segunda-feira, 30 de abril de 2012

cartazes da Maria


Mariana Santos


Márcia Pires

Patrícia Paiva

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Direção da Anselmo fez circular uma ordem de serviço (nº22) para informar, mais uma vez, os alunos sobre as alterações introduzidas no Regulamento de Exames de 2012 pelo Despacho Normativo nº6/2012.

O texto do referido despacho encontra-se afixado no painel do Bloco 1 junto à reprografia e está
disponível para consulta na Biblioteca. Pode ainda consultar-se clicando aqui. Aconselha-se a sua leitura atenta e qualquer dúvida poderá ser esclarecida junto dos Serviços de Administração Escolar ou junto da Direção.

Na ordem de serviço nº 22  sublinham-se as seguintes passagens do dito despacho:

- os alunos que pretendam obter aprovação em disciplina cujo ano terminal
frequentaram sem aprovação poderão proceder à sua inscrição na 1.ª fase nos dois dias
úteis após a afixação das pautas de avaliação sumativa interna do 3.º período (alínea c) do
n.º 13.2.2 e nº 24.4.2);

- os alunos que ficarem excluídos por faltas numa disciplina não são admitidos às
provas de exame referidas no n.º 13.4, no mesmo ano letivo, ficando excluídos nessa
disciplina, de acordo com o estipulado no n.º 9 do artigo 22.º do Estatuto do Aluno do Ensino
Básico e Secundário, aprovado pela Lei n.º 30/2002, de 20 de dezembro, com as alterações
introduzidas pelas Leis n.os 3/2008, de 18 de janeiro, e 39/2010, de 2 de setembro (nº 13.3);

- os alunos que tenham estado matriculados no ano terminal da disciplina a que
respeita o exame ou prova e anulado a matrícula até ao final da penúltima semana do 3.º
período devem efetuar a sua inscrição nos dois dias úteis seguintes ao da anulação da
matrícula (alínea b) do n.º13.2.2 e nº 24.4.1).

Visita de Estudo ao Adventure Park do Jamor


Foi no dia 21 de Março que nós, alunos do 11ºE, fomos juntamente com as turmas do 9ºano, com o objetivo de desenvolvermos a nossa atividade física e os nossos conhecimentos de estratégia e de orientação, de forma a escolhermos o caminho mais adequado a seguir, num espaço com variados obstáculos que consiste numa passagem sequencial entre plataformas posicionadas nas copas das árvores. Esta atividade denomina-se por arborismo.

O arborismo é muito perigoso, atravessávamos pontes suspensas, utilizávamos cordas, redes, etc., para nos deslocarmos no ar. Mas não havia o que temer, pois estávamos presos por um arnês que permitia andar de árvore em árvore com toda a segurança.
Nestas duas horas de aventura, na imensidão da floresta, a atividade que gostamos mais de realizar foi o slide de 200 metros, pois usufruímos de uma vista fantástica da densa floresta e gozámos de uma adrenalina positiva.
Depois de visitarmos este lugar com sucesso, prolongamos a nossa visita a um parque mais didático, pois praticamos minigolfe e foi uma experiência diferente. Também usufruímos de um ginásio ao ar livre e achamos esta ideia bastante proveitosa, que deveria ser aplicada em muitos parques existentes na nossa região, pois é uma forma de incentivar a comunidade a praticar exercício físico e sem custos incluídos, o que poderia ser uma mais-valia.
Este parque tem imensas vantagens em relação aos outros: praticamos atividade física num ambiente natural, vimos paisagens deslumbrantes incluindo um lago com patinhos e peixes variados, enquanto passeávamos, com espaços onde é possível jogar minigolfe, ténis, futebol, etc.
Gostamos muito de ter participado nesta aventura, foi um dia diferente no qual nos divertimos bastante com todas estas atividades. Esperamos voltar lá em breve!

texto e fotos enviados por e-mail Carla Miranda, Teresa Santos e Yaroslava Kholosha 11ºE

terça-feira, 24 de abril de 2012

photossíntese


Ginjal

Rui Taveira


segunda-feira, 23 de abril de 2012

cartazes da Maria

Iniciamos agora um novo suplemento, ou secção, no JA" online. Na sequência das photossínteses passou-se para a manipulação e transfiguração digital de imagens fotográficas e (ou) desenhos realizados pelos alunos de Oficina Multimédia B do 12ºD. O projeto final resulta na concretrização de cartazes subordinados a um texto e ao conceito nele encontrado.
Procurou-se fazer a exploração livre das ferramentas computacionais de manipulação de imagens, finalizada na construção de mensagens intencionais e significativas sob o ponto de vista gráfico e linguístico. O processo passou pela definição do conceito a partir dum texto, pela seleção e transformação de imagens, articulando-as com um determinado tipo de lettering e a sua organização no interior da imagem global, estruturando todos os elementos formais.
O grupo chamou-lhe "cartazes da Maria", porque sim, em alternativa a... Porque não?

