domingo, 28 de outubro de 2012

Mais Blogues

Foram adicionados dois novos Blogues à lista do JA''.
São os Blogues das turmas B e C (a turma dos curiosos) do 7º ano de escolaridade da Anselmo de Andrade. A dinamização dos ditos Blogues é da  Professora Élia Martins que nos enviou esta informação.

Já agora, uma chamada de atenção para o mais recente post do Blogue Turma Curiosa, da  Escola/JI do Pragal que nos mostra uma excelente animação intitulada “Os Fantásticos Livros Voadores do Senhor Morris Lessmore”.

Oferta de Iogurtes

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação,  equipa PES solicitou a oferta de iogurtes destinados aos alunos do 6º e do 9º ano de escolaridade.
A Nestlé correspondeu ao pedido oferecendo 264 iogurtes Ioggi.
A distribuição aos alunos foi feita em estreita colaboração com as funcionárias do bar, a chefe dos assistentes operacionais e as funcionárias dos blocos 3, 4 e 5 a quem muito agradecemos!
 
Tenha presente que os iogurtes contribuem para:
-  a manutenção e equilíbrio da flora intestinal,
-  facilitam a digestão,
- tornam o produto final mais digerível,
- ajudam na recuperação de diarreias,
- contribuem para a prevenção da obstipação e outros transtornos gastrointestinais,

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Andebol

Recebemos o cartaz que aqui publicamos que nos foi enviado pelo Ginásio Clube do Sul.
Clicando na imagem podes consultar o programa de jogos a realizar no próximo fim-de-semana.
Participa assistindo aos jogos do Ginásio!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Skype call com a investigadora Mary-Anne Lea



No dia 20 de Setembro de 2012, quinta-feira, as turmas 11ºA e 11ºB participaram numa videoconferência que decorreu no espaço multimédia da escola. Com o objectivo de conhecer o trabalho de investigação, bem como praticar a língua inglesa, os alunos esforçaram-se e demonstraram interesse pela valorização das regiões polares (temática abordada na conferência) e por estas iniciativas.
Uma vez que na semana anterior decorreu “A Semana Polar”, a participação da cientista não poderia ter deixado de ser uma mais-valia para aprofundarmos os nossos conhecimentos acerca dos polos e para ganharmos consciência da sua importância, tendo em conta que os mesmos são também áreas destinadas ao estudo científico.
Em seguida apresentaremos algumas das perguntas colocadas à investigadora e as respetivas respostas.


Q: Que espécie de animais estuda? Qual a sua favorita?
A: Estudo principalmente focas, leões-marinhos e pinguins. Escolher um é difícil, mas como lido mais com focas vou escolher essa espécie.

Q: Que investigação está a fazer no momento?
A: Estou a estudar o padrão de migração das focas na Nova Zelândia.

Q:  Alguns de nós também gostariam de seguir carreira na área de investigação, em termos monetários vale a pena?
A: Para ser franca quando comecei a perceber que isto era mesmo o que queria fazer nem pensei no dinheiro. Era o que queria fazer e pronto.

Q: Como é que se envolveu no programa da semana polar?
A: Boa pergunta, bem há algum tempo fui a uma conferência em Portland, EUA e conheci lá um investigador português que me explicou o programa e eu achei interessante envolver-me.

Q: Onde é que já esteve no mundo, em termos de investigação?
A:  No Alasca, no Ártico, na Antártida e na Nova Zelândia.

Q: É difícil ambientar-se a climas tão adversos?
A: É um pouco, e como sou pequenina custa-me bastante, mas quando se está a fazer o que se gosta e quando se tem vizinhos como leões-marinhos, uma pessoa habitua-se.

Q: Vimos umas fotos de um pinguim bastante interessante no mail que enviou. Que espécie é?
A: É uma espécie de pinguim de olhos amarelos da Nova Zelândia. Bastante raro.

Q. Existe alguma data específica para se realizarem as viagens/investigações aos pólos?
Sim, agora (mês de Setembro) é a data em que são feitas a maior parte das investigações, daí ser a semana polar. Mas também realizamos experiências noutras alturas do ano de modo a termos factores de comparação.

Q. Que tipo de conselhos pode dar a estudantes que querem seguir a sua carreira?
O principal conselho que vos posso dar é serem aplicados na escola, pois sem isso não vão a lado nenhum. Também convém serem determinados e decididos, pois uma carreira como a minha exige dedicação e não é para qualquer um. Se estiverem mesmo interessados neste tipo de programas e investigações que realizo podem sempre enviar-me um e-mail, que eu esclareço todas as vossas dúvidas.


