domingo, 17 de novembro de 2013

DIA NACIONAL DO MAR

Dia Nacional do Mar

A 16 de novembro Portugal assinala, desde 1994, o Dia Nacional do Mar. A área marítima portuguesa é das mais extensas da Europa, a maior da União Europeia e o país assumiu responsabilidade sobre ela ao ratificar, em 1997, a Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar.

De realçar a importância do projeto de alargamento da plataforma continental portuguesa cuja aprovação, a concretizar-se, nos atribuirá um espaço marítimo de 4.000.000 Km, constituirá um grande desafio a técnicos e cientistas e terá grande interesse económico.
Todos os setores económicos têm grande potencial de crescimento económico: portos e transportes marítimos; turismo náutico e recreio;  pesca, aquacultura e transformação de pescado; energia, biotecnologia e mineralogia; construção e reparação naval; e tecnologias de informação.

O tema do mar é exatamente o escolhido como desafio lançado às escolas pelo  Kit do Mar,  Plano Nacional de Leitura e Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) no lançamento do Projeto Ler + Mar. As escolas poderão encontrar estratégias que propiciem a descoberta de textos em língua portuguesa relacionados com os oceanos, articulando-os, numa perspetiva de transversalidade curricular, com as diversas áreas do saber relacionadas com o tema MAR.
O projeto tem como público alvo os alunos dos ensinos básico e secundário e visa promover a leitura e uma maior consciência do importante papel do mar nas diversas dimensões da vida económica, cultural e social do nosso país.

Saiba mais em: 
Regulamento:

Candidaturas das escolas até 19 de dezembro!

sábado, 16 de novembro de 2013

Exposição: Ver Almada crescer

Foi inaugurada hoje no Museu da Cidade a exposição "Ver Almada crescer".
Comemorando dez anos de existência, o Museu da Cidade guarda as memórias de um concelho com uma história milenar.
Horário    Terça a sábado: 10h às 13h e das 14h às 18h
Local         Museu da Cidade, Cova da Piedade

Mês da fotografia


Abriu o mês da fotografia de Almada

 

De 3 de Novembro a 3 de Dezembro, Almada desafia-nos a olhar o mundo da fotografia sob diversos ângulos: exposições, debates, mostras, conversas em torno desta arte, entre muitos outras iniciativas.
A comunidade educativa é um dos destinatários privilegiados desta ação, onde estudantes e docentes são desafiados a abordar a fotografia no âmbito de diversas áreas disciplinares, participando em oficinas, visitas e mostras, e contribuindo também eles com trabalhos da sua autoria que serão também expostos no âmbito do Mês da Fotografia.  

A escola Anselmo de Andrade está representada com o  projeto photossíntese (fotografia digital) desenvolvido em Oficina Multimédia no ano letivo passado. Está exposto no Museu da Cidade  na Cova da Piedade. 
Está visível até 30 de novembro, das 10h00 às 17h30.  A não perder!

Consulte o programa em: 
 http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=agenda_detalhe&agenda_detalhe_qry=BOUI=56112043&agenda_titulo_qry=BOUI=56112043

Almada Negreiros revisitado pela sua neta Rita Almada






Alunas: Qual a obra do seu avô preferida?
Rita Almada: Prefiro dizer o que mais prefiro é unidade entre as várias expressões artísticas. E essa unidade é sempre: Almada. A sua forma de comunicar clara, simples, profundamente visual e inteligente é semelhante em todas as suas expressões e caracteriza-o.

Al.: Ao longo da sua vida, como foi lidar com o facto de ser familiar próxima de tão célebre artista português?
R.A.: Talvez tenha sido por isso que tanto eu como a minha irmã começámos os primeiros anos da nossa vida profissional (e no caso da minha irmã também académico) longe de Portugal. Isso foi fundamental para a construção da nossa individualidade. Cá em Portugal, quando quero ser anónima sou Rita Almada. Mas há sobretudo um grande sentimento de relação de família, que era para ele um elemento estrutural, e isso transmitiu-se a nós.

Al.: O facto de ter envergado por uma carreira artística (arquitetura) foi de algum modo influenciada pelo percurso do seu avô?
R.A.: Deve também ter que ver com o ADN. Mas ter a presença tanto dele (através da obra) como da nossa avó Sarah Affonso, o nosso pai arquitecto, potenciou a nossa tendência para as artes plásticas, visuais, o espaço e a arquitectura.

Al.: Para a realização de novos projectos costuma inspirar-se nas obras do seu avô?
R.A.: Penso que a influência que pode haver é na forma de ver as coisas e não na forma das coisas, nessa perspectiva penso que sou profundamente inspirada.

