Estamos habituados a ensinar e a aprender “Fernando Pessoa” de acordo com o cânone. Os professores colocam questões e os alunos respondem, observando o que o cânone determinou. Mas Fernando Pessoa não é só isso.
No dia 11 de Fevereiro, alunos da Anselmo, da Emídio Navarro e da Universidade Sénior de Almada, e muitos professores da nossa e de outras escolas, assistiriam a uma palestra do astrólogo Paulo Cardoso. O tema: “ A Astrologia e o Esoterismo na obra de Fernando Pessoa”.
A palestra teve lugar no Teatro Municipal de Almada, o Teatro Azul. Abriram a sessão o director do teatro, Joaquim Benite, que salientou a importância deste tipo de iniciativas e nos sensibilizou para a riqueza da oferta cultural do Teatro, e a directora da escola Anselmo de Andrade, Margarida Lucena, que, apesar das tribulações, se tem revelado indefectível no apoio de actividades promovidas pela escola que alarguem horizontes.
Da palestra, ficámos a conhecer, os que ainda não conheciam, a faceta esotérica e de astrólogo do poeta, que dedicou parte considerável da sua vida ao estudo dos astros, e ficámos também a saber que a interpretação dos heterónimos pode ser vista sob nova luz.
A iniciativa foi levada a cabo pelas professoras Eveline Monteiro, Ana Cristina Boto e Rosário Marques (professoras de Português do 12º ano na Anselmo de Andrade).
1 comentário:
Achei interessante
Enviar um comentário