. Perante esta constatação, resta uma pergunta: será que algum dia tudo isto irá ter fim?
Todos os dias somos bombardeados por notícias relacionadas com a guerra um pouco por todo o mundo. Basicamente é disso que os noticiários vivem: 30 mortes aqui, mais um atentado ali, um tiroteio acolá… mas o que motiva toda esta violência e desrespeito pela vida do próximo?
O ser humano, por vezes, não consegue exercer autodomínio sobre si próprio. A vontade de ter o controlo da situação, o poder e também a ambição de ter mais do que o seu vizinho, leva-o a agir, a ponto de matar. Não aceitar que outra pessoa pode ser diferente de nós também é uma das razões pelas quais a guerra existe. Independentemente da cor da pele, etnia, religião, poder económico, todos temos direito à vida e também a obrigação de respeitar os outros.
Pensemos nos milhões de pessoas que durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial mataram. Nos milhares que morreram sob o regime de Hitler nos campos de concentração. Nas centenas de pessoas que morrem todos os dias. Muito provavelmente, estas vidas poderiam ser poupadas se os cidadãos seguissem princípios, valores morais e religiosos, como por exemplo, os mandamentos bíblicos “não matarás”, “não roubarás”. Não é por acaso que existe um texto bíblico gravado na parede da sede da ONU e que diz “(…) e estes converterão as suas espadas em lâminas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.”.
Acredito verdadeiramente que se todos nós seguíssemos verdadeiros princípios e valores, a guerra não teria que ser, um mal necessário e inevitável.
Marta Oliveira, 11ºE



CARTAS E POEMAS DE AMOR

Durante o segundo período, os alunos de 9ºano ano de português foram muito produtivos. Trabalharam a expressão escrita: criaram slogans publicitários, escreveram notícias, cartas formais, cartas informais como também poemas de amor.

Este ano o dia 14 de fevereiro de 2013 foi uma sexta-feira, e nesse dia as turmas do 9ºB e 9ºE realizaram em aula, em trabalho individual, a tarefa de escrever uma carta de amor.

Cartas de Amor
Turma 9ºB

Primeira carta mais votada
               
Para ti minha princesa,

Minha fofa princesa
Rainha do meu coração,
Os teus olhos em mim despertam
Uma grande paixão.

Quando te vi
O meu coração acelerou,
Como uma vela fica com chama
O nosso amor ardente despertou.

Foi no dia 19

Que contigo me encontrei
De um mero amigo
Para namorado passei
Adorava passar
O resto da vida a teu lado
Se aceitares este desejo
Sinto que fui abençoado
Abençoado por deus
 E também por dentro
Não será a distância que estragará
O nosso sentimento

Uns poucos meses chegaram
Para perceber que te amava
Nossos corações aceleravam
Não sou daqueles miúdos
Que metem raparigas em tristeza
Mas sim daqueles homens
 Que as tratam como realeza

Sem ti a minha vida
É vazia e escura
Se não te tivesse a meu lado
Era uma terrível tortura
Viver isolado de ti
É difícil acredita
Digam o que disserem
Para mim és
A rainha mais bonita.

Segunda carta mais votada
            
Almada, 14 de fevereiro 2014
       Meu doce,

És como fogo que arde sem se ver. Não tenho palavras para descrever o meu amor por ti, minha princesa. As tuas palavras são como mel pois teus lábios são perfeitos. És linda, minha bolachinha torrada. Quando não estou contigo dói-me o coração, pois tu és só minha, meu lindo torrão. Sou uma sombra numa noite escura, em plena lua cheia, onde carrego a minha dor a minha saudade de ti, meu amor. Não tenho mais palavras para escrever, não sei o que hei de dizer, pois quando penso em ti entro em transe, meu amor.

Um beijo gostoso,

                               Do teu amado.

Terceira carta mais votada
Avenida do Coração, 14 de fevereiro de 2014

        Querido Coração,

Sabes aquela felicidade?
Sim! Aquela que não se pode comprar?
Lembra-te daquelas noites em que íamos passear,
Lembra-te das noites mal dormidas a pensar.
Lembra-te desse dia,
No dia em que tocaste no coração de alguém,
Sentiste aquelas borboletas na barriga,
Mesmo no momento em que ias falar,
Aquele palpitar constante do coração,
Lembra-te de te sentires arrepiada,
Lembra-te dos pensamentos constantes,
Lembra-te do olhar,
Aquele olhar que nos põe o coração acelerado,
Aquela noite a pensar se era o futuro ou apenas coincidência?
Agora já percebeste o que será…
Agora já sabes o que penso…

Terceira carta mais votada

Almada, 14 de fevereiro de 2014
Minha rainha,

   Não sei como começou nem onde começou, só sei que TE AMO. Este sentimento tem vindo a crescer desde o primeiro dia que me apaixonei.
Tenho ciúmes de todos, porque eu ainda te amo.
Tu para mim és uma rainha, uma donzela, uma feiticeira pelo qual eu fui enfeitiçado, eu sou um simples boneco nas tuas mãos.
Ainda me lembro do cheiro do teu cabelo, ainda me lembro do primeiro sentimento, eu apenas lembro-me de tudo.
Eu não tenho muito mais em que pensar, do que na cor dos teu olhos, só penso em mais uma coisa, no como é que TE AMO TANTO.

