quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vamos Nadar na Academia


Com início no dia 27 de Fevereiro, na Academia Almadense, concretiza-se a atividade de Hidroterapia, inserida no Projeto Vamos Nadar, destinada aos alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência (UAEM) deste Agrupamento.


A realização desta atividade semanal só é exequível devido ao generoso contributo, disponibilizado pela Academia Almadense que, cedendo as instalações das piscinas, sem encargos para este Agrupamento, permite ao longo do ano letivo desenvolver este projeto do Departamento de Educação Especial.


Deste modo, o Agrupamento materializa e reconhece a importância do movimento associativo no enriquecimento das vivências dos alunos da comunidade educativa, agradecendo à Instituição e ao seu presidente, Domingos Torgal, os esforços envidados para realizar o Projeto.

Ler a Meias


Durante o mês de Janeiro a Biblioteca teve o privilégio de contar com a mediadora de leitura Manuela Caeiro que, em regime de voluntariado, desenvolve um trabalho de promoção da leitura e do livro em várias escolas. Foi exatamente com esse objetivo que, durante o mês de Janeiro, se realizaram diversas sessões com as turmas de 5º ano. 

Um dos temas tratados foi a VIAGEM… e nada melhor que as palavras da Manuela Caeiro para descrever o seu trabalho: 
Viagens no tempo ou no espaço..., viagens num qualquer meio de transporte ou, simplesmente, em sonhos...  Pretendemos dar a conhecer livros e autores, poesias e narrativas (e não só), com o objetivo de despertar a curiosidade dos jovens para uma posterior leitura autónoma...  O menu de livros tem de ser variado: devem ser passíveis de agradar tanto àqueles que gostam de ler como aos outros que nem por isso... Os livros entram em cena, progressivamente.  Contam-se histórias, espreita-se lá para dentro, leem-se excertos ou pequenas obras integrais... Conversa-se pelo meio. Imagina-se, opina-se... A duração é variável: umas sessões são de 90m, outras de 45m. Ajusta-se tudo ao tempo disponível. Por fim, a semente fica lançada. A Mediadora deposita esperanças na germinação do fruto que dali poderá resultar... E é este o incentivo deste trabalho voluntário. 

Uma curiosidade: 
Sabem aonde queriam ir estes meninos, se viajassem numa máquina do tempo? 
- Eu queria ir ao passado conhecer o meu avô. (Muitos queriam o mesmo!) 
- Queria ir conhecer a terra dos meus avós... 
- Queria ir à América, no tempo do Presidente Lincoln. 
- Queria recuar no tempo e ser eu a inventar os Donuts. 
- Queria estar no estádio do Benfica no jogo em que a minha equipa venceu por... 
- Queria ir ao Futuro. 
- Queria ir até 16 de março, ver o concerto de Justin Bieber... 

campo de aviação dentro da cabeça funcionou. Sonhos não faltam! 
 Só falta uma coisa: dizer quais os livros escolhidos: 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

As drogas legais, nas lojas legais

Na sexta feira passada realizou-se uma palestra na Casa Rural sobre os produtos oferecidos pelas lojas que vendem "drogas" legais. Existe um estabelecimento desse tipo em Almada, deixando-se ver com imposição na rua Capitão Leitão, mas recatando o seu interior com autocolantes e biombos. Nesta organização da Associação de Pais da Anselmo, conversou connosco a psicóloga Sónia Antunes, na perspetiva de abrir uma discussão sobre este novo negócio e dos seus contornos. As smartshops surgiram em Inglaterra por volta de 1990, espalhando-se pouco depois para o continente europeu. Surgindo como ervanárias, lojas de produtos naturais, difundiram-se sob a proteção legal, argumentando que os seus produtos não tinham consequências nefastas para os consumidores, proporcionando-lhes experiências psicotrópicas de vários tipos. Rapidamente se verificou que esse tipo de produtos alterava o estado dito "normal" dos consumidores deixando sequelas difíceis de resolver; a dependência frequentemente se tornava mais rápida. Alguns dos produtos difundidos por essas redes começaram a ser proibidos, mas o negócio utiliza laboratórios que vão alterando a constituição química das substâncias, originando um jogo de apanhada com os legisladores e com o meio médico.


Uma das conclusões que se pode tirar é que estas drogas não são experimentadas antes de serem postas à venda, sendo os consumidores as cobaias para novas combinações de elementos. Por outro lado, como os prudutos são variados e "mutantes", dificultam a assistência médica a quem exagerou no consumo, porque não se consegue fazer o despiste rápido de que substâncias originaram os casos médicos. Existem produtos com capacidade para
provocar alterações permanentes e danos irreversíveis nos consumidores. Por fim, a net e as redes sociais permitem o acesso permanente a esses produtos, na ponta dum clic e dum cartão de crédito.

É um fenómeno típico da sociedade da informação que merece ser considerado e discutido, principalmente porque se plantou debaixo do nariz de toda a gente.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Toma atenção!

