terça-feira, 29 de outubro de 2013

Palestra polar

   
No passado dia 3 de Outubro, decorreu na Casa Rural da nossa escola uma palestra sobre a Semana Polar que contou com a presença de uma bióloga marinha que estuda cefalópodes (lulas, polvos, …) e mictofídeos (pequenos peixes que habitam nas regiões polares), a Dr.ª Sílvia Lourenço e com as turmas A e B do 10.º ano.                                                      
A bióloga começou por apresentar um PowerPoint sobre as principais características do Árctico e da Antárctida.  As regiões polares são áreas de climas extremos e são consideradas laboratórios naturais, onde os seres vivos que as habitam estão habituados a condições de vida extremas.       
No Inverno, a área do Árctico fica coberta por gelo, com temperaturas a rondar os -60ºC. Os animaisemblemáticos que o habitam são ursos polares, focas, renas e bois-almiscarados. A vegetação predominante no Árctico é a tundra que se observa apenas no Verão. É rica em gás natural e petróleo. A camada de gelo permanente do Árctico está a diminuir drasticamente, uma vez que o aquecimento global provocado pelas actividades poluentes (queima de combustíveis fósseis, a emissão de dióxido de carbono pelos tubos de escape e pelas fábricas, …) contribui para a alterar. A Antárctida encontra-se coberta de gelo durante todo o ano, apresenta temperaturas a rondar os -65ºC e não é habitada por animais terrestres. As alterações verificadas nas regiões polares afectam o clima das regiões temperadas e o clima que é controlado pela circulação oceânica controlada pelas massas de água provenientes dos pólos. Estas alterações têm um grande impacto na vida das populações que vivem nos pólos e na libertação de metano para a atmosfera e favorecem também a erosão costeira que afecta as populações litorais.                                            
A bióloga estuda a idade dos cefalópodes e dos mictofídeos através dos otólitos (estruturas ósseas localizadas no cérebro dos peixes e cuja função está associada ao ouvido e ao equilíbrio e seu crescimento. Para tal, é necessário pescar estes organismos.        

De seguida, foi feita uma reinterpretação do célebre concurso Quem Quer ser Milionário, onde as turmas presentes acabaram por empatar.   No final,  respondeu a diversas questões colocadas pelos alunos. Afirmou que as espécies mais interessantes na sua opinião são aquelas que estuda. Disse também que para se ser um bom cientista, é necessário saber-se de tudo um pouco (falar inglês, entender de matemática e informática, tanto como de ciências). O seu conselho foi o seguinte: estudar muito; gostar de ciência e ser curioso.  A bióloga nunca foi à Antárctida e o maior obstáculo à investigação das regiões polares é o financiamento. O frio não afecta os investigadores, pois andam bem agasalhados.    

               
                                                                                               
 Ao  terminar, a bióloga recebeu as congratulações pelos delegados das duas turmas e imensos aplausos!
André Barradas n.º 4 e Ruben Peres n.º 22-  turma 10ºB                                      

(IN)DEPENDÊNCIAS - programa "Cuida-te"

No passado dia 3 de outubro foi representada na escola sede a peça "(IN) DEPENDÊNCIAS".
Trata-se de uma representação do grupo USINA sobre as dependências na sociedade atual. 
Na primeira parte foram representadas situações de dependência de jogo,de telemóvel, de computador, de álcool e de outras substâncias psicoativas. 
Seguiu-se o debate com os alunos que passaram a ser inquiridos sobre comportamentos viciantes, como fugir a esse tipo de situações, quem poderá ajudar, que alternativas há...
Na terceira parte foram retomadas as cenas iniciais que passarm a ser interrompidas quando alguém do público levantava o braço em sinal de discordância relativamente ao rumo dos acontecimentos. Então, subia ao palco e exemplificava como faria, em situações de improviso com os atores!

Participaram de forma atenta e ativa 4 turmas: B, C e E do 8º ano e D do 9º ano.
As fotos ilustram alguns dos momentos mais significativos da atividade:





Esta atividade desenvolveu-se no âmbito do programa "Cuida-te"/ PES e foi o mote para a reflexão sobre "Dependências" que se seguiu no âmbito de Formação Cívica junto das turmas participantes.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

COMEMORAÇÃO DO 42º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

Realiza-se hoje a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos do quadro de excelência. A sessão decorre no Auditório do Instituto Piaget, com início às 21 horas.
No período da manhã foi hasteada a bandeira do projeto Eco-escolas.