                                                  AMO-TE

Turma 9ºE

Primeira carta mais votada
                                                                                      
     Almada, 14 de fevereiro de 2014

Querida Maria,

Desde crianças que nos conhecemos, mas ultimamente notei que tenho estado constantemente a pensar em ti, mais concretamente a toda à hora.
Há já alguns dias que ando a pensar em dizer-te o que sinto por ti, mas sempre que tento as palavras saem-me «tortas» e umas em cima das outras e acabo por não conseguir declarar-me pessoalmente.
Decidi, por isso, escrever-te esta carta, neste dia de São Valentim, para que fiques a saber o quão importante és para mim.
Todos os dias espero por ti ao portão da escola para te ver, para apreciar o teu sorriso, a tua forma de andar e para cheirar o maravilhoso aroma do teu perfume.
Adoro quando me cumprimentas daquela maneira graciosa que só tu tens e quando metemos a conversa em dia, quando rimos juntos e contamos piadas ou, simplesmente, quando falamos de como está o tempo.
Para mim a nossa amizade é sagrada e gostava muito que zelássemos para que ela nunca acabe, a não ser que seja para algo melhor.
Assim envio-te nesta carta o meu amor.
Um beijo atencioso e um grande abraço.
Do teu melhor amigo
António
Segunda carta mais votada

                                                                                                                     Almada, 14 de fevereiro 2014

Meu amor,
 Aqui me declaro a ti:

Palavras nada contam
Nada dizem,
Esperam que o tempo espere,
Este não para.
Esperam por um momento
Para se fazerem ouvir,
E não o encontram
Sorrisos, olhares
Estes sim…
 Notam-se à distância
Não esperam por um momento,
Não esperam pelo tempo.
Apenas contam,
Num discurso improvisado
O que sentem…
O que pensam…
O que querem…
Provavelmente já viste os sorrisos e os olhares discretos…
Provavelmente já sabes quem sou...
                                                                       
       Beijos,        
                                                          Do teu poeta 

Terceira carta mais votada

Almada, 14 de fevereiro de 2014


Querida Maria,

O que sinto por ti não tem fim, por isso escrevi um poema para expressar os meus sentimentos.

No dia em que te vi
O sol brilhava intensamente
E pela primeira vez senti
O bater do meu coração ardente

Na primeira semana pensei
Que era do calor do verão
Mas os meus amigos diziam-me
Que ninguém sente isso em vão

Passou um mês
E ainda não tinha encontrado coragem
Necessária para te dizer
Que a tua beleza é como uma linda miragem

Hoje finalmente percebi
Que o que sinto não pode ser guardado
Porque quero que me recebas
Como o teu eterno amado
Não sei se sentes o mesmo por mim
Mas quero que saibas
Que o meu amor por ti
Não tem fim

 Espero que sintas o mesmo por mim, mas se não sentires, espero que sejas feliz e que um dia possamos estar juntos.

     Um beijo,
                                                                                            Do teu admirador secreto.
                                                                                                                                            
Terceira carta mais votada

Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2014

           Mon petit coeur,


            Não sei se aguento mais um dia, sem dizer o quanto gosto de ti. Fiz este poema para que te lembres de mim:

Não sei se consigo
Viver mais sem ti,
Por isso escrevi esta carta
Para me declarar a ti.

Estou loucamente apaixonada
Nunca senti nada assim,
Espero ser a tua amada
Por isso diz que sim.

Amor verdadeiro
É o que sinto por ti,
Nunca te vou esquecer
Por isso não me deixes assim.

Responde a esta carta
Se sentes o mesmo por mim,
Um beijo da tua amada
Que a carta chegou ao fim.

                                                                                                  Da tua admiradora… 

Poemas de amor
Turma 9º B    

Primeiro lugar

  Princesa sei que não sou perfeito

Princesa sei que não sou perfeito
Não sei a razão mas por ti fui eleito,
Olhava para ti eras perfeita
No momento que te vi foste eleita.

Quando te vejo meu coração acelera
Para mim não és gatinha,
Para mim tu és a fera.

Quando te ouvi
Encantei-me com a tua voz,
Cada vez que te oiço meu coração fica veloz.

Quando estou contigo
Adoro-te ver
O meu sonho é,
Contigo desaparecer.