Urgente

A pedido do Agrupamento 1071 dos Escuteiros de Ferreira do Alentejo, agradeço que façam passar esta mensagem para todos os vossos contactos de e-mail. A SARA MARIA ARSÉNIO FRANCO, de 7 anos, residente em Ferreira do Alentejo, precisa urgentemente de encontrar um dador de medula com as seguintes características: G.S. - A POSITIVO 2ª FASE HOSPITAL D. ESTEFÂNIA 


Contactos:           966 083 327         968 589 896 
Vamos tentar ajudar esta criança a encontrar um dador compatível. 
Talvez possamos salvar a vida à pequena Sara

Prémio Anselmo de Andrade 2013



CONCURSO LITERÁRIO, ARTÍSTICO E CIENTÍFICO

“PRÉMIO ANSELMO DE ANDRADE”

2012/2013


REGULAMENTO
Dando cumprimento à tradição de estimular e desenvolver a criatividade dos nossos alunos no campo da Literatura, Artes e Ciências, a Escola Secundária com 2ºe 3º Ciclos Anselmo de Andrade realiza mais uma vez o evento “Prémio Anselmo de Andrade”.

Artigo 1º

Tema
O tema dos trabalhos a concurso é totalmente livre.
Artigo 2º
Áreas
O concurso divide-se em três áreas: Literária (poesia, conto ou prosa poética), Artística (desenho, fotografia, pintura, escultura ou técnica mista) e Científica (poster).

Artigo 3º

Escalões
Nas áreas Literária e Científica os candidatos poderão concorrer com trabalhos individuais ou de grupo a um dos seguintes escalões:
A-     alunos do 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º anos).
B-     alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) e alunos do ensino nocturno.
            Na área Artística existirá um escalão único para todos os candidatos que poderão participar com trabalhos individuais ou de grupo.
Artigo 4º
Apresentação dos originais
Os trabalhos a concurso são entregues na Biblioteca à funcionária de serviço.
Área Literária
Os trabalhos deverão ser apresentados em folhas A4, dactilografadas a dois espaços com letra de corpo 12 e margem de 2 cm (direita e esquerda). Cada trabalho poderá ter número máximo de vinte páginas.
Área Científica:
O poster deverá ter aproximadamente 120cm de largura por 90cm de altura.
Área Artística:
Independentemente da técnica utilizada:
- os trabalhos bidimensionais apresentados não deverão exceder 150cm de largura por 150cm de altura.
- os trabalhos tridimensionais apresentados não deverão exceder 150cm de largura (diâmetro da base) por 180cm de altura.
Artigo 5º
Identificação
Os candidatos deverão preencher uma ficha de inscrição que lhes será facultada na Biblioteca no acto de entrega dos trabalhos de forma a garantir o anonimato.
A ficha de inscrição é composta por dois espaços distintos.
A parte da ficha com a identificação do candidato (nome, número e turma) bem como as características do trabalho será assinada e entregue em envelope fechado.
Sobre o envelope será colada a outra parte da ficha de inscrição onde constará o pseudónimo do candidato e as características do trabalho apresentado a concurso.
Artigo 6º
Quantidade de trabalhos
Cada candidato poderá apresentar apenas um trabalho em cada área. Caso participe um grupo não poderá apresentar trabalho individual e vice-versa.
Artigo 7º
Prazo
A entrega dos trabalhos deverá ser feita até ao último dia da primeira semana de aulas do terceiro período.

Artigo 8º

Constituição e decisões dos júris
Será constituído um júri para cada uma das diferentes modalidades.
Os elementos dos júris serão, preferencialmente, professores do Agrupamento de  Escolas Anselmo de Andrade.
Das decisões dos júris não poderá haver recurso.
Artigo 9º
Prémios
Em cada modalidade serão atribuídos até 3 prémios (sejam trabalhos individuais ou de grupo), 1º, 2º e 3º, podendo ainda o Júri atribuir menções honrosas.
O tipo de prémios a atribuir será decidido em função das circunstâncias.
Artigo 10º

Qualidade dos trabalhos

No caso de, em alguma das modalidades do concurso, os trabalhos concorrentes não apresentarem qualidade considerada digna de nota, o júri reserva para si o direito de não atribuir alguns, ou mesmo nenhum, dos prémios a concurso.
Artigo 11º

Entrega dos prémios

A entrega dos prémios terá lugar em cerimónia a realizar para o efeito em data e local a anunciar oportunamente.

Artigo 12º

Acervo da E.S.A.A.
Os trabalhos premiados no âmbito de cada área do concurso passarão a fazer parte do acervo da E.S.A.A.

Artigo 13º

Aceitação do regulamento
            Ao entregarem trabalhos a concurso, os participantes estarão a aceitar todos os parâmetros deste regulamento.

Questão de Saúde Pública

No passado dia 22 de Fevereiro realizou-se na Casa Rural uma sessão organizada pela Associação de Pais sobre o tema das "smartshops".


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

photossíntese



Carina Vaz


photossíntese



Beatriz Janes, Minha Pátria de Água
 Trafaria 2013