Uma das questões que mais curiosidade causou aos estudantes, era realmente se a profissão que a Dr.ª hoje em dia exerce, sempre foi a que sonhou. Foi realmente surpreendente quando soubemos que, já aos 16 anos, Mary-Anne-Lea tinha bem claro na sua mente o que queria seguir futuramente. Não se focando nas questões económicas, nem financeiras que a sua “profissão de sonho” implicaria, nunca desistiu da ideia. A sua paixão pelos seres vivos e até mesmo o deslumbramento pelos polos levaram-na a viver experiências certamente fantásticas nos sítios mais encantadores.
No entanto, verdade seja dita (e confessada), as condições em termos de comodidade não são nem de perto nem de longe as melhores. Como devemos estar a imaginar, as temperaturas baixíssimas, o frio intenso com ventos violentos não oferecem propriamente as melhores condições. Contudo, o estar rodeada por animais (alguns mesmo maiores que ela) venceu todas as adversidades!
Tendo sido esta conferência realizada na “Semana Polar”, foi-nos explicado que os pólos são bastante importantes pois regulam a temperatura do planeta e guardam informações sobre a Terra. Para além disso, são locais onde existem bastantes seres vivos.
Num balanço geral, foi-nos providenciada uma ótima experiência! Uma oportunidade para aprofundar os nossos conhecimentos e para celebrar a “Semana Polar”.

Nota de rodapé: este trabalho foi possível graças à articulação entre as professoras de Biologia, Inglês e Físico-Química e ainda ao apoio da coordenadora da biblioteca, da assistente operacional deste espaço e do coordenador TIC. E, claro, ao interesse e empenho dos alunos! Destaque especial para os alunos Ana Marta, Ana Sofia, Mariana Teles, Ricardo Loureiro, Mafalda Pais, Raquel Lourenço e Sara Nazaré.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

E agora, algo completamente diferente!!!

 Na sequência do post anterior e após uma certa agitação causada pelo anúncio das alterações a introduzir nos testes de exame do presente ano letivo eis que foi publicado, na página do GAVE, o esclarecimento que a seguir transcrevemos:



ESCLARECIMENTO (8 de outubro) 
De acordo com os princípios orientadores da avaliação externa no Ensino Secundário constantes do Decreto-Lei n.º 74/2004, regulamentado pela Portaria n.º 550-D/2004, estabeleceu-se que, a partir do ano de 2004, os exames finais nacionais realizar-se-iam no ano terminal da respetiva disciplina, bienal ou trienal, e incidiriam sobre todos os tópicos constantes dos respetivos programas.
No entanto, aquando da aplicação da regra geral do Decreto-Lei n.º 74/2004, e no sentido de assegurar transitoriamente a articulação com o plano de estudos cessante, considerou-se que, a título excecional, no ano letivo 2006-2007, apenas deviam ser incluídos nos exames de cada uma das quatro disciplinas trienais as matérias do seu último ano, dada a coexistência de programas e percursos escolares diferentes. Em 2007, a Portaria n.º 1322 prolongou essa exceção, que se manteve até ao ano passado.
Do ponto de vista pedagógico e da avaliação, entende-se fazer todo o sentido que os exames incidam em cada disciplina sobre todas as matérias incluídas no respetivo ciclo de estudos, pois cada um dos programas foi concebido como um todo coerente. Assim sempre aconteceu em todas as disciplinas sujeitas a avaliação externa no ensino básico.
Assim acontece no final do 1.º, do 2.º e do 3.º ciclos, nas provas finais de Português e de Matemática, realizadas nos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, que avaliam conhecimentos e capacidades desenvolvidos ao longo de 4, de 2 e de 3 anos de escolaridade, respetivamente. Também no ensino secundário, a avaliação externa das disciplinas bienais tem incidido, desde 2004, sobre a totalidade do programa, abrangendo os dois anos de escolaridade.
A nova Portaria n.º 243/2012, de 10 agosto, vem repor um quadro normal de coerência na avaliação externa, eliminando uma situação de excecionalidade para essas quatro disciplinas que há muito não se justificava. Entende-se, no entanto, que a sua aplicação terá de ser feita de forma gradual, com um nível de exigência faseado e adequado, não podendo perturbar a normalidade da atividade e o desempenho escolar dos alunos, especialmente dos que se encontram a frequentar, no presente ano letivo, o 12.º ano de escolaridade.
Assim, em 2013, o objeto de avaliação das provas de exame de cada uma das disciplinas trienais continuará a respeitar o seguinte princípio:
  • nos exames do 12.º ano serão incluídos os conhecimentos e as capacidades inerentes aos programas dos 10.º e 11.º anos que se consideram estruturantes da aprendizagem a desenvolver no ano terminal do ensino secundário (12.º ano), designadamente os que são transversais ou do ponto de vista lógico precedentes destes, ou seja, apenas serão incluídas as matérias relacionadas com as tratadas no 12.º ano.
No sentido de assegurar a progressiva aplicação da Portaria n.º 243/2012, os exames das disciplinas trienais do 12.º ano, a realizar em 2014, terão como objeto de avaliação os conhecimentos e as capacidades relativos aos programas dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, passando, em 2015, a incluir, na íntegra, o programa dos três anos do ensino secundário.
As Informações-Exame, em fase de conceção e a divulgar oportunamente pelo Gabinete de Avaliação Educacional, irão esclarecer em pormenor, entre outros aspetos, o objeto de avaliação de cada um dos exames das disciplinas de Português (639), de Matemática A (635), de História A (623) e de Desenho A (706), no presente ano letivo.

Esclarecidos?

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Provas Finais, Exames Nacionais e Testes Intermédios - Ensino Básico e Secundário 2013

Clica na imagem ao lado para ficares ao corrente de toda a informação relacionada com as provas de exame a realizar em 2013.