Luís Miranda


Marco Medeiros

Raquel Gaspar


Rui Taveira



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Olimpíadas

ESCOLA
ANO
ALUNO
Escola Anselmo de Andrade
12º
Marta de Maio Herculano
Escola Anselmo de Andrade
12º
Rodrigo Matos Almeida
Escola Anselmo de Andrade
12º
Joana Filipa Madeira dos Reis Barata
Escola Anselmo de Andrade
12º
Miguel Ângelo da Costa Loures
Escola Anselmo de Andrade
11º
Ana Beatriz Azevedo Nogueira Martins de Pina
Escola Anselmo de Andrade
11º
Camila Raquel Ferreira da Rocha Branco
Escola Anselmo de Andrade
11º
Iolanda Marina Fernandes Neves
Realizou-se anteontem, dia 17 de Abril, a 2ª eliminatória das Olimpíadas Nacionais de Biologia, na qual participaram os sete alunos da Escola Secundária Anselmo de Andrade que constam no quadro acima publicado. Os nossos representantes foram apurados para esta fase destacando-se entre milhares de concorrentes na 1ª eliminatória.
Desta 2ª eliminatória irão ser apurados 36 finalistas. Estes 36 disputarão entre si os 4 primeiros lugares. Estes 4 primeiros serão representantes do nosso país nas Olimpíadas Iberoamericanas da Biologia 2012, a realizar em Cascais entre 3 e 7 de Setembro.
Aguardemos os resultados da 2ª eliminatória nacional e vamos torcer para que a nossa escola esteja representada na final iberoamericana.

informação enviada por e-mail por José Alexandre Barata

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Estão abertas até 24 de abril as inscrições para o conjunto de seminários sobre o tema "Depois de Grimm - O Poder dos Contos de Fadas", que vai decorrer entre 5 de maio e 2 de junho, em Torres Vedras e Lourinhã, no âmbito do bicentenário da publicação do 1.º volume dos Contos dos Irmãos Grimm. A iniciativa, promovida pelo Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, encerra com o espetáculo de marionetas "Contos do Mundo". O ciclo de conferências/espetáculo tem como destinatários os docentes dos Grupos 100, 110, 200, 210 e 220.
Os seminários decorrem nos dias 5,12 e 26 de maio e 2 de junho, com a programação seguinte:

5 maio:
09h30-12h30, Auditório da ESCO - Torres Vedras:
- Conto, Mito e Lenda - (para) a construção do imaginário;

12 maio:
09h30-12h30, Auditório da AMAL - Lourinhã:
- Fadas, Monstros e Outras Criaturas;

26 maio:
09h30-12h30, Auditório da AMAL - Lourinhã:
- A Voz Oculta nos Contos de Fadas;

2 junho:
09h30-12h30, Auditório da ESCO - Torres Vedras:
- De Luz e de Sombra - o humor, o amor e a morte no conto;
14h00-17h00, Teatro Cine - Torres Vedras:
- Os Contos de Fadas e a Formação das Grandes Literaturas;
- Um Palco para os Contos de Fadas: "Contos do Mundo" - Espetáculo de marionetas.

Trata-se de uma iniciativa acreditada, com duração global de 15 horas.

Para mais informações, incluindo a consulta do programa e o acesso à ficha de inscrição, aceder ao sítio Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã.

informação retirada do Portal das Escolas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Semana da Saúde

Clica na imagem para poderes tomar conhecimento de alguns dos eventos relacionados com a Semana da Saúde organizada pelo núcleo de estágio de Educação Física da Faculdade de Motricidade Humana.

Conferência


Realiza-se no próximo dia 13 de Abril (é já amanhã) a conferência subordinada ao tema "A Felicidade é Branca?". Trata-se de um evento organizado e dinamizado pela professora Carla Araújo com apresentação da Directora da Escola Secundária Anselmo de Andrade, Margarida Lucena e a presença de Ricardo Antunes, autor do romance "Onde está o branco em ti?", do filósofo Jorge Humberto Dias e do médico (de família) João Carlos Ramos.
A conferência terá lugar no Auditório Fernando Lopes Graça, situado no Fórum Municipal Romeu Correia em Almada, com início previsto para as 15 horas e 30 minutos.


(clica nas imagens para informação mais detalhada)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Concerto

Foi no dia 23 de Março que se realizou o Concerto de Final de Período organizado e dirigido pelo professor José Galvão (5ª foto a contar de cima).
Os músicos eram tantos que não couberam todos no palco, havendo grupos de flautistas espalhados um pouco por toda a sala do refeitório da Anselmo.
Quando solicitados os espectadores participaram entusiasticamente, conferindo ao Concerto um certo ar de festa.
Entusiasmo, boa disposição e uma energia positiva ficaram por ali a pairar mesmo depois de os participantes no Concerto terem abandonado a sala.
Um triunfo!