Ir ao paraíso baby?
Só contigo,
Ficar isolado de ti
É um grande castigo

Será que és princesa?
Não, tu és rainha
Será que és de mais alguém?
Não, és só minha         

Segundo lugar


Amor é …
Amor é como,
Um mar profundo sem fim,
É como,
O ar que respiramos,
Puro, único e verdadeiro.

É como,
Encontrar a pessoa perfeita,
A tal eleita.

Amor é,
Um mundo,
De pernas para o ar,
Onde nada faz sentido
e
Onde nada está perdido.

Terceiro lugar

                                              Amo-te como ama o amor

Não sei mais
Nenhuma outra forma
Para te amar
O que queres que eu te diga?

Conheço mil formas
Para te dizer e
Explicar-te
O quanto eu te amo.

Amar quem não nos ama
É como viver
Num mundo solitário,
É como rasgar
Metade do meu coração.

O amor
Não se define,
Sente-se

Amor
É apenas uma palavra…
Até encontrares alguém
Que dê um verdadeiro sentido.

Terceiro lugar

Alguém como tu

Alguém como tu
Nunca encontrei
Alguém como tu
Eu não queria, mas aconteceu
Não me esqueças
Voltarei

Lembra-te do que eu te disse
Nunca encontrei
Alguém como tu
Um sentimento lá do fundo
Que nos faz amar

Não podes fazer nada
Está no teu ADN
Amar é assim…

Turma 9ºE

Primeiro lugar
Amar
  
O meu amor cresceu
Como uma flor floresceu
Tal e qual o que senti
Quando pela 1ª vez te vi

Pelo S. Valentim
Nunca me senti assim
O meu coração devia ser quadrado
Para o teu amor caber ao meu lado

O meu coração é um espaço aberto
Só cabe amor e nunca está coberto
Às vezes não sei bem o que faço
Mas eu sempre terei um coração de aço

Não sei o que fazer
Não sei como chorar
Não sei como sentir
Só sei como te amar

Só me sinto bem quando te vejo sorrir
Mas sei ao que sinto não posso fugir
Posso não estar muito contigo
Mas espero que me chames amigo

Segundo lugar

Lembranças
Lembro-me da primeira vez
Que te vi, do primeiro
Sorriso que recebi,
E do primeiro poema que te escrevi.

Lembro-me do momento
Em que me apaixonei por ti,
E da primeira vez que
Te abracei e que te beijei.

Lembro-me da tua primeira gargalhada
E da nossa primeira ida à praia
Lembro-me do nosso primeiro pôr-do-sol
E do nosso último passeio.

Lembro-me da nossa primeira conversa
E dos nossos momentos íntimos.
Lembro-me do meu primeiro receio
Que afinal, acabou por ser o último
E o derradeiro.

O amor que eu por ti sentia
Faz-me pensar que um dia foste minha.
Só que agora tornou-se num poema inacabado,
Onde eu preciso de começar novas rimas. 

Segundo lugar
             
Eu amo-te

Eu amo-te
Como nunca amei ninguém
Só sei que sem ti
Não me sinto bem

Eu amo-te
Adoro o teu sorriso
Ao pé de ti
Sinto-me no paraíso

Eu amo-te
Adoro o teu olhar
Quando olho para ele
Começo a corar

Só sei que não quero outro rapaz
Porque ao pé de ti, sinto-me em paz

Só sei que quero passar o resto da vida contigo
Porque sem ti, sinto-me em perigo.

Terceiro lugar
O amor é…

O amor é como uma sandes de atum
Um sabor divinal
Amar não se ama só um
Senão o mundo seria infernal

O amor é como um circo
Magico e engraçado,
Como para louco ou para lucido

O amor é agnóstico
Misterioso mas no entanto conhecido
O amor é lindo mas também deselegante
Mas apesar de tudo não seria possível viver sem o amor.

Terceiro lugar
Olhares discretos

Olhares discretos,
Sorrisos disfarçados,
Risos espontâneos,
Sentimentos partilhados.
  
Tudo isto é amor!
Em mil e uma maneiras
Expresso em beijos, ternuras…
E muitas brincadeiras.

Olho-te nos olhos,
Vejo campos de trigo sem fim…
Como o oceano é vasto,
O meu amor é por ti!

Vejo o teu sorriso,
Liso e brilhante,
Simples e insultuosas palavras…
Para uma pessoa tão deslumbrante!

Imagino-me a Lua
Tão despida e solitária…
Imagino-te a Terra
Tão viva e verdejante…

Deixa-me ser a tua Lua!
Deixa-te ser a minha Terra!
Deixemo-nos ser o nosso mundo!
Mundo este que se deixe ser o nosso amor!

                                                                                              Diogo Cebola e Leonardo Pereira,