sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Semana Polar



Semana polar – 16 a 22 de Setembro de 2012

As regiões polares têm um papel fundamental no equilíbrio do planeta Terra, funcionando como sistemas de refrigeração da Terra através das trocas de calor ao nível dos oceanos e atmosfera, regulando o clima do planeta.
Trata-se de regiões magníficas, com características muito peculiares em resultado da localização geográfica e das condições climáticas associadas.

Por que é que os ursos polares não comem pinguins?
A resposta é que nunca se cruzam!
O polo norte está no Ártico (país dos grandes ursos) e este não é um continente: toda a neve e gelo aí estão sobre água- o oceano ártico.
Os ursos polares habitam o pólo Norte, enquanto os pinguins vivem na Antárctida, o oposto ao Ártico , isto é, o mais meridional dos continentes completamente coberto de glaciares.
 O tratado da Antárctida (1959) suspendeu as reivindicações de diversos países pela posse das suas terras e abriu caminho à liberdade de exploração científica do continente, num regime de cooperação internacional.
Portugal ratificou o tratado da Antárctida em 2007, abrindo caminho ao Comité Polar Português cujos objectivos são
·         o estudo e a investigação científica das regiões polares
·         a educação e divulgação científica das mesmas nos seus diversos aspectos: biologia, meteorologia, geologia, glaciologia…
   
   Portugal participou no IV Ano Polar Internacional- 2007/2008 e a nossa escola teve o           prazer de receber então o investigador Dr José Xavier, biólogo marinho, que realizou uma palestra junto dos nossos alunos. A participação no projeto Latitude 60 que então decorreu, valeu a um grupo de quatro alunos nossos do 12º ano   uma viagem inesquecível à Antártida (dezembro  entre 2007 e  janeiro de 2008).
Para esta semana está agendada uma skype cal com uma investigadora australiana, Dr.ª Mary-Anne Lea, que estuda o comportamento de focas, pinguins e aves marinhas e o relaciona com as influências climáticas e antropogénicas.
Decorre ainda uma atividade que desafia a criatividade dos alunos no sentido de desenharem cristais de neve nas sucessivas camadas, com referência a um padrão fornecido (ficha elaborada pela professora Teresa Cameira). A atividade vai realizar-se com alunos de 6º, 8º e 9º anos no âmbito de disciplinas como educação visual e geografia. Os trabalhos serão digitalizados e enviados por forma a criar um painel internacional sobre o tema.
Conhecer, valorizar, proteger!

texto enviado pela Professora Emiltina Matos

Procuram-se músicos

Queres ser um músico Oficial da Anselmo? 
Queres participar nos concertos públicos da Anselmo? 
Queres mostrar os teus dotes vocais/instrumentais à Comunidade Escolar? 
Envia um e-mail para o grupo de música jose.galvao@netcabo.pt e inscreve-te!
Contigo podemos fazer muitas coisas diferentes: Formar uma banda, uma orquestra, um coro, etc... Participa!

texto enviado pelo professor José Galvão