Al.: Devido ao estatuto que o seu avô adquiriu, alguma vez se sentiu compelida a realizar uma pesquisa extensiva acerca da sua pessoa?
R.A.: Acompanhamos de perto tudo ao nível de pesquisa, de edição e projectos expositivos do nosso avô. Desta forma estamos sempre a saber mais, a aprender. Temos também feito alguns trabalhos sobre ele, como o monumento da Ribeira das Naus, a aplicação para Smartphones “A Lisboa de Almada”. Isto faço de forma paralela à minha profissão que é arquitecta.

Entrevista realizada pelas alunas: Ana Madalena Tendeiro; Joana Gonçalves; Mafalda Pais e Raquel Santos (12º B), no âmbito do trabalho de Português “Almada Negreiros: obra plástica e escrita interventiva”.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

UMA BANDEIRA PARA A ANTÁRTIDA

O Dia da Antártida comemora-se a 1 de dezembro, quando se assinalam 54 anos sobre o Tratado da Antártida que protegeu este continente das reivindicações territoriais sobre o mesmo  e que o reservou para a investigação científica internacional que Portugal integra.
 Este território, localizado a 60º de latitude sul e que abrange o continente e o oceano circundante, representa 10% da Terra, não é pertença de nenhuma nação mas alvo de uma gestão pacífica.
ATIVIDADE- Propõe-se  que os alunos de todo o mundo:
-Criem bandeiras para a Antártica, refletindo a inspiração e os interesses dos estudantes;
-Liguem as atividades de sala de aula com os cientistas e educadores.
MATERIAIS:
- Papel de impressora normal (de fácil digitalização A4).
- Diferentes tons de marcadores e canetas (que não brilhem ao serem fotografados ou digitalizados).
. Os trabalhos são digitalizados (fotografia ou scanner) e enviados por e-mail até 4 de dezembro.
. As imagens recebidas de todo o mundo serão enviadas para a Nova Zelândia seguindo depois para a Antártida.
. A 25 de Dezembro os cientistas mostrarão os desenhos, e enviarão um e-mail para a escola.
. O evento será documentado e compartilhado no site da APECS
. As bandeiras podem ser expostas nos corredores e salas de aula!

Conhecer para proteger!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROJECT COMENIUS: TRAINING FOR LIFE


 
 
Como participante neste projecto de calibre Europeu, a Escola Secundária Anselmo de Andrade esteve presente (e fez-se notar) na primeira mobilidade deste projecto Comenius à Roménia.
Entre os dias 29 de Outubro e 2 de Novembro, a nossa escola fez-se representar por terras da região da Transilvânia. A equipa portuguesa era composta por dois alunos do 11º ano e pelas professoras Fernanda Martins e Margarida Lucena.
Cluj-Napoca foi a principal cidade onde várias das actividades se desenvolveram, mas, lugares como a histórica Alba Iulia e Sighisoara e as minas de sal em Turda foram também visitados pela delegação portuguesa .
Sempre com os objectivos do projecto em vista (LIFE: Leadership Initiative for Europe) e juntamente com as equipas dos outros países participantes (Dinamarca, Croácia, Itália, Polónia, Letónia, Hungria, Turquia e Roménia) desenvolveram-se capacidades de liderança e ampliou-se a visão que se tinha sobre estes países Europeus – expandindo conhecimentos, vivendo novas experiências e, tão ou mais importante, travando novas amizades.



David Brito, 11ºA
Guilherme Pereira, 11ºB

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SESSÃO SOLENE DO 42º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA


Comemorou-se no dia 28 de Outubro o 42º aniversário da escola. A cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos que, no ano letivo de 2012/2013, fizeram parte do Quadro de Excelência nas escolas do nosso agrupamento  assim como do Prémio Almada Cidade Inteligente decorreu no auditório do Instituto Piaget e constituiu um momento para celebração de alunos, familiares, professores e restante comunidade educativa. A sessão contou com a participação de alunos e professores do agrupamento em momentos musicais e interpretações teatrais.

As fotos ilustram alguns dos momentos da sessão, nomeadamente a entrega dos diplomas e a atuação de alunos dos 10º e 12º F (Curso Profissional de Interpretação) e do Coro d`Anselmo.




