quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Informação/exames

Já está disponível, na página do GAVE, informação relativa aos exames nacionais do presente ano lectivo. 
Para acederes a essa informação clica na imagem aqui ao lado.
Mantém-te atento e informado!!!

Sardinhas!!!

As sardinhas vencedoras do ano passado
Está lançado o “Concurso Sardinhas Festas de Lisboa’13”, uma iniciativa EGEAC que visa estimular a participação de todos na criação da imagem das sardinhas a utilizar nas Festas de Lisboa’13.

Uma boa ideia pode levar a tua sardinha ao estrelato!!! Participa.

Toda a informação disponível aqui

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Admirável Mundo Novo

"Passam horas a fio a jogar online. Não comem, não dormem, nem vão à casa de banho. Há crianças que vão com sono para as aulas, adolescentes que faltam à escola para jogar." Esta descrição assenta como uma luva a muitas situações do nosso quotidiano escolar. Eles andam por aí, habitam mundos virtuais hipnóticos e repetitivos, o mundo real é, frequentemente, fonte de descontentamento e fastio evidente.

O JA'' aconselha a leitura de um interessante artigo (clicar aqui) onde esta questão é abordada. A relação dos seres humanos com o mundo circundante está a mudar definitivamente. A nossa civilização faz de nós cada vez mais consumidores e cada vez menos cidadãos. Este facto irá operar inevitavelmente mudanças profundas no tipo de relações que estabelecemos uns com os outros e na construção do tecido social futuro.

 Qual o aspecto do Admirável Mundo Novo que os nossos filhos irão habitar? Será melhor que este, será pior? Diferente será, seguramente.


RS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

photossíntese


Recomeçamos agora a publicação das imagens registadas e editadas pelos alunos do 12.D em Oficina Multimédia. Este ano a abertura do suplemento "photossíntese" surge mais tarde porque a disciplina sofreu uma redução substancial no seu horário letivo, atrasando o aparecimento de resultados fotográficos com qualidade suficiente para poderem ser mostrados.
Luís Miranda





Não esperes que te caia do céu.

Álvaro Santos


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PALESTRA: Técnicas de DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL

No passado dia 6 de Dezembro de 2012, realizou-se na Casa Rural no âmbito da disciplina de Biologia de 12.º ano uma palestra relativa ao Diagnóstico Pré-Natal apresentada pelo Dr. Laurentino Simão, investigador no departamento da Genética Humana da área de trabalho de Doenças Genéticas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, e que gentilmente se deslocou à escola onde já lecionou.
O instituto encontra-se dividido em seis departamentos (Alimentação e Nutrição, Doenças Infeciosas, Epidemiologia, Genética Humana, Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis e Saúde Ambiental), sendo muitas as áreas de trabalho em que se desenvolvem as suas atividades, entre as quais, Doenças Genéticas e Genotoxicidade Ambiental.

 Laurentino Simão

Atualmente, devido à sua diversidade, raridade e gravidade, as doenças genéticas constituem um importante problema de saúde pública. Contudo, nem sempre com o adequado reconhecimento social. Estima-se que cerca de 5 por cento da população europeia esteja afetada de uma doença genética o que, em Portugal, se traduz em mais de 500 mil pessoas. São muitas as intervenções a nível de diagnóstico, prognóstico e/ou prevenção da patologia em causa.

Dentro da área de Doenças Genéticas, o Dr. Laurentino Simão observa e analisa particularmente cromossomas na fase de metáfase, a qual se caracteriza pela máxima condensação dos mesmos. Estas investigações contribuem portanto para o estudo da patologia de doenças cromossómicas, cuja observação se realiza através do esclarecimento da base cromossómica de anomalias no feto e na população, bem como em doenças hematológicas malignas e tumores sólidos.

A área de projeto Investigação & Desenvolvimento desenvolve-se em várias áreas do Departamento, nomeadamente na das gestações patológicas, das doenças genómicas e das doenças oncológicas. Um dos projetos levados a cabo por esta área é precisamente o diagnóstico pré-natal de anomalias cromossómicas em gravidezes patológicas. O principal objetivo deste projeto é correlacionar a presença de anomalias fetais e/ou do líquido amniótico detetadas ecograficamente e a presença de anomalias cromossómicas, de modo a contribuir para um melhor conhecimento da base genética das gravidezes patológicas.

A junção da citogenética com tecnologias altamente especializadas, nomeadamente a pesquisa de aneuploidias por multiplex ligation-dependent probe amplification (MLPA) e metodologias baseadas em hibridação in situ de fluorescência (FISH), como a hibridação genómica comparativa (CGH), poderá permitir um diagnóstico mais precoce, bem como uma caracterização mais precisa de algumas cromossomopatias (fenótipos patológicos determinados por alterações cromossómicas estruturais ou numéricos, associando-se normalmente a atrasos mentais e a malformações congénitas múltiplas), o que adota uma especial importância a nível do acompanhamento materno-fetal.

Certas anomalias cromossómicas como a Síndrome de Down, a Síndrome de Turner e a Síndrome de Klinefelter, podem ser diagnosticadas através de determinadas técnicas específicas, como por exemplo a hibridação in situ de fluorescência. Esta técnica utiliza sondas de DNA marcadas com fluorescência para detetar anomalias cromossómicas que estão além do poder de resolução da citogenética de rotina, como microdeleções e rearranjos cromossómicos complexos.
A identificação de alterações cromossómicas responsáveis por malformações fetais reveste-se de uma grande importância, uma vez que permite o estabelecimento da relação genótipo-fenótipo embrionária. Desta forma, é possível delinear estratégias adequadas de aconselhamento genético, terapia e acompanhamento, de modo a disponibilizá-las atempadamente aos indivíduos afetados.

A palestra revelou-se uma experiência bastante interessante, uma vez que o assunto é atual e encontra-se relacionado com as matérias da disciplina.
Para mais informações consultar: http://www.insa.pt/

texto de Cláudia Espalha, 12ºB