A equipa Ciência Viva, através da professora Rosário Oliveira, desafiou alunos e professoras de Biologia do 12º ano a participarem no debate “2 ways” relativo às ciências da vida.
Uma vez aceite, a preparação dos alunos foi feita fundamentalmente através dos documentos de apoio disponibilizados no site
http://www.cienciaviva.pt/projectos/2ways/
Na passada segunda feira, as turmas A e B foram reunidas de modo a discutir questões no âmbito dos 4 temas incluídos no debate:
ê O uso de células estaminais: prós e contras.
ê A utilização dos resultados dos testes genéticos: que consequências para a sociedade?
ê Genes e comportamento.
ê Medicina personalizada: diagnósticos a partir de análises de DNA.
No dia 23 de Outubro, sábado, participaram no debate 12 alunos da escola: Ana Gonçalves, Ana Fradique, Diogo Mesquita, João Silva, Manuel Viana, Tomás Pinho, Ana Correia, Ana Batista, Margarida Brotas, Tiago Duarte e Rafael Sequeira.O debate realizou-se no Pavilhão do Conhecimento e contou ainda com a participação de alunos das escolas da Amadora, Carolina Micaelis e Garcia de Orta, estas últimas do Porto.
O dia foi atarefado e incluiu os debates parcelares, orientados por um investigador especialista e apoiados por um elemento do Ciência Viva. Seguiu-se o almoço no bar café, em que foi servida sopa de legumes, bacalhau com broa e salada de fruta ou doce.
Houve então a oportunidade de visitar duas exposições temporárias, uma sobre a Amazónia e outra intitulada “Sexo…e então?!”
Os trabalhos foram retomados através de uma sessão plenária em que foram apresentados os considerandos associados a cada tema e as propostas respectivas apresentadas nos debates parcelares, assim como as questões que não reuniram unanimidade.
Foi dada continuidade às reflexões parcelares. Seguiu-se o lanche e o plenário final em que foram votadas as propostas apresentadas por cada grupo/tema e que funcionaram de modo análogo a comissões parlamentares.
A proposta final será elencada de acordo com os votos favoráveis e será apresentada em Bruxelas entre 29 de Novembro e 1 de Dezembro, altura em que se realizará a final europeia do projecto.
Aguardamos os resultados que serão anunciados em breve, mas estamos certos que valeu mesmo a pena esta experiência. A escola esteve muito bem representada, tendo contado com a participação activa dos alunos.
informação enviada por e-mail pelas professoras Emiltina Matos e Isabel Cabaço
5 comentários:
Muitos parabéns ao Tomás que irá representar o país a Bruxelas!
Muitos parabéns ao Tomás! Estaremos bem representados, lá na terra do chocolate! Boa viagem e continuação de bom trabalho!
Força Tomás e, já agora, viva a Anselmo!
Gostei de saber sobre a participação da nossa escola em mais um evento Ciência Viva. Excelente trabalho de alunos e professores. Parabéns a todos os envolvidos.
E, claro, parabéns ao Tomás, aluno que nos irá representar em Bruxelas.
E ficamos à espera da reportagem do Tomás.....
Enviar um comentário