                                                                             



                                                                               










Quadro de excelência 3º Período

Nome do Aluno
Ano/Turma
Comportamento
Assiduidade
Classificação
(Média)
14
Lucileine dos Santos da Ressurreição
4ºA-FO
MB
0
MB
18
Pedro Afonso Oleiro Carreiro
4ºA-FO
MB
0
MB
19
Pedro Miguel Reis de Melo
4ºA-FO
MB
1FJ
MB
6
Diogo Miguel Nunes Afonso
4ºB-FO
MB
0
MB
16
Pedro Miguel Teixeira Bilro
4ºB-FO
MB
0
MB
21
Sara Gonçalves Caldas
4ºB-FO
MB
2FJ
MB
5
Carolina de Oliveira Vaz Teque Ramos
4ºA-A1
MB
1FJ
MB
8
Eduardo Jorge Marques Estevens
4ºA-A1
MB
0
MB
4
Beatriz Ferreira Duarte
4ºB-A1
MB
0
MB
8
Joana Pereira Nascimento de Fontinha
4ºB-A1
MB
1FJ
MB
1
Beatriz Matado Rodrigues
4ºA-PR
MB
0
MB
2
Diogo do Aido Baião
4ºA-PR
MB
1FJ
MB
8
Jorge Filipe de Medeiros Palácios da Silva
4ºA-PR
MB
0
MB
12
Mafalda Madeira Silva
4ºA-PR
MB
0
MB
20
Salvador Wahnon Palma
4ºA-PR
MB
1FJ
MB
21
Teresa Sofia Dionísio Fortes
4ºA-PR
MB
1FJ
MB
20
Maria Noronha Maló
4ºB-PR
MB
1FJ
MB
9
Ema Bonamici
5ºB
MB
0
4,8
7
Inês Filipa Águas
5ºC
MB
0
4,9
13
Maria Teresa Mendes
5ºC
MB
0
4,9
8
Dinis Afonso Corte Real
5ºE
MB
4J
4,9
12
Inês Almeida Ferreira
5ºE
MB
0
4,8
15
Inês Sofia Gouveia Oliveira
5ºE
MB
5J
4,8
26
Miguel Cristóvão Pires
5ºE
MB
2J
4,8
13
Joel Ribeiro
6ºA
MB
5J
4,9
17
Guilherme Pinto
6ºB
MB
9J
4,9
4
António Rodrigues
6ºC
MB
4J
4,8
14
Joana Pereira
6ºC
MB
2J
4,8
1
Ana Cardoso Prada
6ºD
MB
0
4,8
8
Gabriela Godinho
6ºD
MB
0
4,8
12
Nicole Freire
6ºE
MB
0
4,8
18
Sara Mourão
6ºE
MB
0
4,9
19
Maxim Balitki
6ºF
MB
8J
4,8
29
Valeria Balitkaia
6ºF
MB
5J
4,8
1
Ana Mafalda Tendeiro
7ºC
MB
0
4,8
13
Martim Francisco Palma Mestre
7ºC
MB
0
4,8
3
Daniela Costa
8ºC
MB
3J
4,9
17
Ricardo Estevens
8ºC
MB
9J
4,9
17
Sofia Valentim
8ºC
MB
0
4,8
3
Diogo Cebola
8ºE
MB
0
5
12
Ricardo Cebola
8ºE
MB
0
4,9
13
Ricardo Santos
8ºE
MB
0
4,9
4
Beatriz Pinto
8ºF
MB
3J
4,8
11
Inês Ribeiro
8ºF
MB
5J
5
22
Ruben Peres
9ºD
MB
4J
5
17
Gonçalo Pinho
10ºA
MB
6J
18,4
18
João Martins
10ºB
MB
0
18,0
18
Sofia Batista
10º C
MB
0
17,6
2
Ana Marta
11ºA
MB
2J
17,7
9
Inês Gomes
11ºB
MB
0
18,0
19
Rafael Gomes
11ºB
MB
0
18,9
21
Rafaela Pereira
11ºB
MB
0
17,9
20
Ana Carolina Antunes
12ºA
MB
0
18,6
21
Bárbara Manteigas
12ºA
MB
0
18,0
8
Catarina Sequeira
12ºB
MB
0
17,6
10
Cláudia Espalha
12ºB
MB
0
17,8
23
Sofia Ferreira
12ºB
MB
0
18,2
8
João Bernardo da Silva
12ºC
MB
1J
18,4
9
Carolina Mendonça
12ºD
MB
0
17,8
12
Catarina Morais
12ºD
MB
0
18,4
17
Margarida Pereira
12ºD
MB
0
17,8
22
Sara Gomes
12ºD
MB
10J
18,4




Prémio Almada Cidade Inteligente – 2ª edição
Maria Teresa da Cruz Santos (12º E, Curso Profissional de Técnico de Gestão, Média Global – 17,2 valores )
 Sara Raquel Mendes Gomes (12º D,Curso Científico Humanístico – Artes VisuaisClassificação final: 18,3)